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Re: EVSE inteligente
Enviado: 09 ago 2018, 00:44
por VETL
migle Escreveu: 08 ago 2018, 23:04
De certeza que é de 32A? Essa deixou de existir no electromaps. O meu argumento é que são as duas vermelhas, a de 16A (22kW) e a de 32A (43kW), têm os mesmos pinos, com o mesmo alinhamento, mas uma não encaixa na outra, naturalmente.
E a de 16A, que vemos com frequência, no talho, na lavagem de carros, não serve para um EVSE monofasico de 32A.
Não. As vermelhas trifásicas são:
16A (11kW)
32A (22kW)
63A (43kW)
125A (86kW)
Re: EVSE inteligente
Enviado: 09 ago 2018, 10:38
por Erbium
migle Escreveu: 08 ago 2018, 23:04
De certeza que é de 32A? Essa deixou de existir no electromaps.
Penso que sim, o Zoe que lá costumava carregar:

Re: EVSE inteligente
Enviado: 11 ago 2018, 21:27
por migle
VETL Escreveu: 09 ago 2018, 00:44
Não. As vermelhas trifásicas são:
16A (11kW)
32A (22kW)
63A (43kW)
125A (86kW)
Desculpem a confusão!
Re: EVSE inteligente
Enviado: 17 ago 2018, 22:44
por Nonnus
Boas,
Como vou ficar com um dos EVSE feitos pelo Apr hoje decidi ir comprar fichas para fazer os adaptadores para todas as situações possíveis no nosso país.
Comprei 3 tomadas fêmeas 32A 5P (como tinha referido mais atrás tenho preferência neste tipo de tomada, parece-me que é o que existe em maior numero no nosso país), um macho 3P 32A, um macho schuko e um macho 4P 32A, e foi neste ultimo que me espalhei ao comprido

. Pois eu não sabia que as fichas trifasicas de 4P não usam neutro

, portanto não estava a ver como ia fazer para saber em qual pino punha o neutro (em nenhum, simplesmente não pode ser ligado directo), toca de pesquisar no google e depois de uma serie de buscas eis que encontro um video do Alexmol (
https://www.youtube.com/watch?v=2nR918Z2Dj0&t=3s) e começo a perceber que é mais complicado do que eu pensava. Mais uma pesquisa e eis que o google me retorna este tópico
viewtopic.php?t=3328&start=600#p32766, pronto vou tentar fazer assim
Agora só tenho de arranjar uma lâmpada 220v do género, estou a pensar usar uma lâmpada piloto das réguas de tomadas.
NOTA: este fórum é um poço de informação

Re: EVSE inteligente
Enviado: 18 ago 2018, 15:04
por RJSC
Se for para usar com carregamento monofásico e só um veículo não se ganha nada com esse adaptador em relação a utilizar só a tomada shucko: está limitado a 16A que passam pelo neutro na tomada shucko.
Só com um carregamento trifásico ou 3 veículos a carregar simultaneamente um em cada fase tem algum ganho.
Re: EVSE inteligente
Enviado: 28 ago 2018, 01:19
por Nonnus
Primeiro carregamento a 28A, já fiz um a 16A e correu bem, hoje é dia de ver a 28A. Podia esticar mais um bocadinho, mas ainda há algumas coisas ligadas cá em casa.
O pico de consumo depois de por o carro a carregar:
Consumo em tempo real:

Re: EVSE inteligente
Enviado: 28 ago 2018, 01:53
por BrunoAlves
Se tens o eNode, põe em power e esquece. O evse ajusta-se para não passar a corrente limite do disjuntor de entrada.
Mas, em todo o caso, o Leaf não deve puxar mais de 28A, acho que foi isso que já se confirmou por aqui
Re: EVSE inteligente
Enviado: 28 ago 2018, 08:54
por Apr
No screenshot do EVSE em baixo o modo "MANUAL" a vermelho indica que o EVSE não está receber dados do medidor de energia. Nesta situação o LED da caixa está azul (em carga) e a piscar ocasionalmente a vermelho.
Deve faltar configurar o IP do medidor de energia nas configurações do EVSE.
Quando funcionar, o modo passa a verde na pagina e o LED vai ficar azul e a piscar ocasionalmente a cor que correspende cada modo ( amarelo para solar, laranja para power e azul bebe para normal ).
Em relação aos dados para visualizar as cargas, como mudaste o nome do EVSE nas configurações foi preciso acertar a configuração no emoncms.
Em todo o caso, para quem levou isto apenas com uma descrição verbal e uma mensagem com a password do wifi, está-se a safar muito bem
Aproveita e configura os dados do teu carro, se tens um Leaf 30kW tens que por 28kWh na capacidade da bateria e estimar a degradação atual. Assim como a media de consumo mais realista para o teu caso. Assim as estatisticas de % e numero de Km carregados é mais precisa.
Re: EVSE inteligente
Enviado: 28 ago 2018, 09:00
por Apr
Essa pagina html foi otimizada para ser vista no telemovel, acabei por estragar o codigo do CSS para tamanhos de janela maiores como um browser de um PC.
É um problema que vai ter que ser resolvido.
Para os mais curiosos, as paginas de controlo do EVSE são externas, o que quer dizer que é possivel refazer totalmente toda a GUI sem ser preciso fazer nenhum update no firmware.
Re: EVSE inteligente
Enviado: 29 ago 2018, 23:02
por Apr
Hoje tive um caso interessante para analisar, uma carga noturna automática aparentemente reiniciou muitas vezes e ainda por cima em muitas nem sequer houve carga. O estado do log no EVSE era este:
O carro começou a carregar às 05h00 e fartou-se de desligar/ligar a carga como se consegue ver em cada entrada. Os logs originais guardados e acessiveis no proprio EVSE tem mais resolução, alguns destes carregamentos de zero kWh na verdade tem alguns Wh registados.
Bom de facto isto não parecia ter grande aspeto, no entanto os gráficos do emoncms ajudaram a perceber o que se passou:
Laranja pintado - consumo total
Azul pintado - carga do VE
Linha Vermelha - Geotermia
Potencia contratada da casa: 30A (~6900W)
Efetivamente a conjugação de cargas naquele periodo não são compativeis e o carro teve que parar de carregar várias vezes para que o consumo marcado como "Geotermia" pudesse fazer a sua cena. Durante esta luta, enquanto os donos dormiam descansados, o EVSE foi ajustando automaticamente a carga possivel de forma a que de manhã estivesse tudo operacional e pronto a rolar!
Nesta situação acham que EVSE se deve comportar assim ou devo diminuir a sensibilidade no algoritmo para que não hajam tantos arranques falsos? Por exemplo posso definir um tempo de guarda onde sempre que o EVSE pára por excesso de carga aguarda até tentar carregar novamente. Neste momento o tempo de reação é de 15 segundos.