Efacec apresenta novo carregador rápido para veículos elétricos

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3706
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de Aquisicao: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Efacec apresenta novo carregador rápido para veículos elétricos

Mensagem por Nonnus »

Imagem

https://autoportal.iol.pt/novidades/car ... -eletricos

Devemos ser dos poucos países que constrói este tipo de equipamentos, ainda assim esta difícil por isto ao serviço dos portugueses.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1415
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de Aquisicao: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras

Re: Efacec apresenta novo carregador rápido para veículos elétricos

Mensagem por frankesousa »

Reparei que este posto tem a particularidade de ter um "PCN integrado" já que apresenta uma tomada 22kVA sem cabo.

Se este for instalado em PT teria em principio de ter um preço por tomada para distinguir a 22kVA, o que ajudava por exemplo para meter o leaf a 100%, e não ocupar as tomadas DC no final.

Talvez os novos prometidos (100 de um lado, mais 100 do outro, vai ser um fartote :lol: ) sejam destes ou melhores.
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1270
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de Aquisicao: 29 mai 2018

Re: Efacec apresenta novo carregador rápido para veículos elétricos

Mensagem por BrunoFonseca »

frankesousa Escreveu: 22 mai 2019, 12:51 ... o que ajudava por exemplo para meter o leaf a 100%, e não ocupar as tomadas DC no final.
Da mesma forma que um leaf a ocupar uma tomada DC sem tirar o maximo proveito dela é mau, um leaf a ocupar uma tomada AC 22 sem tirar o maximo proveito dela também o é.

Há mais VE no mercado para além dos leaf e que conseguem aproveitar os 22 kW pelo menos até aos 80% de SoC
RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3503
Registado: 13 jan 2011, 19:27
Data de Aquisicao: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Efacec apresenta novo carregador rápido para veículos elétricos

Mensagem por RJSC »

São tomadas maravilha para a prio cobrar ao minuto como se fosse 45kW, limitado a 22. :lol:
Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1270
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de Aquisicao: 29 mai 2018

Re: Efacec apresenta novo carregador rápido para veículos elétricos

Mensagem por BrunoFonseca »

Nonnus Escreveu: 22 mai 2019, 10:39 Imagem

https://autoportal.iol.pt/novidades/car ... -eletricos

Devemos ser dos poucos países que constrói este tipo de equipamentos, ainda assim esta difícil por isto ao serviço dos portugueses.
O problema não é da Efacec. O problema está nos OPC que preferem adquirir outros equipamentos, talvez mais baratos e com menos qualidade.
Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1415
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de Aquisicao: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras

Re: Efacec apresenta novo carregador rápido para veículos elétricos

Mensagem por frankesousa »

BrunoFonseca Escreveu: 22 mai 2019, 13:22
frankesousa Escreveu: 22 mai 2019, 12:51 ... o que ajudava por exemplo para meter o leaf a 100%, e não ocupar as tomadas DC no final.
Da mesma forma que um leaf a ocupar uma tomada DC sem tirar o maximo proveito dela é mau, um leaf a ocupar uma tomada AC 22 sem tirar o máximo proveito dela também o é.

Há mais VE no mercado para além dos leaf e que conseguem aproveitar os 22 kW pelo menos até aos 80% de SoC
Também tens razão, a minha mensagem era, 50+43kW é mais complicado de ter em qualquer lado do que 50+22. Talvez por isso não haja DC+AC em alguns, assim ficaria mais simples, só por isso.

Mas isso vai ser o normal, cada carro carrega a potencias diferentes e até 22kVA é um carregador "normal", logo será para "ser ocupado" por qualquer VE com carga AC (seja 16A, 32A, 3x16A, 3x32A ou outra combinação).
Com os pontos de carga que temos (poucos) não dá para andar a escolher muito, já fiquei sem carga algumas vezes por andar a procurar um posto monofásico para não ocupar o trifásico com o leaf, e fiquei sem os 2 no final :lol:
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1415
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de Aquisicao: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras

Re: Efacec apresenta novo carregador rápido para veículos elétricos

Mensagem por frankesousa »

Com a velocidade de evolução que vemos nos VE, talvez um posto de 50kW já parece um pouco obsoleto em 1 ou 2 anos, vamos ver o que aparece nos próximos tempos!

50kW são sempre "só" uns 300 km/h de carga no máximo dos máximos, o que ainda deixa os VEs "mal" comparados com um CI.

Se calhar a "nova linha" de PCR Efacec possam incluir modelos a 100 ou 150kW. Era porreiro era serem modulares, para os OPC poderem comprar agora a 50kW e depois adicionar mais potência quando o mercado pedir.
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3706
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de Aquisicao: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Efacec apresenta novo carregador rápido para veículos elétricos

Mensagem por Nonnus »

Do ponto de vista da Efacec na volta não interessa muito essa "modulariedade". Daqui a 1 ou 2 anos estão a vender um novo modelo para 150kW ou 200kW.

Da mesma maneira que a Nissan não faz upgrade de pack´s de baterias porque interessa mais vender um carro novo.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de Aquisicao: 01 jan 2018

Re: Efacec apresenta novo carregador rápido para veículos elétricos

Mensagem por Fil »

A efacec e outras empresas, já vendem pcrs de 175 e 350kW, é preciso é que alguém pague por isso. Faz lembrar a história dos cabos que eram curtos e que a culpa era das empresas que faziam os pcrs. Eles vendem cabos maiores, são é mais caros e quem os compra não quer pagar a diferença (além de muitos pcrs estarem instalados na posição errada).
Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de Aquisicao: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Efacec apresenta novo carregador rápido para veículos elétricos

Mensagem por rimsilva »

PCR's com tomada mennekes de 22kW já existiam antes, a Magnum CAP em 2017 tinha este tipo de carregador.

Em breve os Zoe terão CCS, logo cada vez menos fará sentido AC43, por isso esta é uma solução mais económica e que fornece uma alternativa a outras opções, como são os PCR's da tritium que só disponibilizam cargas em DC.
Responder

Voltar para “Carregamento”