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Re: Leaf - Coimbra
Enviado: 04 jun 2013, 01:22
por pafi
OCasal Escreveu:(...) Compensará partir sempre com a bateria a 100%? não seria melhor poupar o material e carregar só a 80%?(...)
Relativamente a isso, aquando da entrega do carro, "as últimas informações do engenheiro" foram para carregar sempre a 100%.
Depois de o desligar do Mobi.E ainda dou uma voltinha de 1,5km antes de o deixar a dormir para os 90km do dia seguinte. Tem sido assim até à data.
Re: Leaf - Coimbra
Enviado: 04 jun 2013, 08:35
por ICEM4N
OCasal Escreveu:O que não vale ter uma bateria ainda nova! 90km e ainda com tanta autonomia de sobra! Compensará partir sempre com a bateria a 100%? não seria melhor poupar o material e carregar só a 80%?
quando ao eco em reta ou subida não gasta mais, o carro tem apenas menos cavalos !
PAfi é uma questão de a dama ver os amperes que gasta em subidas sempre na mesma velocidade... ela que faça 2 dias a experiencia .... que suba a mesma seccção a 70km/h por ex, em drive e eco e que leia a amperagem gasta...julgo que até é facil de confirmar..
Re: Leaf - Coimbra
Enviado: 04 jun 2013, 10:06
por mjr
pafi Escreveu:OCasal Escreveu:(...) Compensará partir sempre com a bateria a 100%? não seria melhor poupar o material e carregar só a 80%?(...)
Relativamente a isso, aquando da entrega do carro, "as últimas informações do engenheiro" foram para carregar sempre a 100%.
Depois de o desligar do Mobi.E ainda dou uma voltinha de 1,5km antes de o deixar a dormir para os 90km do dia seguinte. Tem sido assim até à data.
Não é nada saudável para a bateria passar a noite toda a 100% ou quase. Uma ou duas vezes não há problema, mas se for sistemático ao fim de um ano é quase meio ano que ele esteve com o SOC a 100%. Com a bateria nova não deves para já ter problemas em carregar a 80% para fazer esses 90km. Eu com a minha bateria de quase 2 anos e 50000km faço facilmente 90km de 80% até ao aviso de bateria fraca. Isto no Verão, claro...
Re: Leaf - Coimbra
Enviado: 04 jun 2013, 10:16
por mjr
ICEM4N Escreveu:OCasal Escreveu:O que não vale ter uma bateria ainda nova! 90km e ainda com tanta autonomia de sobra! Compensará partir sempre com a bateria a 100%? não seria melhor poupar o material e carregar só a 80%?
quando ao eco em reta ou subida não gasta mais, o carro tem apenas menos cavalos !
PAfi é uma questão de a dama ver os amperes que gasta em subidas sempre na mesma velocidade... ela que faça 2 dias a experiencia .... que suba a mesma seccção a 70km/h por ex, em drive e eco e que leia a amperagem gasta...julgo que até é facil de confirmar..
O Leaf não reporta a corrente gasta da bateria. Apenas é possível visualizar esse valor através de um equipamento que se liga à porta OBD2, como um gidómetro ou futuramente a aplicação Android com um ELM327.
O modo ECO apenas faz um remapeamento da resposta do acelerador. Para conseguir ter a mesma potência que em modo D é necessário carregar com mais força no acelerador. A potência máxima também está disponível em ECO, basta carregar no acelerador a fundo. Além disso, diminui a potência máxima do controlo de clima (não parece alterar o consumo para potências médias e baixas do controlo de clima) e ainda aumenta a regeneração quando se larga o acelerador.
Devido ao maior controlo que permite da resposta do acelerador eu conduzo sempre em ECO.
Re: Leaf - Coimbra
Enviado: 04 jun 2013, 14:06
por victormcpinto
Tenho um passageiro que acha que há diferença. Normalmente conduzo em "echo" mas quando tenho um dos netos comigo, está sempre a dizer " põe no D".

Re: Leaf - Coimbra
Enviado: 04 jun 2013, 16:58
por pafi
Ainda sobre os 80 e os 100, essa situação ainda irá demorar mais uma semana ou duas. Mas existe outra alternativa, que é ir controlando via carwings a evolução da carga, e perto dos ~92% (a uma barra do fim) ir lá desligar. Que aliás, é isso que vou fazendo; o pc está sempre com um separador ligado no carwings e vou dando uma vista de olhos na % da carga.
Como ainda não domino os argumentos das vantagens/desvantagens 80 vs. 100, e também como não quero que a condutora fique stressada com as barras e a autonomia, faço a tal voltinha para "gastar" um pouco da carga logo após o carregamento.
Também há outro ponto de vista - os ciclos das descargas, e saber que as descargas completas interferem no tempo de vida dos packs. O que será pior para o pack: uma descarga de ~80% desde as 12 barras até às 2, ou, uma descarga de ~80% desde as 10 barras até à última?
Não será pior, (falando agora em termos de ciclos completos), uma descarga até quase às zero barras, do que uma descarga até às 2 barras?
Re: Leaf - Coimbra
Enviado: 04 jun 2013, 17:04
por mjr
Re: Leaf - Coimbra
Enviado: 04 jun 2013, 17:13
por mjr
pafi Escreveu:Ainda sobre os 80 e os 100, essa situação ainda irá demorar mais uma semana ou duas. Mas existe outra alternativa, que é ir controlando via carwings a evolução da carga, e perto dos ~92% (a uma barra do fim) ir lá desligar. Que aliás, é isso que vou fazendo; o pc está sempre com um separador ligado no carwings e vou dando uma vista de olhos na % da carga.
Como ainda não domino os argumentos das vantagens/desvantagens 80 vs. 100, e também como não quero que a condutora fique stressada com as barras e a autonomia, faço a tal voltinha para "gastar" um pouco da carga logo após o carregamento.
Também há outro ponto de vista - os ciclos das descargas, e saber que as descargas completas interferem no tempo de vida dos packs. O que será pior para o pack: uma descarga de ~80% desde as 12 barras até às 2, ou, uma descarga de ~80% desde as 10 barras até à última?
Não será pior, (falando agora em termos de ciclos completos), uma descarga até quase às zero barras, do que uma descarga até às 2 barras?
Se é por mais uma semana ou duas eu não me preocupava muito. Os estados de carga elevados provocam deterioração do eletrólito muito lentamente, pelo que só uma situação sistemática em que o carro fique muitas horas por dia em estados de carga elevados é que será prejudicial.
Em termos de desgaste por amplitude de ciclo, ir das 12 barras até às 2 ou das 10 até às zero é igual. Quando o carro fica com 2 barras tem ainda mais de 30% de SOC e com 0 barras o SOC é de 16-17%, portanto bem acima da situação de descarga, que essa sim poderia ser prejudicial se o BMS não limitasse o SOC mínimo aproximadamente aos 5%. Claro que é preferível nestes casos começar com 100%, pois temos mais margem em caso de haver algum imprevisto. Eu como gasto aproximadamente 50% da capacidade da bateria por dia apenas carrego a 80%, até porque no Porto há muitos PCRs...

Re: Leaf - Coimbra
Enviado: 04 jun 2013, 18:13
por OCasal
Concordo com o que foi dito e por isso mesmo nunca carrego a 80%! Para os 100km médios diários sobra sempre pouca autonomia,ainda por cima com percurso de AE e serra! Últimamente tenho feito cargas intermédias de uma hora, para regressar mais folgado

a propósito conduzo sempre em Eco e confirmo que quando é necessária a potência está lá! É como se o pedal tivesse um segundo curso ao calcar com mais força!
Amanhã vou à segunda revisão, vamos lá ver como corre...
Re: Leaf - Coimbra
Enviado: 04 jun 2013, 18:19
por galt
Em ECO os arranques são mais lentos, logo menos gasto de energia. Em ECO reduz também outros consumos de energia em especial o AC diminuindo a potência instantânea. Nas descidas talvez recupere mais energia que o modo Drive, mas como perde velocidade a diferença pode ser residual. Onde se poupa energia é andar devagar, sem AC.
Carregar a 80% e não a 100% pode ser bom e mau, mas os mais experientes que me corrijam. Pior será carregar muitas vezes nos postos rápidos aumentando a temperatura das bateria, logo diminui a longevidade.
Eu já carreguei em postos rápidos, e a bateria fica em diferentes estados de carga. Já consegui logo à 1ª carregar 95% e noutra dia apenas 85%. Depende da temperatura das baterias.
Quantos já leram os 2 manuais do Nissan Leaf??????
Segundo eles é recomendável não carregar logo após uma viagem. Solução, usar o temporizador para carregar mais tarde qd as baterias já baixaram a temperatura. Não há qualquer referência para carregar a 80%.
