Página 98 de 142

Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Enviado: 16 out 2018, 21:19
por BrunoFonseca
mafgod Escreveu: 16 out 2018, 14:59 Há algo que não percebo em alguns comentários.....

Afinal, qual era o preço justo?!

Para quem precisa de parar 1 vez e em meia hora carregar o suficiente para prosseguir viagem, estes preços não são anda de anormal!
Claro que, se precisar de carregar em todos PCRs e ficar a carregar neles 1h devido à degradação/rapidgate, o preço é alto.... mas faz todo o sentido!

A ideia de um PCR é, caregar e bazar!
Discordo. A ideia de PCR é providenciar carga para veículos electricos.
Estes modelos beneficiam VE mais caros penalizando os mais baratos, i.e, os ricos pagam menos, os pobres pagam mais.

Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Enviado: 16 out 2018, 21:40
por BrunoAlves
Essa discussão viemos tendo há anos, na altura com a malta dos PHEV...
Eu acho que a ideia é disponibilizar carga RÁPIDA a veículos eléctricos. Há uma grande diferença na minha óptica, mas é só isso mesmo, o meu ponto de vista...

De resto, nós PCR que não contam por tempo essa penalização não existe e aí é pior para os carros que carregam melhor (e repara que eu não disse mais caros, disse que carregam melhor).
Seria sempre impossível ter um modelo que agradasse a todos (e, que também tem alguma importância, que dê rentabilidade ao operador), foi este que saiu. É tão bom ou tão mau como qualquer outro, porque alguém ia sempre ser lixado.
No caso particular do Zoe, na altura em que aparecerem PCN ao lado dos PCR, vão depois ficar a rir de nós.

Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Enviado: 16 out 2018, 21:45
por BrunoFonseca
BrunoAlves Escreveu: 16 out 2018, 21:40 Essa discussão viemos tendo há anos, na altura com a malta dos PHEV...
Eu acho que a ideia é disponibilizar carga RÁPIDA a veículos eléctricos. Há uma grande diferença na minha óptica, mas é só isso mesmo, o meu ponto de vista...

De resto, nós PCR que não contam por tempo essa penalização não existe e aí é pior para os carros que carregam melhor (e repara que eu não disse mais caros, disse que carregam melhor).
Seria sempre impossível ter um modelo que agradasse a todos (e, que também tem alguma importância, que dê rentabilidade ao operador), foi este que saiu. É tão bom ou tão mau como qualquer outro, porque alguém ia sempre ser lixado.
No caso particular do Zoe, na altura em que aparecerem PCN ao lado dos PCR, vão depois ficar a rir de nós.
Sempre a construir a casa a partir do telhado... nas AE apenas ha PCR! Excepção a A16 onde a Prio tem PCN 22kWh

Veremos qual o discurso do pessoal que carrega leafs e ionics a 50kWh quando os postos da Ionity tiverem taxação ao minuto... mas não será de 0,15€/min, será 0,30€ ou +

Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Enviado: 16 out 2018, 21:54
por migle
rnlcarlov Escreveu: 16 out 2018, 16:18
migle Escreveu: 16 out 2018, 15:45 com taxa de activação (amiga do i-MiEV)
Amiga? Muito pelo contrário. Tendo em conta que o i-MiEV para automaticamente a carga algures entre os 76-80%, se for acaso for preciso um bocadinho mais, é logo mais outra taxa de activação. E dado que as baterias são pequenas, a taxa de activação tem um peso muito maior no total do preço
Bem sei. Era modo ironia on. Taxa de activação, carrega 15 minutos. Segunda taxa de activação, carrega mais 15 minutos. Bestial. Mas eles não estavam a pensar nos clones, estavam a pensar nos BMW e Mercedes PHEV, daí ser pago ao kWh. É o cliente alvo da AE.
Nonnus Escreveu: 16 out 2018, 16:20 A questão é que em casa vai ficar sempre mais barato e não estas dependente de nada nem ninguém. Se uma pessoa vive bem com os custos e com os contratempos que tem de carregar fora de casa, então porque não. Nada contra.
...
Temos que nos focar na rede publica para não excluir ninguém, concordo. Mas sabemos que os preços nunca poderão ser iguais aos que temos em casa? Há infraestruturas a pagar, manutenções, e nenhuma empresa é a madre Teresa de Calcutá.
O ponto do cfvp é importante. Nunca será possível uma taxa de penetração de 25% de EVs sequer, se apenas as pessoas que tiverem garagem os tiverem. As nossas cidades não têm garagem, principalmente a grande Lisboa, graças a décadas de mau planeamento. Mesmo depois de ser obrigatório, continuaram por muitos anos a construir prédios sem garagem. Nos subúrbios, com a agravante da construção em altura, prédios de 7, 8 andares sem garagem.

Mesmo na Noruega (um país muito à larga) têm esse problema.

Não há grande razão para ser muito caro. Basta haver tomadas na rua, são dispositivos de protecção, autenticação... Todos sabemos quanto custa em pequena escala. Produzindo EVSE para a rua em grande escala deverá ser mais barato. E o que custar, é uma despesa justificada, porque o custo que tem para o país manter a produção e distribuição de gasolina e gasóleo, é muito mais gravoso.
BrunoAlves Escreveu: 16 out 2018, 17:28 - 1ª e mais importante: mantém-se o peso morto "MobiE" no circuito. Com a competência que têm demonstrado, dias inteiros com a rede em baixo vão de certeza voltar a acontecer. ZERO valor acrescentado ao processo (que nos vai custar dinheiro daqui a uns tempos)
Eu não queria nada falar bem da Mobi.e, mas no meio da aberração que é esta legislação, a existência de uma entidade aglomeradora única, parece-me que tem sim bastante valor acrescentado. Só temos um mapa a consultar, com estado dos postos em tempo real. Noutros países, há mapas de mapas (ZenMap em Inglaterra, ChargeMap em França, são pequenas empresas, fazem bem o que podem fazer, mas não têm acesso a tudo). Só temos um número de telefone para fixar em caso de problemas...

Se a Mobi.e (EDP) o faz mal, podemos talvez dar a concessão a outra empresa, mas o papel não me parece mau, e não vejo razão para ser caro. Na Noruega o NOBIL é mantido pela ELBIL (não deve envolver muito dinheiro).

Ridículo é o operador de rede não ter clientes directos, não vender a electridade que lhe der o melhor preço... Não tem incentivo para melhorar a rede, principalmente em zonas pouco movimentadas, não tem reputação a manter, e isso é que é mau.

Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Enviado: 16 out 2018, 21:56
por BrunoAlves
Tem de se começar por algum lado... Se foi pelo telhado, se calhar sim, mas não me parece que a Galp ou os outros fossem gastar mais dinheiro a troco de batatas.
Tinha lido não sei onde que a Galp tinha dezenas de PCR encomendados à espera dos pagamentos (com aquelas tarifas bem podem instalar neles :lol: )
O próximo passo têm de ser os PCN, mas desengane-se quem pensar que vai ser na borla... O próximo passo será objectivamente esse, reforço do carregamento em AE (com PCN e mais PCR), mas tem de haver pilim...

Olha, uma crítica boa era terem aproveitado os postos instalados em Lisboa, Zambujeira, etc, e que nunca viram a cor do electrão, para os colocar junto a PCR. Mas fora de Lisboa e Porto, que não precisamos de subsidiar mais as empresas de transporte ;)

Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Enviado: 16 out 2018, 22:02
por mjr
Peço que a discussão do tema quente fique nos tópicos apropriados para não sobrecarregar o da UVE.

Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Enviado: 16 out 2018, 22:02
por BrunoFonseca
Postos fora das AE! No interior, fora das cidades.
Nas cidades os postos devem ser colocados em zonas de comércio e restauração., sitio onde as pessoas gastem tempo, parques de estacionamento cobertos e nao gratuitos. So assim será possivel.

Caso contrário teremos mesmo que pensar em criar um airbnb para as nossas tomadas.

Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Enviado: 16 out 2018, 22:04
por BrunoFonseca
Ja agora, qual é a posição oficial da UVE quanto a este modelo e seus valores?

Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Enviado: 17 out 2018, 20:01
por UVE
Apresentamos uma atualização das faturas divulgadas anteriormente, com introdução do desconto de 20% (conforme as condições gerais do tarifário Galp Electric).

Acrescentaram-se dois exemplos com outros OPC: EDP e CEPSA.

Foi tido em conta um carregamento de 30 minutos, para um consumo médio de 15 kWh, numa tarifa bi-horária (fora vazio).

Estes são os valores médios calculados, que variam entre 3.44€ e 8.97€.

Imagem

Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Enviado: 18 out 2018, 09:33
por Erbium
mafgod Escreveu: 16 out 2018, 14:59Afinal, qual era o preço justo?!
Carregar 30min, 14kWh (exemplo que o meu Leaf faz) pode ficar em 0.68€/kWh! É justo isto?
Nonnus Escreveu: 16 out 2018, 15:40Parece que afinal o VE era "engraçado" enquanto se andava de "graça" agora já perdeu a "piada" toda (grande trocadilho). :mrgreen:

Para mim continua a ter a mesma piada e continua a ser o meu principal meio de transporte, só isso.

Só mais uma nota. Tenho um carro a diesel e vai continuar a não fazer as viagens grandes.
A piada era o parque automóvel deixar de ser movido a combustíveis fósseis, com estes valores não vais convencer muita gente a trocar! Aqui é que perdeu a piada, vamos continuar a levar com QQCoisaDI's em barda...
mafgod Escreveu: 16 out 2018, 16:16Aqui já doi..... 1,15€/kWh é mais de 10 vezes em vazio em casa.
Mas, esteve 1h num PCR a carregar apenas 12kWh.
Nem é preciso exagerar tanto no exemplo, o meu Leaf sem grande degradação como referi em cima em 30min tira uns 14kWh, no PCR de Leiria vai custar 0.68€/kWh!
É Tuga style... ganhar tudo num dia! :roll: