Página 89 de 95

Re: Leaf - Coimbra

Enviado: 31 jan 2017, 18:56
por Fil
Muitos e bons klms Pafi! Dá gosto ler e reler este DB ;)

Re: Leaf - Coimbra

Enviado: 01 fev 2017, 09:34
por jarama
pafi Escreveu:
Fora isso, passam-se dias e dias em Coimbra a cruzar-me com VE e sem reconhecer uma cara familiar. Isto está mesmo em expansão e isso... é bom :lol:
Hoje mesmo vi o posto dos Covões com um PHEV e um Leaf a carregar. Inédito.
Boas,

Se era um Leaf branco, era meu :-).
É sempre uma guerra para arranjar estacionamento, está sempre ocupado por viaturas poluentes. Já cheguei ao cumulo de pedir a pessoas ali paradas para tirar o carro e receber em troca respostas bastante agressivas, enfim...
Já fui à junta e o presidente garantiu-me que já falou com a policia para colocarem o sinal mas entretanto já lá vai um mês. A desculpa que me deu foi poder não haver sinal para lá colocar e que teria de esperar. Vamos ver...
Entretanto ontem em Aveiro, desloco-me ao PCR e estava lá um clio a gasóleo parado. Será que queria carregar também??? Milhares de euros ali parados para ninguém poder usar... Só mesmo em Portugal. Por esta e outras razões não temos mais pessoas a apostar em VE.

JRamalho

Re: Leaf - Coimbra

Enviado: 01 fev 2017, 09:49
por pemifer
removido pelo autor

Re: Leaf - Coimbra

Enviado: 01 fev 2017, 10:02
por BrunoAlves
Quando for assim, liga para a polícia. Esse tipo de comportamento só muda com idas à carteira...

Re: Leaf - Coimbra

Enviado: 01 fev 2017, 10:13
por Erbium
BrunoAlves Escreveu:Quando for assim, liga para a polícia. Esse tipo de comportamento só muda com idas à carteira...
Se não há sinal a policia não faz nada!

Re: Leaf - Coimbra

Enviado: 31 mar 2017, 22:27
por pafi

Re: Leaf - Coimbra

Enviado: 01 abr 2017, 14:19
por Apr
Tens andado pouco com o carro, até eu ja te ultrapassei e tenho andado calmo nas voltas grandes.

Re: Leaf - Coimbra

Enviado: 01 abr 2017, 14:57
por pafi
O que interessa é andar ;)
Daqui a um mês vai levar mais um selo, o da inspeção (faz 4 anos).
Neste momento está com cerca de 51Ah.

Re: Leaf - Coimbra

Enviado: 28 mar 2019, 18:15
por pafi
(Quase dois anos após o último post deste DB…)

Podia esperar pelo 1 de abril, mas é melhor não; o que descrevo a seguir aconteceu mesmo - Mudei de bateria! 8-)

Pois bem, a troca na Nissan não se concretizou e por isso resolvi aproveitar uma oportunidade disponibilizada pela mais recente parceria de talentos nacionais no contexto dos Veículos Elétricos - Hugo Barrocas e Jorge Rocha.

O meu carro é de maio 2013, mk1, 8 barras, 90.678km e cerca de 60-70km (com muito juízo e sacrifício). A quarta barra caiu após um mês da garantia terminar e ficou aquela sensação que muitos proprietários já sentiram. Todavia, surgiu uma bateria de um mk2 e a troca conta-se em poucas palavras. O pack do mk2 não encaixa no mk1, as fichas e encaixes são diferentes e a alternativa foi abri-los, retirar os respetivos recheios (células), trocar as células de um para o outro, refazer as ligações, voltar a fechar o pack, e recolocar o pack original mas com as células do mk2 no seu interior.
Ligou à primeira, continuou a mostrar as mesmas oito barras e os primeiros dias após a "cirurgia" foram de cargas e descargas completas à volta de Coimbra sempre de olho na potência para não ultrapassar os 20 kW de consumo e no Leaf Spy para evitar a tartaruga antes de chegar à tomada.
Os dias foram passando, no mostrador do carro nada acontecia, mas no Leaf Spy a magia manifestava-se todos os dias. Dia após dia os valores de Ah, SOH e Hx aumentaram. Hoje, ainda não passaram duas semanas e o aumento no SOH está em cerca de 20% e consigo percorrer cerca de 120 km sem parar. Ainda não fiz cargas rápidas. A regeneração voltou e de que maneira. A sensação de conduzir e largar o acelerador para abrandar há muito que se tinha perdido. Agora já se desce a Elísio de Moura sem travar :)
Uma semana após a mudança das células fui à Nissan fazer o reset, mas o processo não concluía e por isso voltarei daqui a um mês para repetir.

Em resumo,

Valores anteriores:
Ah - 39,84
SOH - 60,60%
Hx - 38,32%

Valores atuais (mas ainda em atualização…):
Ah - 53,13
SOH - 80,99%
Hx - 62,89%

Na tomada, o carro carrega cerca de 23,60 kWh, e as primeiras cargas demoraram cerca de 9h, com o EVSE de 10A!

Ficam os registos fotográficos para a posteridade:

Imagem
(Pack mk2)

Imagem
(Pack mk1)

Imagem
(Antes)

Imagem
(Depois)

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
(Antes)

Imagem
(Depois)

Imagem
(O "meu" BMS :) )

Como registo final fica o exemplo desta possibilidade de dar um novo fôlego aos nossos carros e de desmontar os "insistentes" mitos de que as baterias vão para o lixo, etc, etc..., pois havendo baterias novas, usadas ou de carros batidos que estejam disponíveis para este tipo de troca é, sem dúvida, um exercício de sustentabilidade, pois nada se perde. O carro está quase novo e fiquei com as células "velhas" à disposição para novas utilizações: armazenamento de energia em casa, baterias para motas, etc. Logo se verá.

Por fim, obrigado ao Hugo e ao Jorge pelo seu esforço e por tornarem o meu carro num exemplo para outras pessoas. É sabido que as empresas com pessoas habilitadas começam a aparecer um pouco pelo país e daí a divulgação desta história. Parabéns a ambos e votos de mais recuperações destas! É um facto, Portugal tem pessoas talentosas :)

Re: Leaf - Coimbra

Enviado: 28 mar 2019, 18:34
por frankesousa
Antes de mais muitíssimos parabéns pelo trabalho, parece que essa bateria usada de mk2 estava bem boa então.

Só falta um pouco mais de paciência e talvez se meta 30kWh aí dentro! :mrgreen: