Eu costumo pensar em percentagem de bateria, mas tenho feito um esforço por fazer as contas em energia, que é aquilo que de facto conta para percorrer o trajeto em falta. Como o meu carro (TM3) mostra a percentagem à chegada do destino considerando a energia que está no carro (mesmo que seja negativa, que é habitual no início da carga), fazer as contas em percentagem é mais fácil. No entanto eu até preferia que o carro mostrasse % e energia restante na bateria à chegada.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Quando passamos a conhecer bem o carro sabemos que percentagem precisamos para fazer x KM.
Eu normalmente penso sempre em % e muito raramente em quantidade de energia necessária para ir do ponto x ao y.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
O que, no fundo no fundo, se traduz em %/km. E isso vem da experiência e de quanto se conhece o carro.
Ora como X% corresponde sempre, sempre a Y kWh e o carro consome Z kWh/100km (ou z Wh/km para os puristas) o que conta são sempre kWh/100km ou a variação por km para os puristas.
Não há outra métrica, como não há para a combustão. Conta o que se gasta em dinheiro por km percorrido.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
Eu implementei isso no EVSE inteligente, apenas para carregamento AC, e no fundo são todos a mesma coisa e é interessante ver todos, kWh, Tempo, SOC e Km a variar consoante a variavel que se muda.
Tambem podias adicionar o preço como variavel e saber quanta energia / tempo o posto oferece.
Apr Escreveu: 30 abr 2023, 09:10
Eu implementei isso no EVSE inteligente, apenas para carregamento AC, e no fundo são todos a mesma coisa e é interessante ver todos, kWh, Tempo, SOC e Km a variar consoante a variavel que se muda.
Concordo, mas se fizer isso a interface vai ficar muito complicada. Olhando para a factura detalhada já consegues ver kWh e tempo. Quando adicionar curvas de carregamento vais conseguir ver SOC. Km é mais difícil teria que saber o consumo (kWh/100 km).
Apr Escreveu: 30 abr 2023, 09:10
Tambem podias adicionar o preço como variavel e saber quanta energia / tempo o posto oferece.
Isso é uma boa ideia mas bastante difícil de implementar, especialmente para postos com tarifa complexa. Vou por na wishlist.