eCitaro com baterias sólidas.

Fórum de discussão sobre os veículos elétricos da Mercedes
Responder
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3709
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de Aquisicao: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

eCitaro com baterias sólidas.

Mensagem por Nonnus »

https://www.youtube.com/watch?v=Om3uVW4lskE
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
cfvp
Mensagens: 1987
Registado: 11 nov 2017, 22:14

Re: eCitaro com baterias sólidas.

Mensagem por cfvp »

Estas baterias sólidas são alguma novidade?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 52 000 kms
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6638
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de Aquisicao: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: eCitaro com baterias sólidas.

Mensagem por BrunoAlves »

São novidade, no sentido em que ainda há muito poucas aplicações em veículos "reais". Já se fala há muito tempo, mas implementações poucas.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D
cfvp
Mensagens: 1987
Registado: 11 nov 2017, 22:14

Re: eCitaro com baterias sólidas.

Mensagem por cfvp »

São aquelas baterias que o John Goodenough e Helena Braga estavam a trabalhar? Pensava que eram só vantagens. :mrgreen:
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 52 000 kms
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9983
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: eCitaro com baterias sólidas.

Mensagem por mjr »

yep, o calcanhar de Aquiles das baterias de estado sólido, lembro-me bem de fazer essa questão à Prof. HB no Porto há uns anos: Temperaturas altas e carga lenta. A vantagem é uma capacidade energética e durabilidade superiores, o que pode ser bom para algumas aplicações, onde cargas de 5 horas sejam aceitáveis.

Na tertúlia com a HB penso que a bateria que ela estava a desenvolver dava a volta à questão das temperaturas altas, mas não caraterizou bem a questão da potência de carga...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3709
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de Aquisicao: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: eCitaro com baterias sólidas.

Mensagem por Nonnus »

Eu não percebo muito do assunto, mas segundo as explicações dela o que ela esta a tentar fazer é que este tipo de baterias sejam mais eficientes.

O que ela quer desenvolver é que as baterias não precisem de tanta temperatura (temperatura desperdício de energia) e que de certa forma aproveitem essa energia para se auto carregarem. Pelo que percebi é nisto que ela se esta focar. Como estas baterias tem uma densidade maior se, ela conseguir fazer disto uma realidade, então tínhamos condições para ter baterias com maior capacidade, que se auto carregassem (claro que não será eficiente a 100%), e com maior longevidade e, acima de tudo que sejam estáveis.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
cfvp
Mensagens: 1987
Registado: 11 nov 2017, 22:14

Re: eCitaro com baterias sólidas.

Mensagem por cfvp »

Eu estava a falar da bateria sólida com eletrólito de vidro. Isto: https://en.wikipedia.org/wiki/Glass_battery
Supostamente os tempos de carregamento seriam muito menores.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 52 000 kms
Responder

Voltar para “Mercedes”