Boas Pessoal.
Sou novo aqui no fórum e em vias de ser tb novo nos EV´s, prestes a adquirir um Kia e-Niro 64Kw 2022(EV1) 75000Kg nacional.
A utilização será em 90% do tempo para a minha mulher se deslocar para o trabalho 5 dias por semanas e compras ao fds e miudos na escola, restantes 10%, voltas e passeios.
Deslocação semanal 25Km ida + 25Km vinda, estrada nacional sem grandes inclinações, já voltinhas na cidade com miúdos e compras, a cidade tem bastante inclinações (Portalegre, quem não conhecer, parecido á Covilhã em menor escala).
Para carregar na garagem, temos 6.9Kv contratado, será para fazer carregamentos lentos.
Após esta introdução e depois de ler alguns diários de bordo, cada um com o seu propósito diário, venho perguntar o que será mais sensato fazer tendo em conta a nossa utilização.
- Carregamentos até 20A em casa? Menos? saída de casa será sempre 8h30.
- Utilizar maioritariamente a bateria entre 20%-80%? Se sim de quanto em quanto tempo fazer uma utilização maior, abaixo dos 20% ou acima dos 80%, mantendo os mesmos trajetos?
- Usar sempre o ECO?
- Utilizar a capacidade regenerativa do carro ou como trajeto trabalho não tem inclinações deixar em 0?
- Na cidade como é inclinada usar a regeneração? se sim em 1, 2, 3 ou auto?
- Alentejo, inverno muito frio, verão muito quente, possibilidade de nos trajetos utilizar o aquecimento ou A/C é muito provável.
- De quanto em quanto tempo vale a pena fazer um carregamento fora de 50Kw por exemplo e +- qto % de carga?
- Se for a Lisboa (pela nacional), ida são 200Km, vinda mais 200Km, voltinhas lá entre 25 a 40 Km, total 440Km, que faz sentido, carregar a 100% e usar a bateria toda ir e vir ao máximo? Ir e depois carregar na rua alguma percentagem a 50KW máximo?
Ei-de ter muitas mais duvidas, estas são as que me lembro de momento, é muita informação de repente para assimilar, estas perguntas que faço são por base no que leio com o intuito de manter as baterias ao máximo sem degradação e a manter a saúde do carro o mais tempo possível, pelo menos assim deduzi!
Agradeço desde já toda a ajuda possível e peço desculpa pelo testamento!
Diario de Bordo - Futuro Kia e-Niro 64kWh
-
EVUber
- Registado: 10 nov 2021, 22:35
- Data de Aquisicao: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 69kWh
Re: Diario de Bordo - Futuro Kia e-Niro 64kWh
Baseado na minha utilização com um e-niro de 2021 recomendava o seguinte:
Compre um obd + carscanner para ir observando o estado da bateria
Carregue apenas até aos 60% ou 70% e utilize até aos 20% ou mesmo 15%
exemplo ( diarias de 50KM gasta 6 ou 7 kWh por dia o que da cerca de 42kWh, ainda tem regeneração e travagem a economizar. )
dia 1 - 70%
dia 2 - 60%
dia 3 - 50%
dia 4 - 40%
dia 5 - 30%
dia 6- 20% e carrega
ECO
regeneração off
carregamento DC apenas quando for necesssario e apenas o essencial para chegar a casa.
Para essa viagem de 440km carrega a 100% e regressa sem precisar de carregar na rua, e quando fizer essa viagem puxe pelo carro na viagem de ida, quanto menor tempo as células estiverem com voltagem mais elevada pior...
ps: Quando mais tempo existir uma voltagem estacionária mais elevada em cada célula pior é para a bateria.
Exemplo nesta utilização diária escolhia ciclo B
A) ciclo 80% > 60%
B) ciclo 60% > 40%
C) ciclo 40% > 20%
Exemplo nesta utilização diaria escolhia ciclo B
A) ciclo 80% > 40%
B) ciclo 70% > 30%
C) ciclo 60% > 20%
Compre um obd + carscanner para ir observando o estado da bateria
Carregue apenas até aos 60% ou 70% e utilize até aos 20% ou mesmo 15%
exemplo ( diarias de 50KM gasta 6 ou 7 kWh por dia o que da cerca de 42kWh, ainda tem regeneração e travagem a economizar. )
dia 1 - 70%
dia 2 - 60%
dia 3 - 50%
dia 4 - 40%
dia 5 - 30%
dia 6- 20% e carrega
ECO
regeneração off
carregamento DC apenas quando for necesssario e apenas o essencial para chegar a casa.
Para essa viagem de 440km carrega a 100% e regressa sem precisar de carregar na rua, e quando fizer essa viagem puxe pelo carro na viagem de ida, quanto menor tempo as células estiverem com voltagem mais elevada pior...
ps: Quando mais tempo existir uma voltagem estacionária mais elevada em cada célula pior é para a bateria.
Exemplo nesta utilização diária escolhia ciclo B
A) ciclo 80% > 60%
B) ciclo 60% > 40%
C) ciclo 40% > 20%
Exemplo nesta utilização diaria escolhia ciclo B
A) ciclo 80% > 40%
B) ciclo 70% > 30%
C) ciclo 60% > 20%
- Nonnus
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de Aquisicao: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Diario de Bordo - Futuro Kia e-Niro 64kWh
Os meus ciclos de carregamento são mais ou menos assim:
Carregamentos para o dia a dia até aos 80% quando chega por volta dos 20%/30% volto a carregar até aos 80%, se não houver nenhuma volta maior programada. Se houver carrego até os 100% de maneira que esteja carregado 1hora (carro faz as contas por si e informa quanto tempo leva até a percentagem desejada) antes da saída prevista.
Também tenho 6.9kVa contratados e por norma carrego entre os 28A e os 32A.
Quando vai a Lisboa é carregar até aos 100% e se for moderado na velocidade o carro faz a viagem de ida e volta. Agora no inverno talvez seja um bocadinho mais difícil, mas na primavera/verão faz com muita facilidade. Se não conseguir fazer a viagem existem muitos carregadores é só parar cerca de 10/20 minutos e tem o suficiente para voltar para casa.
Eu nunca uso o ECO e a regeneração esta em auto. Já me habituei ao carro travar sozinho
Quando vai a Lisboa se for pela ponte 25 de abril é que convêm desligar o auto porque o carro na faixa do meio detecta o comboio e trava de repente.
Carregamentos para o dia a dia até aos 80% quando chega por volta dos 20%/30% volto a carregar até aos 80%, se não houver nenhuma volta maior programada. Se houver carrego até os 100% de maneira que esteja carregado 1hora (carro faz as contas por si e informa quanto tempo leva até a percentagem desejada) antes da saída prevista.
Também tenho 6.9kVa contratados e por norma carrego entre os 28A e os 32A.
Quando vai a Lisboa é carregar até aos 100% e se for moderado na velocidade o carro faz a viagem de ida e volta. Agora no inverno talvez seja um bocadinho mais difícil, mas na primavera/verão faz com muita facilidade. Se não conseguir fazer a viagem existem muitos carregadores é só parar cerca de 10/20 minutos e tem o suficiente para voltar para casa.
Eu nunca uso o ECO e a regeneração esta em auto. Já me habituei ao carro travar sozinho
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024