Gameiro101 Escreveu: 28 jan 2019, 17:04
Eu quanto tenho oportunidade de pegar no Model S, do meu irmão, bem vejo as pessoas a olharem para o carro, quando paro, sou constantemente abordado por pessoas a fazerem perguntas sobre o carro, quando pego no Leaf 30kwh, isso não acontece.
Fala por ti. Quando o Ioniq era novo, as pessoas paravam a olhar. A minha mulher trabalhava num grande campus, onde a maioria são homens: eles paravam na passadeira, a fazer sinal para ela passar enquanto olhavam para o carro de todos os ângulos. Num caso, ela passou à porta de um sítio e recebeu imediatamente um telefonema, "Foste tu que passaste aqui à porta? ... E é o híbrido ou o eléctrico? ... Quantos kms faz?"...
Pessoalmente, tenho a boca seca de tentar explicar quantos kms faz o Ioniq em diferentes circunstâncias...
Não é um Tesla, mas a maioria das pessoas não quer um Tesla, isto é, não é não querer, claro, mas não está a ver um Tesla no seu futuro...
Em relação à questão da legalidade, acho que já foi tudo dito e andamos às voltas. Dá-me ideia que a maior parte das pessoas acha que as redes, quer privativas, tipo Tesla, quer públicas, tipo Ionity ou fastned, devem poder existir e operar em Portugal, e que a legislação actual pode ser um entrave.
Esta situação não é como a da Uber, em que se prejudicam os operadores já existentes, táxis, por não estarem sujeitos às restrições, licenciamento, etc, prejudicam os motoristas, que são sujeitos a um regime de trabalho mal remunerado (em muitos países, especificamente nos EUA, tipicamente não atingem o salário mínimo federal), e que os prende com técnicas tipo jogo de computador (zonas quentes, reputação, etc).
Nesta situação, os únicos prejudicados seriam os utilizadores, esta lei pretende defender os utilizadores com algumas disposições que parecem tentar garantir a concorrência. Porém, a lei acaba por impedir a entrada de operadores que tragam grandes vantagens para os utilizadores. Quem quer que venha, não vai poder melhorar muito o estado das coisas. Pode instalar um carregador ultra-rápido, mas para quê se metade da receita vai para o CEME? Pode instalar um carregador numa zona de pouco movimento, para ter uma grande cobertura, mas para quê, com que incentivo, se o utilizador não faz opção pela sua rede? Só vai perder dinheiro.
Então realmente, o melhor que fazíamos era abrir outro tópico, porque a rede da Tesla não é sequer o melhor exemplo de incompatibilidade com esta lei (é uma rede privativa, o controlo do VIN é uma cancela, os seus postos não se destinam ao acesso público, é um clube). Mas abrir outro tópico noutro sentido: como é que deveria ser a lei. Talvez possamos juntar algumas ideias concretas e fazer uso do nosso direito de petição.