Volvo FM ( Semi - Truck)

Outros veículos elétricos, incluindo concorrentes do Nissan Leaf.
Responder
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3702
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de Aquisicao: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Volvo FM ( Semi - Truck)

Mensagem por Nonnus »

https://www.youtube.com/watch?v=9UAttTG03WA

A e tal não se deve carregar acima dos 80%. Pois bem, o que dizer se aos 90% carrega a acima dos 200kW. Será que estas bateria não são de lítio?

Estes gajos da Volvo não devem perceber nada de baterias, não leram os manuais de boas praticas feitos em 2011. :doh:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9980
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Volvo FM ( Semi - Truck)

Mensagem por mjr »

Não vi o vídeo, mas suponho que esta bateria tenha mais de 500kW.h. Ou seja, 200kW para uma bateria de 500kW.h é equivalente a 30kW numa bateria de 75kW.h. Não me parece nada do outro mundo para um SOC de 90%...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3702
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de Aquisicao: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Volvo FM ( Semi - Truck)

Mensagem por Nonnus »

mjr Escreveu: 14 jun 2022, 13:30 Não vi o vídeo, mas suponho que esta bateria tenha mais de 500kW.h. Ou seja, 200kW para uma bateria de 500kW.h é equivalente a 30kW numa bateria de 75kW.h. Não me parece nada do outro mundo para um SOC de 90%...
No vídeo não é mencionado a capacidade da bateria, isto foi um acaso e ele aproveitou para ir ver a quanto estava a carregar e deparou-se com estes valores muito fora do normal.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9980
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Volvo FM ( Semi - Truck)

Mensagem por mjr »

Eu não acho nada fora do normal para baterias gigantes como as dos camiões. Se for o indicado neste link, tem 540kW.h:

https://www.volvotrucks.com/en-en/truck ... ctric.html

Repara que só tem 300km de autonomia, pelo que o consumo é de 180kW.h/100km. O que significa que a tal potência de 200kW é suficiente para carregar (apenas) 111km em 1 hora de carga :-P

Por isso é que o Elon falou nos MegaCharger quando anunciou o Tesla Semi, com mais de 1MW de potência, de modo a aproximar a autonomia recuperada nos carregamentos com performances mais aproximadas aos ligeiros.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6635
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de Aquisicao: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Volvo FM ( Semi - Truck)

Mensagem por BrunoAlves »

E 180kWh/100km até me parece simpático. Vi no outro dia uma foto do painel de um autocarro eléctrico do Porto, tinha 166kWh/100km de consumo médio. Um pesado com não-sei-quantas-toneladas de carga deve consumir mais que um autocarro, não?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3702
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de Aquisicao: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Volvo FM ( Semi - Truck)

Mensagem por Nonnus »

Não sei se tem as mesmas especificações. O modelo nesse link é a FH que nos motores a combustão são para longo curso, as FM como do vídeo são usadas pequenos trajectos nacionais. Isto tem a ver com equipamento da cabine, e em motores também existe algumas diferenças. A FH vai até aos 750cv e a FM vai até aos 540cv.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
rjspedition
Mensagens: 599
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de Aquisicao: 01 jan 2011

Re: Volvo FM ( Semi - Truck)

Mensagem por rjspedition »

O primeiro dos 125 Volvo FH Electric da DFDS
315443604_504085168425906_864839955729356005_n.jpg

https://www.facebook.com/VolvoTrucksBelgium
Responder

Voltar para “Outros veículos elétricos e híbridos Plug-In”