Os Teslas neste momento não carregam a 22kW, apenas a 11kW e vendem-se bastante. Mas eu não estou contra haverem carregadores de 22kW, não gosto é que assumam que toda a gente tem um carro que carrega a 22kW e que façam os preços com base nisso. No modelo atual que vai acabar, para os OPCs não fazia muito sentido cobrar por kWh, mas agora já faz mais. E acredito que muitos OPCs vão passar a cobrar por kWh, assim como fez o Continente, que antes não podia, por causa do modelo...BrunoFonseca Escreveu: 02 dez 2025, 16:42 Há cada vez mais carros a carregar a 22 AC. Inicialmente tinhas apenas o zoe e alguns teslas. Hoje tens muitos mais, por exemplo os Smart. Ou muito me engano ou será standard num futuro proximo.
Essa conversa de à data de hoje ainda serem poucos os modelos q permitem tal carga é um pouco limitada.
Se assim fosse tb n faria sentido instalarem postos DC 400 kW.
Qto ao valor, se fosse taxado ao kWh e nao ao min seria igual para viaturas q carregam a 11 ou 22. Sempre defendi o carregamento ao kWh, e sempre foi possivel no modelo antigo. Mais uma vez, o problema n estava n lei, mas sim nos players.
E vai continuar, pois a nova lei n proibe tarifas em função do tempo (caiu da consulta pública para a lei, mas isso n convem falar muito, n é?)
Quanto aos postos de 400kW, já estamos a falar de outra categoria de carregamento, em que se priveligia o tempo, daí eu compreender o pagamento por minuto, mas claro que se for ao kWh, melhor.
Não sei se estaremos mesmo a caminhar para todos os carros terem AC 22kW. É que já 11kW é dificil aproveitar em casa, quanto mais 22kW. Só serve mesmo para os postos públicos e aí não é muito utilizado. De facto há bastantes modelos que têm essa opção, tem razão, não fazia ideia que eram tantos, mas é preciso ver que em muitos deles é um opcional.