DIÁRIO DE BORDO - mjr

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
lmlr
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por lmlr »

Já agora, quando fores deixar o carro para férias, estás a pensar deixar com que SOC?
ICEM4N
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por ICEM4N »

lmlr Escreveu:Já agora, quando fores deixar o carro para férias, estás a pensar deixar com que SOC?
Acho que é mais ou menos consensual cerca de 50%
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015
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BrunoAlves
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por BrunoAlves »

E o preço não é muito mais alto que uma bateria de chumbo. Os portes é que podem complicar a coisa, não?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D
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mjr
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr »

Sem IVA e sem transporte o preço é semelhante. Mas com IVA e especialmente com o transporte fica muito mais caro...

A bateria de tração vai ficar com o SOC que o deixo sempre ou seja entre 20 e 30%.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Apr »

Terias que adicionar ainda um BMS, certo?
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mjr
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr »

Depende do equilíbrio das cúlulas descarregadas e a 100% de SOC. Tenho um pack de LiFePo4 com 17 células em série sem BMS e as células mantém-se equilibradas como um relógio atómico há 3 anos. A química LiFePO4 é muito mais tolerante a abusos que outras químicas de Lítio, e neste caso só vejo abuso no caso de uma descarga profunda, algo que também danifica os packs de chumbo. Além disso, é uma química segura a nível de possíveis "acidentes" térmicos. Uma BMS iria aumentar muito o custo e teria de ter um circuito de corte com poder para deixar passar muitas dezenas de Amperes, possivelmente até aos 3 dígitos. Eu acho que não vale a pena.

Isto faz-me descair para usar células separadas do que num pack fechado, pois se uma célula se estragar ainda posso aproveitar as outras.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Orlando »

Misturar celulas..ui..ui!
Sendo só 4 não prevejo alarido.
Faz em primeiro uma descarga manual até 2,5v (se possível em paralelo), deixa descansar, volta a fazer, deixa descansar, volta a fazer. De seguida carga de 0,1 a 0,3C.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr »

Vou fazer o habitual, que é carregar a 100% e depois descarregar individualmente até 2,5V, medindo a capacidade de cada uma. Depois colocar as 4 em paralelo durante 24 horas para ficarem equilibradas.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Apr »

Vais passar a ter que ver regularmente as tensões de mais uma bateria.... mas olha que eu não tenho melhor sorte com a de origem :(
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr »

Hoje é dia de chegar aos 120k km 8-)
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