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Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza
Enviado: 04 jan 2016, 22:15
por VETL
No meu não é 20. É 50.
É o carro que manda. E o meu manda assim...
Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza
Enviado: 04 jan 2016, 22:16
por Orlando
VETL Escreveu:No meu não é 20. É 50.
É o carro que manda. E o meu manda assim...
50 o quê?
Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza
Enviado: 04 jan 2016, 22:19
por VETL
Orlando Escreveu:VETL Escreveu:No meu não é 20. É 50.
É o carro que manda. E o meu manda assim...
50 o quê?
50 dos 20 do assunto que falas.
Com soc abaixo de 50% no início da carga, o CR pára aos +/-80%.
Com soc acima de 50% no início da carga, o CR segue até ao fim.
E bate certo com o que menciona o Jasmim a propósito de Pombal. Também é um mk1.
Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza
Enviado: 04 jan 2016, 22:30
por jasmim
Excelente info! Vocês percebem do assunto a potes. Como se diz: São muitos anos

Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza
Enviado: 05 jan 2016, 00:18
por VETL
rdias Escreveu:Essa do carro é que manda e do posto é que manda... isso não devia estar tudo estipulado na norma CHAdeMO. Não deveria ser igual para todos ( Postos e veiculos ). Muitas vezes por causa destas coisas é muita coisa não bate certo. É tudo muito vago.
Qual é a fonte de "...o posto é que manda..."
Quem é que disse isso?
Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza
Enviado: 05 jan 2016, 06:33
por Orlando
Um bom posto é cego, faz o que o carro lhe manda, ao nível do carregamento. Claro que deve ter proteção para o calor, penso que efacec tem.
Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza
Enviado: 05 jan 2016, 07:06
por VETL
rdias Escreveu:...tem a ver com os fabricantes colocarem alguns modelos de PCR a carregarem até 80% e interromper ou outros que pode ir até 100%...
Fonte? Onde está isto? Quem disse ou escreveu?
Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza
Enviado: 05 jan 2016, 11:55
por jpgoncalves2
Uma achega mais, relativa ao Mk2...
Tenho carregado o meu Acenta 2015, com alguma regularidade, no PCR da AS Pombal. Sem poder ainda concluir com maior exatidão a relação entre os valores de SOC , antes e depois da carga rápida, registei já, contudo, que, com valores iniciais na casa dos 40% SOC, tenho conseguido ir até acima de 90%, nunca 100%, no final da carga.
Com valores abaixo de 40%, nunca consegui passar dos 80% finais.
Para já, estabeleci temporariamente uma norma de execução que é, se necessito mais que 80% numa só carga rápida nestes carregadores dá AS Pombal, tenho que iniciá-la acima dos 40% SOC. É e continuará a ser uma norma empírica, até que mais experimentação ou conhecimento validem outros valores, mas é o k o meu mk2 por ora determina!;-)
Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza
Enviado: 05 jan 2016, 23:52
por pnunes
rdias Escreveu:VETL Escreveu:rdias Escreveu:...tem a ver com os fabricantes colocarem alguns modelos de PCR a carregarem até 80% e interromper ou outros que pode ir até 100%...
Fonte? Onde está isto? Quem disse ou escreveu?
Disse o pnunes... Até disse que tinha havido uma revisão do chademo e que agora iam até 100%.
Disse o r***! Busca isso e cita exatamente o que escrevi OK! Para depois se poder interpretar.
Disse sim senhor que houve revisão á norma, mas nunca disse que são os fabricantes que decidem a norma...
Andava numa fase em que tentava não te responder a nada mas não consigo
Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza
Enviado: 06 jan 2016, 11:54
por pnunes
Todos os intervenientes tem que se basear no que foi estipulado como normas de carregamento , seja ele DC ou AC , esse ponto específico é uma decisão do fabricante do carro, podem alterar ou não qdo acharem que o devem fazer.
Analisando melhor até parece não ser um requisito normativo.
Portanto se o carro para aos 80, 90, 70 ou outro QQ valor é porque o fabricante o programou para isso.
Podem andar por aí veículos com versões diferentes sendo da mesma marca, e por consequência reagirem de forma diferente durante um carregamento.
Nas primeiras versões leaf era usual pararem aos 80% aproximadamente. Agora isso já não acontece como regra como se tem verificado, por exemplo o meu carrega até eu mandar parar, não sei se daqui uns tempos qdo ele tiver q ir á Nissan o vai continuar a fazer!
Se existem postos limitados por tempo cá !!!?? Não faço ideia, pelo menos os de marcas decentes que eu conheço não o fazem.
A não ser em determinados países que por causa dos abusos de condutores que deixam a viatura estacionada e a carregar durante horas só porque sim, poderá existir regras de tempo e se não forem respeitadas além de pagarem o carregamento continuam a pagar o tempo que lá estiverem mesmo depois de carregados.
Estou a lembrar me por exemplo do conceito Charging bay que detecta o veículo e o controla durante o tempo que ocupa o lugar.