(Quase dois anos após o último post deste DB…)
Podia esperar pelo 1 de abril, mas é melhor não; o que descrevo a seguir aconteceu mesmo - Mudei de bateria!
Pois bem, a troca na Nissan não se concretizou e por isso resolvi aproveitar uma oportunidade disponibilizada pela mais recente parceria de talentos nacionais no contexto dos Veículos Elétricos - Hugo Barrocas e Jorge Rocha.
O meu carro é de maio 2013, mk1, 8 barras, 90.678km e cerca de 60-70km (com muito juízo e sacrifício). A quarta barra caiu após um mês da garantia terminar e ficou aquela sensação que muitos proprietários já sentiram. Todavia, surgiu uma bateria de um mk2 e a troca conta-se em poucas palavras. O pack do mk2 não encaixa no mk1, as fichas e encaixes são diferentes e a alternativa foi abri-los, retirar os respetivos recheios (células), trocar as células de um para o outro, refazer as ligações, voltar a fechar o pack, e recolocar o pack original mas com as células do mk2 no seu interior.
Ligou à primeira, continuou a mostrar as mesmas oito barras e os primeiros dias após a "cirurgia" foram de cargas e descargas completas à volta de Coimbra sempre de olho na potência para não ultrapassar os 20 kW de consumo e no Leaf Spy para evitar a tartaruga antes de chegar à tomada.
Os dias foram passando, no mostrador do carro nada acontecia, mas no Leaf Spy a magia manifestava-se todos os dias. Dia após dia os valores de Ah, SOH e Hx aumentaram. Hoje, ainda não passaram duas semanas e o aumento no SOH está em cerca de 20% e consigo percorrer cerca de 120 km sem parar. Ainda não fiz cargas rápidas. A regeneração voltou e de que maneira. A sensação de conduzir e largar o acelerador para abrandar há muito que se tinha perdido. Agora já se desce a Elísio de Moura sem travar

Uma semana após a mudança das células fui à Nissan fazer o reset, mas o processo não concluía e por isso voltarei daqui a um mês para repetir.
Em resumo,
Valores anteriores:
Ah - 39,84
SOH - 60,60%
Hx - 38,32%
Valores atuais (mas ainda em atualização…):
Ah - 53,13
SOH - 80,99%
Hx - 62,89%
Na tomada, o carro carrega cerca de 23,60 kWh, e as primeiras cargas demoraram cerca de 9h, com o EVSE de 10A!
Ficam os registos fotográficos para a posteridade:

(Pack mk2)

(Pack mk1)

(Antes)

(Depois)

(Antes)

(Depois)

(O "meu" BMS

)
Como registo final fica o exemplo desta possibilidade de dar um novo fôlego aos nossos carros e de desmontar os "insistentes" mitos de que as baterias vão para o lixo, etc, etc..., pois havendo baterias novas, usadas ou de carros batidos que estejam disponíveis para este tipo de troca é, sem dúvida, um exercício de sustentabilidade, pois nada se perde. O carro está quase novo e fiquei com as células "velhas" à disposição para novas utilizações: armazenamento de energia em casa, baterias para motas, etc. Logo se verá.
Por fim, obrigado ao Hugo e ao Jorge pelo seu esforço e por tornarem o meu carro num exemplo para outras pessoas. É sabido que as empresas com pessoas habilitadas começam a aparecer um pouco pelo país e daí a divulgação desta história. Parabéns a ambos e votos de mais recuperações destas! É um facto, Portugal tem pessoas talentosas
