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Re: Diário de bordo do Tekna com sotaque francês
Enviado: 18 jul 2016, 09:52
por Orlando
Dizes que a temperatura não diz nada?
Mas repara que se a média das temps sobe, a capacidade baixa.
E quando fazes uma viagem grande, estás a exercitar a bateria, e os ah sobem.
Agora experimenta puxar pelo carro em vez de andar feito caracol...verás outras coisas....
Re: Diário de bordo do Tekna com sotaque francês
Enviado: 18 jul 2016, 10:44
por BrunoAlves
Orlando Escreveu:Dizes que a temperatura não diz nada?
Não foi isso que eu disse

Eu disse é que o registo que eu fiz não dará para grandes conclusões porque a temperatura que eu lá tenho é aquela que está quando lá vou com o LS (normalmente quando vou ligar o carregador à noite). Durante o dia (quando a esponja anda com ele), as temperaturas podem ter sido outras (normalmente mais altas)
Lá o andar tipo caracol, mais ou menos

A média deste fim de semana, contas feitas pelos registos do Carwings (não sei porquê mas o LS não registou metade dos kms que fiz) foi de
11,2kWh/100kms, o meu melhor registo de sempre

Mas o percurso também é favorável, não tem muitos desníveis.
À parte dos ultimos 20kms (esses sim, muito poupados) o resto do fim de semana foi de condução muito normal: nacionais nos limites e bocadinhos de AE à volta do Porto com CC a 80km/h.
Falando nisso, alguém sabe como é que se cala aquela coisa irritante que me diz a minha classificação energética? Fartei-me de a cancelar este fim de semana

Re: Diário de bordo do Tekna com sotaque francês
Enviado: 18 jul 2016, 11:05
por beme83
margarett Escreveu:Orlando Escreveu:Dizes que a temperatura não diz nada?
Não foi isso que eu disse

Eu disse é que o registo que eu fiz não dará para grandes conclusões porque a temperatura que eu lá tenho é aquela que está quando lá vou com o LS (normalmente quando vou ligar o carregador à noite). Durante o dia (quando a esponja anda com ele), as temperaturas podem ter sido outras (normalmente mais altas)
Lá o andar tipo caracol, mais ou menos

A média deste fim de semana, contas feitas pelos registos do Carwings (não sei porquê mas o LS não registou metade dos kms que fiz) foi de
11,2kWh/100kms, o meu melhor registo de sempre

Mas o percurso também é favorável, não tem muitos desníveis.
À parte dos ultimos 20kms (esses sim, muito poupados) o resto do fim de semana foi de condução muito normal: nacionais nos limites e bocadinhos de AE à volta do Porto com CC a 80km/h.
Falando nisso, alguém sabe como é que se cala aquela coisa irritante que me diz a minha classificação energética? Fartei-me de a cancelar este fim de semana

Uma boa média sim sim. Aquela coisa irritante não dá para tirar...eu uso sempre as médias do carro e não do LS ou Carwings. Para mim a média do Carwings nunca dá certo pois nem sempre regista as viagens....
Re: Diário de bordo do Tekna com sotaque francês
Enviado: 18 jul 2016, 13:52
por Orlando
Essa média é de caracol...fazmédias de 14kw, verás logo isso subir.
Re: Diário de bordo do Tekna com sotaque francês
Enviado: 18 jul 2016, 15:41
por Fil
Muito boas médias, e mais um leaf em bom estado!
Re: Diário de bordo do Tekna com sotaque francês
Enviado: 18 jul 2016, 15:48
por beme83
Orlando Escreveu:Essa média é de caracol...fazmédias de 14kw, verás logo isso subir.
Mas não terá o efeito oposto a longo prazo? ou seja maior degradação?
Re: Diário de bordo do Tekna com sotaque francês
Enviado: 19 jul 2016, 00:46
por BrunoAlves
beme83 Escreveu:Mas não terá o efeito oposto a longo prazo? ou seja maior degradação?
Olha, eu quanto mais leio menos percebo
Contra tudo aquilo que parece estabelecido, o jpgoncalves2 afirma que a temperatura afinal parece não derreter baterias
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... 260#p75114
O comportamento que tenho visto na minha bateria parece reproduzir-se quase fielmente em carros com +- a idade do meu (mesma capacidade estimada, até o
mesmo ritmo acelerado de perda de uns Ah) e sem grande efeito dos kms de cada um.
Nesta altura estou como o ogadiv:
ogadiv Escreveu:Tenho os cuidados máximos que consigo, mas não deixo de andar qualquer que seja o motivo.
A degradação há-de surgir quando e como lhe aprouver, estou a tentar não sofrer por antecipação. Claro que mantenho os registos mas já andava a ficar demasiado stressado com o números.
Andando e vendo

Re: Diário de bordo do Tekna com sotaque francês
Enviado: 19 jul 2016, 09:08
por Orlando
beme83 Escreveu:Orlando Escreveu:Essa média é de caracol...fazmédias de 14kw, verás logo isso subir.
Mas não terá o efeito oposto a longo prazo? ou seja maior degradação?
Depende.
Tudo deve ser feito com bom senso. Algumas placas de colesterol libertam-se com a descarga, mas com condições específicas. Vai ao DB do João, ele lá explica tudinho.
Re: Diário de bordo do Tekna com sotaque francês
Enviado: 21 jul 2016, 00:36
por BrunoAlves
E após 1 semana, despedimo-nos finalmente (!) da sexta barra de temperatura que por cá andou ininterruptamente (tanto quanto nos apercebemos).
Continuam 24º na garagem, mesmo com o fresquinho da noite hoje, e por isso continua a dormir na rua
A capacidade estimada da bateria continua também a subir. Ainda volto aos 100% SOH
Re: Diário de bordo do Tekna com sotaque francês
Enviado: 04 ago 2016, 00:28
por BrunoAlves
Já há 2 semanas que não vinha aqui spammar

e por isso cá fica mais uma actualização de estado.
Também já há quase 2 semanas que não ligava o LS e aproveitei para actualizar os meus registos. O aumento da capacidade recente já foi perdido e atingiu-se um novo mínimo
Contas, contas, o carro fez 4100kms desde que veio (média de 1700kms/mês, um bocadinho abaixo do que tinha previsto inicialmente, mas estes meses têm "desculpa") e gastei em casa ~~450kWh exclusivamente no período económico do bi-horário --> ~55€. A gasóleo teria gasto ~240€.
Dessess 4100kms, não fiz 1000

Carro da patroa, é assim
