Página 10 de 27

Re: autonomia zoe

Enviado: 06 mai 2015, 14:01
por BECOOL
Para queixas recomendo sempre as redes sociais, as empresas têm muito cuidado com as aparências e ter alguém a queixar-se publicamente é algo que eles tentam a todo o custo evitar.

Continuando o tópico da autonomia do Zoe, tenho aqui uns dados interessantes em relação a densidades energéticas.

É a primeira vez que encontro a densidade energética das baterias LG Chem usadas no Volt e no caso que nos interessa, no Zoe.

Imagem

As células de lítio mais recentes da LG têm uma densidade energética de 173wh/kg. São estas as usadas no novo Volt gen2 e no Zoe R240.

Código: Selecionar todos

http://insideevs.com/2016-chevrolet-volt-technical-battery-slides-video/
No BMW i3 com bateria Samsung SDI esta densidade energética é de 130wh/kg.

Imagem

Código: Selecionar todos

http://insideevs.com/samsung-sdi-from-130-whkg-to-250-whkg-by-2019-and-300-whkg-in-%E2%89%882020/
No caso do Mitsubishi Miev com bateria GS Yuasa é de 109wh/kg.

Código: Selecionar todos

http://www.greencarcongress.com/2008/05/the-battery-pac.html
O Nissan Leaf tem uma bateria AESC com uma densidade energética de 157wh/kg.

Código: Selecionar todos

http://www.eco-aesc-lb.com/en/product/liion_ev/
O Kia soul EV tem uma bateria SK Innovation com uma densidade energética de 200wh/kg.

Código: Selecionar todos

http://www.kia.com/om/experience/news/advanced-battery-pack-for-kia-soul-ev.html

Resumindo:

Renault Zoe: 173wh/kg - 240km NEDC
BMW i3: 130wh/kg - 190km NEDC
Mitsubishi Miev: 109wh/kg - 160km NEDC
Nissan Leaf: 157wh/kg - 200km NEDC
Kia Soul EV: 200wh/kg - 212km NEDC

Imagem

As células usadas no Kia Soul EV são as que têm maior densidade energética. Fazemos agora um exercício para ver o aumento de autonomia dos vários carros eléctricos se passassem a usar estas células.

Renault Zoe: 200/173x240=277km NEDC
BMW i3: 200/130x190=292km NEDC
Mitsubishi Miev: 200/109x160=294km NEDC
Nissan Leaf: 200/157x200=255km NEDC

O Mitsubishi Miev por usar células com menor densidade energética seria o que mais autonomia ganhava com o uso de células SK Innovation.

Este foi apenas um exercício para verem o que é possível fazer já hoje, com baterias que já se encontram no mercado e não fechadas num laboratório.

--

Fica uma menção honrosa para a Xalt Energy (ex. famosa Dow Kokam) que demonstra a qualidade das baterias NMC com uma vida estimada de 8.000 ciclos a 80%.

Código: Selecionar todos

http://www.xaltenergy.com/images/pdfs/datasheets/XE_Data_53HE.pdf

Re: autonomia zoe

Enviado: 14 mai 2015, 12:28
por BECOOL
Mais umas informações vindas do membro poupou33 do fórum francês renault-zoe.forumpro.fr

Segundo ele, o motor do novo Zoe R240 é mais silencioso em velocidades até 50km/h. Ele também diz que costuma conduzir regularmente o Zoe mantendo um consumo instantâneo de 10KW, neste novo Zoe a gastar os mesmos 10KW consegue uma maior velocidade que no Zoe antigo, mostrando assim a maior eficiência do motor. Estas foram as primeiras impressões após umas horas com o R240, teremos mais informações em breve.
Désolé mais je n'ai pas eu l'occasion hier de reproduire mon parcours de la semaine passée. le temps était pourtant identique ça aurait été parfait. Première impression pour moi qui connaît bien la première génération:
-le bruit (sifflement) caractéristique du moteur électrique à été bien atténué sous les 50 km/h. Au delà je n'ai pas vu de différence flagrante. La voiture avance mieux avec une accélération calée à 10kW instantanée (je le fais sur la mienne pour accélérer très progressivement et consommer le moins possible quand je veux battre des records Laughing ). Ce qui tend à confirmer la thèse de la consommation. Mais à confirmer lors d'un vrais test. L'occasion se présentera bientôt. Il va y en avoir une en véhicule d'essai.
Quand je conduis je régule souvent (au pied) l'accélération à 10 kW, ce qui permet à la voiture d'accélérer très progressivement. Mon constat ici c'est qu'avec cette même technique la voiture pouvait rouler un peu plus vite, donc à vitesse identique doit consommer moins. Mais ce ne sont que des impressions seul un test sur une durée prolongée pourra confirmer la meilleure autonomie. Je le ferai très rapidement...

Código: Selecionar todos

http://renault-zoe.forumpro.fr/t5202p1065-nouveau-moteur-pour-la-zoe

Re: autonomia zoe

Enviado: 09 jun 2015, 13:45
por jfr2006
E por cá, como é costume, tarda em aparecer o novo R240 na página da Renault :twisted: :twisted: :twisted:

Re: autonomia zoe

Enviado: 09 jun 2015, 15:48
por BECOOL
Em França o Zoe está à venda durante o mês de Junho por 9.990€.

Em Inglaterra a Renault fez o mesmo que Nissan fez em Portugal, duplicou o incentivo do governo de 5 mil libras, agora o desconto total é de 10 mil libras.


Estou curioso para ver se a Renault em Portugal vai dar um desconto de 9.000€ com o incentivo do governo incluído ao Zoe R240. Se sim e houver a opção de bateria incluída por mais uns 5.000€ já decidi comprar um.

Venha também o Leaf de 30kwh para baixar preços.

Re: autonomia zoe

Enviado: 09 jun 2015, 16:52
por alexmol
Hoje fui buscar o Fluence à Renault de Faro e perguntei pelo novo Zoe, nem sabiam que havia um modelo novo :(

Re: autonomia zoe

Enviado: 09 jun 2015, 17:35
por mjr
Têm de frequentar mais o fórum... :lol:

Enfim...

Re: autonomia zoe

Enviado: 09 jun 2015, 17:57
por Orlando
BECOOL Escreveu:Em França o Zoe está à venda durante o mês de Junho por 9.990€.
A Renault realmente apostou em grande pois só e unicamente com superbonus....6300+3700=10000..o preço era de 11900euros, mas esta baixa para mês de junho foi muito bom...portanto caso não haja carro a diesel com mais de 14 anos o preço sobe assim que mês de junho acaba para 11900 ou 15600. É de loucos.

Re: autonomia zoe

Enviado: 09 jun 2015, 18:11
por jfr2006
rdias Escreveu:já lá esta uma referencia ao novo motor... ainda não esta por cá à venda....
Onde? Não vi nada :(

Re: autonomia zoe

Enviado: 09 jun 2015, 22:02
por jfr2006
Ok..respondi, mas tem um erro:
Motor R240 com uma autonomia de 240 km NEDC*, privilegia-se os longos percursos; permite recarregar o ZOE em 1 hora (80% da bateria) em terminais de carregamento de 22 kw e 43 kw.
Depois:
Autonomia real = até 170 km**
Num percurso periurbano, é possível obter, sem esforço, uma autonomia real à volta dos 115 km na estação fria e de 170 km nas mais amenas, com o motor R240. Com o motor Q210, estes valores são 100 km na estação fria e 150 km nas estações mais amenas.
Aqueles 115km não me agradam...será com que temperaturas?

Re: autonomia zoe

Enviado: 10 jun 2015, 13:00
por Orlando
Não quero que vos falte nada....en castelhano....parece que o homem anda ansioso com os consumos um pouco altos...vamos ver...
http://foroev.com/index.php?topic=3021.0;topicseen