Mitos / Perguntas / coisas engraçadas que tenham ouvido sobre VE´s
- Nonnus
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de Aquisicao: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Mitos / Perguntas / coisas engraçadas que tenham ouvido sobre VE´s
Boas,
Criei este tópico para partilharmos conversas, mitos, perguntas e/ou afirmações engraçadas que tenham ouvido/presenciado acerca dos veículos eléctricos.
Mito: a bateria de um VE leva muitas horas a carregar. Fazer a viagem Lisboa-Algarve leva mais de 8 horas.
Mito: os VE´s são como os empilhadores e carros de golf, são carros a pilhas, são lentos, não andam nada.
Mito: as baterias duram pouco tempo.
Pergunta engraçada:
- o seu carro (leaf de 30KW) tem autonomia para quantos KM?
- entre os 200km e os 250km.
- ah, mas a noite dá para menos?
- dá para menos?
- sim, por causa das luzes.
Afirmação engraçada:
"5 horas para fazer Lisboa – Algarve era no tempo da outra senhora quando íamos pela nacional. Os carros elétricos são um retrocesso para a mobilidade."
Criei este tópico para partilharmos conversas, mitos, perguntas e/ou afirmações engraçadas que tenham ouvido/presenciado acerca dos veículos eléctricos.
Mito: a bateria de um VE leva muitas horas a carregar. Fazer a viagem Lisboa-Algarve leva mais de 8 horas.
Mito: os VE´s são como os empilhadores e carros de golf, são carros a pilhas, são lentos, não andam nada.
Mito: as baterias duram pouco tempo.
Pergunta engraçada:
- o seu carro (leaf de 30KW) tem autonomia para quantos KM?
- entre os 200km e os 250km.
- ah, mas a noite dá para menos?
- dá para menos?
- sim, por causa das luzes.
Afirmação engraçada:
"5 horas para fazer Lisboa – Algarve era no tempo da outra senhora quando íamos pela nacional. Os carros elétricos são um retrocesso para a mobilidade."
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
-
hmendes
- Registado: 19 mar 2017, 20:03
- Capacidade bateria: 80,97 Ah
Re: Mitos / Perguntas / coisas engraçadas que tenham ouvido sobre VE´s
Lisboa - Algarve não posso afirmar, mas Porto - Lisboa leva seguramente 4h30 num Leaf 30kWh, não considero um retrocesso, no entanto só o fiz uma vez e vos garanto que não faço outra. Nesse aspecto ainda há coisas a melhorar no VÊ no que diz respeito a viagens longas, não nos enganemos, todos gostaríamos de viajar à velocidade normal (120km/h) na autoestrada, sem prejudicar fortemente a autonomia...Nonnus Escreveu: 27 jun 2018, 12:49 Afirmação engraçada:
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Registado: 15 fev 2016, 15:34
- Data de Aquisicao: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
A minha ultima viagem seja Lisboa - Monte Gordo demorou 7:11 para lá e 7:26 para cá.
Para calcular quanto tempo se demora Lisboa ao Algarve tem de se retirar os 30 minutos de carregamento em Loulé, passaria a 6:41 e 6:56, respetivamente, e o tempo de viagem do PCR de Loulé a Monte Gordo, cerca de 1 hora, pelo que passaria a 5:41 e 5:56 respetivamente.
Para calcular quanto tempo se demora Lisboa ao Algarve tem de se retirar os 30 minutos de carregamento em Loulé, passaria a 6:41 e 6:56, respetivamente, e o tempo de viagem do PCR de Loulé a Monte Gordo, cerca de 1 hora, pelo que passaria a 5:41 e 5:56 respetivamente.
- pedromgs
- Proprietário Leaf
- Registado: 10 nov 2016, 23:39
- Data de Aquisicao: 01 mar 2017
- Capacidade bateria: 30 ah
Guimarães caldas da rainha 4.30 graças a Nissan de Leiria num leaf 30, é um desespero, ainda está semana o fiz sair às 6 da manhã e chegar às 17.30 sem paragens para almoço.
Viagens longas infelizmente prefiro diesel
Viagens longas infelizmente prefiro diesel
Nissan Leaf 03/2017
-
banshee
- Registado: 22 jul 2016, 22:16
- Data de Aquisicao: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
pergunta castiça que uma vez me fizeram;
e quando a bateria está mais vazia , as ultrapassagens são um perigo não é ??
porque?
então porque o carro fica com muito menos força
outra :
para mim isso nunca servia, só a facto de um dia vir a atropelar alguém.
atropelar???
sim isso nem barulho faz
num pcr á chuva ;
ó amigo isso á chuva é um perigo , um dia ainda fica alguém ai agarrado

porque?
então porque o carro fica com muito menos força
outra :
atropelar???
sim isso nem barulho faz
num pcr á chuva ;
ó amigo isso á chuva é um perigo , um dia ainda fica alguém ai agarrado
-
santanamos
- Proprietário Leaf
- Registado: 19 dez 2011, 02:51
- Data de Aquisicao: 0- 3-2015
- Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
A que mais me irrita e insistem em perguntar é:
Quanto tempo dura uma carga?
Costumo dar respostas parvas do tipo:
-Tempo?? Depende, se estiver no carro a ouvir musica deve aguentar mais tempo que o teu diesel!
Quanto tempo dura uma carga?
Costumo dar respostas parvas do tipo:
-Tempo?? Depende, se estiver no carro a ouvir musica deve aguentar mais tempo que o teu diesel!
- Nonnus
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Porque existe a ideia que os carros eléctricos são como as motas e carros eléctricos dos putos, que a medida que começam a ficar sem carga vão-se arrastando.banshee Escreveu: 27 jun 2018, 22:14 pergunta castiça que uma vez me fizeram;
porque?
então porque o carro fica com muito menos força![]()
![]()
Atropelar pessoas não, mas os passarinhos com um veiculo eléctrico tenho a sensação que atropelo mais.outra :
atropelar???
sim isso nem barulho faz![]()
![]()
Também fiz essa pergunta aqui no fórum, antes de ter o meu. Não por ser um perigo, mas para perceber até que ponto as fichas do carro estavam pensadas para isso.num pcr á chuva ;
ó amigo isso á chuva é um perigo , um dia ainda fica alguém ai agarrado![]()
![]()
Acerca disso, a ultima vez que usei uma chademo estava chover e a "pistola" (azul) estava cheia de agua, tive de sacudir com convicção 3 ou 4 vezes para retirar a agua.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 6 anos depois 160000km
- rnlcarlov
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de Aquisicao: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
Pouco mais de 4h30 levo eu de Lisboa ao Porto num clone de 16kWh. Mais ou menos a mesma coisa para o Algarve. Um leaf de 30kWh fará certamente em menos tempo (a menos que apanhem muita espera nos PCRs de AE)hmendes Escreveu: 27 jun 2018, 13:09Lisboa - Algarve não posso afirmar, mas Porto - Lisboa leva seguramente 4h30 num Leaf 30kWh, não considero um retrocesso, no entanto só o fiz uma vez e vos garanto que não faço outra. Nesse aspecto ainda há coisas a melhorar no VÊ no que diz respeito a viagens longas, não nos enganemos, todos gostaríamos de viajar à velocidade normal (120km/h) na autoestrada, sem prejudicar fortemente a autonomia...Nonnus Escreveu: 27 jun 2018, 12:49 Afirmação engraçada:
-
CASM
- Proprietário Leaf
- Registado: 19 mai 2016, 14:35
- Data de Aquisicao: 30 jun 2016
- Capacidade bateria: 81.92
Quando entrei pela primeira vez na garagem do prédio, a vizinha comentou, que ia ser uma chatice ter que deixar o carro na rua porque não podia estacionar nas garagens, e eu la expliquei que isso era só para os carros a GPL.
2009-Microgeração(fixa) 3,6kw ; A.Q.S -Solar-Termossifão
2010-Microgeração(upgrade) 4.2kw
2014-AQS-Bomba de Calor.
2016- Bicicleta eletrica; VE Nleaf-acenta 30Kw
2010-Microgeração(upgrade) 4.2kw
2014-AQS-Bomba de Calor.
2016- Bicicleta eletrica; VE Nleaf-acenta 30Kw
- migle
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de Aquisicao: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
Também me dá ideia pelos relatos de quem tem um Leaf de 30kWh, que a diferença para a geração anterior vai um bocado para além da capacidade de bateria adicional. Dá-me ideia que um Leaf de 30 aguenta velocidades mais elevadas, carregamentos, etc...
Claro se apanharmos bicha para sair do Porto e bicha para entrar em Lisboa, demora-se isso, mas o eléctrico não tem a culpa e isso até ajuda a baixar o tempo de carregamento.
Ou seja, acho que para distâncias muito curtas, não há diferença. Para distâncias médias, em que o condutor não teria de fazer refeições, e apenas precisaria de parar para um café/cigarro/gasolina, o VE obriga a mais tempo de paragem. Para distâncias grandes, desde que se consiga usar o tempo de carregamento para almoçar/jantar/tomar café/dormir, a diferença volta a não ser tão grande (embora exista).
4h30 dão para fazer Porto-Lisboa a uma média de 100km/h e ainda fazer 3 carregamentos de 30' / 20kWh. Um Leaf de 30kWh consome 25kWh/100km??
Claro se apanharmos bicha para sair do Porto e bicha para entrar em Lisboa, demora-se isso, mas o eléctrico não tem a culpa e isso até ajuda a baixar o tempo de carregamento.
Não nos enganemos: essa coisa de que um CI pode fazer viagens sem parar, é um engano. Vá que se consegue guiar 2h30/300km sem parar... quanto mais aumenta a distância maior é a necessidade de descanso: no limite, há que parar para dormir, para não falar em almoçar e jantar....
Eu acho que houve ali um salto em 2017, com o Zoe de 41, o Leaf de 30, o i3 de 94Ah, o Ioniq... Penso que as tuas 6h no Leaf de 24 menos duas não significam 4h30 num Leaf de 30.pemifer Escreveu: 27 jun 2018, 18:00 A minha ultima viagem seja Lisboa - Monte Gordo demorou 7:11 para lá e 7:26 para cá.
Ou seja, acho que para distâncias muito curtas, não há diferença. Para distâncias médias, em que o condutor não teria de fazer refeições, e apenas precisaria de parar para um café/cigarro/gasolina, o VE obriga a mais tempo de paragem. Para distâncias grandes, desde que se consiga usar o tempo de carregamento para almoçar/jantar/tomar café/dormir, a diferença volta a não ser tão grande (embora exista).