Kia EV3 - Opiniões

Fórum de discussão sobre os modelos elétricos da Kia.
Responder
anolsi
Registado: 20 mar 2017, 15:20
Data de Aquisicao: 0- 1-2019
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Kia EV3 - Opiniões

Mensagem por anolsi »

Estou a ponderar trocar o meu Nissan Leaf de 2019, devido a algumas necessidades pessoais que se alteraram nos últimos anos (e que não eram um problema quando o adquiri) e uma das opções que neste momento me parece se enquadrar mais é o EV3 (muito pela autonomia e capacidade da mala).

Sei que por aqui há vários relatos de eNiros, mas dos novos modelos "EV"s tenho visto pouco... Daquilo que vocês tem visto quais pensam que são os maiores riscos deste carro daquilo que tem lido? Na realidade para mim algum da parte mais chata são questões de tecnologia que não tinha no meu Leaf, mas que entretanto se tornaram obrigatórias por regulamentos da UE, e que não podem ser desativadas de forma permanente, tendo que ser feito a cada vez que se liga o carro...

Na realidade também cheguei a considerar um Ariya, mas o valor parece-me demasiado para o que oferece (porque também não me serviria o engage).

PS: De realçar que estou a procurar no mercado de usados atualmente.
EVUber
Registado: 10 nov 2021, 22:35
Data de Aquisicao: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 69kWh

Re: Kia EV3 - Opiniões

Mensagem por EVUber »

O kia EV3 tem dado imensas chatices com ICCU..

Depois esse Kia EV3 tem bateria da LG.. e da LG por enquanto nao comprava nada
EV6 / EV9: SK On
EV3: LG Energy Solution
Niro EV: CATL / SK On (depending on generation/model year)
Quanto a mim, a escolha de um VE começa pelo fabricante da bateria, pais de origem e garantia do fabricante da bateria... e do feedabck que tido actualmente no mercado existe 4 modelos de baterias que têm dado provas de longevidade... aguentam-se mais do que as outras..

Samsung SDI - BMW
Panasonic ppes - Toyota/lexus/Mazda/subaru
Sk innovation NMC 622 - alguns modelos kia & hyundai
Sk innovation NMC 811 - alguns modelos kia & hyundai
pms
Registado: 03 ago 2025, 18:23
Data de Aquisicao: 01 ago 2023
Capacidade bateria: 150 Ah

Mensagem por pms »

Lembro-me de ter visto o carro quando andava à procura do meu primeiro EV, e até fiquei agradado com o interior e o aspecto etc. Mas como já foi referido, o risco da ICCU da plataforma E-GMP deixa-me muito de pé atrás. Os eNiro da geração anterior (outra plataforma) não têm esse problema, e tornam-se boas compras. Tem o problema dos rolamentos todavia, mas o da ICCU parece-me mais chato.

Tem outras opções em vista?
BYD Atto 3 / MY22-24 / Comfort / Ski White / 2023 / Importação da Alemanha
60.5 kWh / LFP Blade Battery / AC 11kW / DC 89kW
Diário de Bordo - EV Database

Associado UVE
civic
Registado: 06 jan 2011, 15:24
Data de Aquisicao: 25 jul 2018
Capacidade bateria: 115,5 Ah

Mensagem por civic »

Alem dos problemas relatados nestes Coreanos ainda têm o "problema da manutenção", 15 em 15 kkms ou um ano é demasiado para carros com tão pouco que fazer.
Nissan LEAF 2018 40kWh
169 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
105 000Km's
Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de Aquisicao: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Mensagem por Nonnus »

civic Escreveu: 18 ago 2026, 08:50 Alem dos problemas relatados nestes Coreanos ainda têm o "problema da manutenção", 15 em 15 kkms ou um ano é demasiado para carros com tão pouco que fazer.
Segundo consta as revisões nos novos modelos são de 30000 em 30000km. Penso que o eNiro terá sido o último a vir com essa recomendação. O Niro EV já é de 30000 em 30000km ou 2 anos.

Quanto ao problema da ICCU o problema já esta mais que identificado e a Kia resolve o problema ao abrigo da garantia caso o carro seja afectado. O problema é sempre o mesmo. Quando o problema surge todos se queixam, depois como o problema foi resolvido já ninguém diz nada.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
civic
Registado: 06 jan 2011, 15:24
Data de Aquisicao: 25 jul 2018
Capacidade bateria: 115,5 Ah

Mensagem por civic »

É bom saber isso, não fazia ideia. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
169 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
105 000Km's
EVUber

Mensagem por EVUber »

Nonnus Escreveu: 18 ago 2026, 11:48
civic Escreveu: 18 ago 2026, 08:50 Alem dos problemas relatados nestes Coreanos ainda têm o "problema da manutenção", 15 em 15 kkms ou um ano é demasiado para carros com tão pouco que fazer.
Segundo consta as revisões nos novos modelos são de 30000 em 30000km. Penso que o eNiro terá sido o último a vir com essa recomendação. O Niro EV já é de 30000 em 30000km ou 2 anos.

Quanto ao problema da ICCU o problema já esta mais que identificado e a Kia resolve o problema ao abrigo da garantia caso o carro seja afectado. O problema é sempre o mesmo. Quando o problema surge todos se queixam, depois como o problema foi resolvido já ninguém diz nada.
O problema vai-se repetindo, existe clientes que já levaram mais do que uma ICCU, é software atras de software e ainda não existe solução para o problema apesar das diversas revisões..
A Kia e a Hyundai emitiram recalls de segurança em larga escala (como o Recall SC302 e atualizações subsequentes)

A Kia e a Hyundai instalam uma atualização de software de "partida suave" (*soft start*). Essa atualização aprimora a lógica de proteção dos transistores e aumenta a frequência da bomba d'água elétrica para evitar picos perigosos de tensão e temperatura.

Se o diagnóstico detectar o código P1A90, eles substituirão tanto a ICCU e o fusível interno de alta tensão

A Kia lançou discretamente versões de hardware mais recentes e revistas, os modelos mais antigos (2022–2024) utilizavam peças da série 36400.
As substituições mais recentes e os veículos ( 2025/2026) sao agora da série 36401, Essas unidades contam com melhor refrigeração , maior densidade e componentes elétricos mais robustos para suportar o stress térmico.

Uma bateria de 12V com carga baixa força a ICCU a trabalhar constantemente para mantê-la carregada, o que acelera significativamente o desgaste térmico da unidade

O uso excessivo dos aplicativos "Bluelink" ou "Kia Connect" acordam o carro constantemente pelo aplicativo para verificar o status e força a ICCU a ligar e desligar repetidamente.

Primeiro falha o carregamento lento, e mais tarde o carregamento rapido...
Both automakers say that software updates and parts replacements should fix those issues, but Consumer Reports’ data shows that hasn’t always been the case, with owners reporting multiple replacements on the same vehicle. Repairs can often take several weeks due to parts availability, and one owner reported a wait of two months.
via: https://www.consumerreports.org/cars/ca ... 038878758/

KIA e Hyundai (2% a 10% de avarias com ICCU)
De acordo com dados da pesquisa de confiabilidade da Consumer Reports, entre 2% e 10% dos proprietários de veículos elétricos (VEs) da Hyundai e da Kia enfrentaram problemas relacionados à ICCU, dependendo do modelo e do ano de fabricação.

Todos os outros VE de 2023 a 2025 ( 1% ou menos de avaria no carregamento)
Em comparação, a taxa média de problemas de carregamento para todos os outros VEs dos anos-modelo 2023 a 2025 incluídos na pesquisa é de 1% ou menos.

leiam os comentarios no YouTube do ioniq guy...sao reparaçoes tras de reparaçoes a um volume muito grande...

EVUber

Mensagem por EVUber »

Tentem marcar uma revisão numa qualquer KIA... tem sido de doidos, com marcações para daqui a 1 mes...
Responder

Voltar para “Kia”