Página 9 de 58

Re: Continente Plug&Charge

Enviado: 21 set 2020, 10:06
por rimsilva
rnlcarlov Escreveu: 20 set 2020, 18:22 Engraçado notar que pode ficar quase ao mesmo preço dos PCRs que não cobram OPC.
Esse é um ponto chave que demonstra o quanto este sistema burocrático pode ternar a ME muito cara em Portugal, independentemente de todas as variantes que tornam este projecto do continente diferente da exploração de um posto na rede publica.

Na rede publica logo à partida desse valor já ninguém "foge" e depois há o OPC, que se tiver uma prespectiva de olhar apenas para o seu "negócio" vai cobrar o que enter como necessário para a sua actividade, o resultado final para o cliente será secundário, até porque para já com pouco oferta não haverá muito por onde fugir.

Se a postura do OPC for esta, será natural que não se oponha a este modelo, pelo menos para já, quem sofre é o consumidor final.

Re: Continente Plug&Charge

Enviado: 21 set 2020, 10:17
por alexmol
MRider Escreveu: 21 set 2020, 07:36
alexmol Escreveu: 20 set 2020, 17:28 :o

Imagem
Não vejo o CEME factor energia.
Esta tabela é para mostrar diferenças entre OPC mantendo o mesmo CEME.

A Factor Energia é OPC?

Re: Continente Plug&Charge

Enviado: 21 set 2020, 14:15
por frankesousa
mafgod Escreveu: 21 set 2020, 08:13 Sobre o "desconto" de energia do Continente.

Já há anos que há uma parceria entre a GALP e o Continente, onde "dão" um desconto de 10Cts/L, podendo chegar até aos 16Cts/L em certas alturas.
Ora bem, para o máximo de 60L, eles "dão" um desconto de 6€.
Isso em combustível, gasóleo simples na GALP, dá algo como uns 5L (mais coisa menos coisa, os preços estão sempre a mudar de semana para semana e de bomba para bomba).
Para um ICE poupadinho, mas não muito, 5L dá para quase 100km, admitamos que são 100km de condução que o Continente oferece para os ICEs.

O desconto que estão a dar nos postos de carga para VEs, são de 10min para o PCR e de 30min para o PCN.
No PCR, se em 10min estivermos na potência máxima, 50kW, 10min são 8,33kW. Para um VE poupadinho, mas não muito, isso são apenas uns 50km.
No PCN, se em 30min estivermos na potência máxima, 22kW, 30min são 11kW. Para um VE poupadinho, mas não muito, isso são apenas uns 70km.
No PCN, se em 30min estivermos na potência máxima monofásica, 7,2kW, 30min são 3,6kW. Para um VE poupadinho, mas não muito, isso são apenas uns 25km.
No PCN, se em 30min estivermos na potência máxima monofásica, 3,6kW, 30min são 1,8kW. Para um VE poupadinho, mas não muito, isso são apenas uns 10km.

Resumindo, a "oferta" é "boa" mas, ainda bem longe do que oferecem aos ICEs.
Ir de propósito ao Continente comprar algo no valor de 30€ e carregar para obter estas borlas, só compensa se morarmos quase ao lado.
Interessante é, em PCR ou PCN, se carregarmos o dobro do tempo, o preço do carregamento sai praticamente ao mesmo preço que em vazio em casa.
Aqui sim, pode ser bem mais interessante.
Nunca vai ser igual, alias, a oferta de carregamento é muito melhor porque eu fui lá às compras e carreguei de borla e na bomba nunca meto nem 1 dl de borla!

E como no carregamento os preços já estão a roçar o preço de custo, nunca vai ter o desconto "igual" ao combustível onde estamos a ser chulados à força toda, podem fazer descontos à vontade :lol:

Re: Continente Plug&Charge

Enviado: 21 set 2020, 16:53
por mjr
Concordo, não podemos comparar algo que é potencialmente dado (carga no Continente) com um desconto a um valor que já é artificialmente elevado (combustível Galp).

Re: Continente Plug&Charge

Enviado: 21 set 2020, 18:03
por rnlcarlov
mjr Escreveu: 21 set 2020, 16:53 Concordo, não podemos comparar algo que é potencialmente dado (carga no Continente) com um desconto a um valor que já é artificialmente elevado (combustível Galp).
Ainda para mais porque nas bombas low-cost os preços são naturalmente mais baixos do que na Galp. Nos carregamentos, neste momento, a Sonae é a low-cost.

Re: Continente Plug&Charge

Enviado: 21 set 2020, 20:47
por t3lmo
alexmol Escreveu: 21 set 2020, 10:17 A Factor Energia é OPC?
Todos os CEME são obrigatoriamente OPC, mas a FactorEnergia opera somente na Madeira com 24 PCN e tarifas de 0,04 €/min (em 9 destes).

Re: Continente Plug&Charge

Enviado: 21 set 2020, 21:30
por mjr
Hoje fiz o meu segundo carregamento no Continente.

Para otimizar o custo em AC num Model 3 a opção correta é colocar a corrente nos 14A. Fica pouco abaixo dos 10kW, beneficiando da tarifa 2. A 16A já entra na tarifa 3 que vai até aos 17kW.

O desconto em cartão Continente funcionou, mesmo tendo iniciado a carga antes de fazer as compras. O que importa é o momento em que termina a carga.

Não aparece na fatura nem na App qualquer menção à energia consumida. Obviamente que não querem quaisquer pontas soltas na questão do acesso privado e venda de energia...

Re: Continente Plug&Charge

Enviado: 21 set 2020, 23:35
por alexmol
MRider Escreveu: 21 set 2020, 07:36 Não vejo o CEME factor energia.
Falta a Emacom e Factor Energia (depois adiciono à tabela), mas em PCR os preços Continente continuam a ser os melhores.

Re: Continente Plug&Charge

Enviado: 22 set 2020, 00:01
por t3lmo
Concentra só os maiores pois os OPC com PCR já são atualmente muitos:

CEVE
Circuitos
CME
EDPCOMERCIAL
EMACOM
EMEL
EV_POWER
EVCE_POWER
FACTOR_ENERGIA
GALP
HelexiaII
HORIZONDISTANCE (PowerDot)
IBERDROLA
iHome
KLC
LogicalGravity (uCharge)
LOULÉ_CONCELHO_GLOBAL_EM
MOBILECTRIC
Repsol
SUPERFAFE
SUPERGUIMARAES
PRIOE
Propel

Re: Continente Plug&Charge

Enviado: 22 set 2020, 12:22
por pemifer
t3lmo Escreveu: 21 set 2020, 20:47
alexmol Escreveu: 21 set 2020, 10:17 A Factor Energia é OPC?
Todos os CEME são obrigatoriamente OPC, mas a FactorEnergia opera somente na Madeira com 24 PCN e tarifas de 0,04 €/min (em 9 destes).
Quando vi o teu comentário pensei "a sério?"
Depois estive a ver a lista da Mobi.E e é o que acontece, todos os CEME são tambem OPC.
Qual é a razão?