Estive a ler a revista auto-foco que esta semana apresenta o teste ao BMW i3.
O carro por dentro é muito bonito. Gostava de o ver ao vivo.
Tem muita qualidade ao nível dos materiais, mas dizem que é pouco funcional a entrada e saída de passageiros do banco traseiro, obrigado a abrir a porta da frente. A zona dos pés na zona traseira é alta não sendo recomendável a ocupação por pessoas altas.
Tem muita potência e pesa cerca de 1200 kgs (na revista o peso do veiculo não se percebe porque no texto é identificado um valor e na tabela das características outro peso).
Este modelo terá a vantagem de adquiri-lo com um motor a gasolina para gerar electricidade às baterias.
A minha opinião sobre o carro é positiva, mas terei de o comparar com Nissan Leaf, como é óbvio. Relembro que a opinião que tenho do BMW i3 é baseado nas leituras que tenho feito, porque nunca o vi ao vivo.
O carro tem um design interior moderníssimo. É bonito.
O BMW i3 é um carro citadino e não familiar devido ao tamanho e falta de espaço no banco de trás. Não é funcional abrir a porta de trás, porque obriga a abrir a da frente. Para levar a família pode não ser o ideal para entrar e sair todos os dias a todo o momento como acontece na cidade.
Tem 170CV o que me parece um exagero para um carro eléctrico que tem a potência máxima no momento de arranque. Parece uma vantagem mas na prática não trás vantagem nenhuma porque a capacidade da bateria é de apenas 22KW o que deve penalizar a bateria com os picos fortíssimos de arranque. Com 5 ou 6 arranques o carro deverá perder muita autonomia.
Outra coisa que me parece estranha é ter um pneu de 19 polegadas, mas com largura apenas de 155 mms comparado com o leaf que é de 205 mm. O renault 5 é que tinha pneus de 155. Com tanta potência será que este carro está sempre agarrado ao chão como deve ser em piso molhado e seco? a vantagem de serem estreitos reduz o atrito/inercia.
O preço é elevado para um carro citadino. Atualmente todos os carros eléctricos podem ser considerados citadinos devido à autonomia. Mas o Leaf permite levar a família toda em viagens maiores, falo por experiência.
O i3 vai ter um motor a gasolina para produzir electricidade para as baterias permitindo aumentar a autonomia, mas o preço é proibitivo.
Relativamente ao peso pouco difere do Nissan Leaf, não se percebe o peso porque aparecem valores diferentes em todo o lado. O Leaf 2012 pesa 1298kgs mas o modelo Leaf 2013 pesa menos 60 ou 80 kms. Assim concluo que a relação peso/potência/autonomia não será melhor que os veículos atuais.
Comentem...
