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Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Enviado: 01 jul 2025, 16:29
por civic
São opiniões, eu acho que não, basta teres uma celula marada que vai influenciar o estado de todo o pack e um car scanner, por exemplo, não vai dar conta disso, nem um Aviloo, saber o real estado de um pack é muito complexo e é preciso ter todos os dados do pack.
Até mesmo um teste de tomada não te dá um resultado conclusivo, apenas dá se tiveres o pack todo ok, numa compra de um carro usado não fazes ideia de nada acerca do histórico do carro. ;)

Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Enviado: 05 jul 2025, 13:28
por EVUber
O carscanner ja tem dados bastante úteis

Imagem

Quem quer algo mais profissional pode ir por exemplo para um software como a techstream

https://www.youtube.com/watch?v=MPgM8iIfIBQ

https://techinfo.toyota.com/techInfoPor ... _nfpb=true

Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Enviado: 05 jul 2025, 16:56
por civic
Claro que tem, mas não tem para todas as marcas, algo mais profissional requer muito dinheiro e não acho que a malta esteja para isso.Até consegues ver uma celulas que está a degradar mais do que outra, mas se for outro problema, resistência à temperatura, por exemplo, já se torna mais dificil fazeres um diagnostico.
Eu se estiver para comprar um carro usado não vou gastar dinheiro num equipamento de testes profissional, tu vais?

Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Enviado: 05 jul 2025, 18:20
por EVUber
Existem versões piratas a venda na amazon por 50€ , sem internet ou actualizações basta escolher a versao de FW

https://www.amazon.es/s?k=mini+vci+j253 ... nb_sb_noss

Se pesquisarem Diagbox uses clone Lexia teem também versões piratas para a Peugeot.

Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Enviado: 05 jul 2025, 18:30
por civic
Por acaso já comprei disso e é uma lotaria se funciona ou não, não meto mais dinheiro nisso. ;)

De qualquer das formas é como disse, o problema das celulas pode não ter a ver apenas a ver com degradação.

Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Enviado: 17 jul 2025, 03:20
por Nonnus
Ontem depois de ter feito a viagem de 22km de regresso a casa pelas 17h o mamute esteve mais de 1h com o sistema de refrigeração ligado depois de estacionado em casa, onde esteve uma temperatura de 40º.

Estranhando o facto de estar tanto tempo com o sistema ligado, nem mesmo na semana dos 45º esteve tanto tempo, abri o capot e olhei para todo o sistema com olhos de ver.

Então no Peugeot temos um sistema de refrigeração montado tal e qual como de um carro a combustão se trata-se. Temos dois radiadores enormes montados na frente do carro, um atrás do outro com uma ventoinha enorme. Quem não sabe e olhar só para o sistema de refrigeração pensa que se trata de um carro a combustão.

Aquela grelha enorme da frente, que cria uma resistência enorme e que faz o carro ser mais gastador serve o proposito de forçar o ar atravessar os radiadores como se fosse um carro a combustão.

Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Enviado: 24 jul 2025, 10:32
por civic
Tenho ideia de que os Stellantis são construidos numa base de combustão, por isso usam um pack de baterias modulares, que são colocadas conforme o modelo, li em qualquer lado que não existe qualquer tentativa de encaixar numa plataforma as 2 tecnologias, como acontece, por exemplo, nos modelos da BMW.

Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Enviado: 24 jul 2025, 11:30
por cfvp
Nonnus Escreveu: 17 jul 2025, 03:20 Ontem depois de ter feito a viagem de 22km de regresso a casa pelas 17h o mamute esteve mais de 1h com o sistema de refrigeração ligado depois de estacionado em casa, onde esteve uma temperatura de 40º.

Estranhando o facto de estar tanto tempo com o sistema ligado, nem mesmo na semana dos 45º esteve tanto tempo, abri o capot e olhei para todo o sistema com olhos de ver.

Então no Peugeot temos um sistema de refrigeração montado tal e qual como de um carro a combustão se trata-se. Temos dois radiadores enormes montados na frente do carro, um atrás do outro com uma ventoinha enorme. Quem não sabe e olhar só para o sistema de refrigeração pensa que se trata de um carro a combustão.

Aquela grelha enorme da frente, que cria uma resistência enorme e que faz o carro ser mais gastador serve o proposito de forçar o ar atravessar os radiadores como se fosse um carro a combustão.
Como é nos elétricos?

Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Enviado: 24 jul 2025, 22:01
por Nonnus
A maioria dos electricos tem a frente fechada e o sistema de refrigeração liga normalmente quando esta a carregar. Há um radiador e uma ventoinha mas não há uma grelha aberta.

Por exemplo no niro nunca dei por ele ligar o sistema de refrigeração depois de estacionado.

Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Enviado: 24 jul 2025, 22:33
por cfvp
Isso parece ser crónico dos Peugeot. A minha mãe tem um 208 de 2013 e nestes dias de calor às vezes fica lá com a ventoinha a bufar que se farta.