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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Enviado: 22 out 2019, 08:53
por mjr
Aconselho a falarem com os operadores do setor e não apenas pensar a nível abstrato no modelo.
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Enviado: 22 out 2019, 11:08
por BrunoAlves
Acredito que estejam a racionalizar tendo como base a legislação existente e não aquilo que podia ser.
Tenho sérias dúvidas que os postos que estão a ser instalado nas BP sejam mais rentáveis ou fáceis de operar com este modelo, em vez de poderem ser cobrar o carregamento directamente ao balcão...
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Enviado: 22 out 2019, 11:14
por pemifer
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Enviado: 22 out 2019, 12:07
por frankesousa
BrunoAlves Escreveu: 22 out 2019, 11:08
Acredito que estejam a racionalizar tendo como base a legislação existente e não aquilo que podia ser.
Tenho sérias dúvidas que os postos que estão a ser instalado nas BP sejam mais rentáveis ou fáceis de operar com este modelo, em vez de poderem ser cobrar o carregamento directamente ao balcão...
Esse modelo existe em Espanha, custam 0,50€/kWh ou mais, estão desligados quando lhes apetece, o utilizador tem de ter 10 APPs e no fim fica a pé.
Eu sei que Espanha não é nem de perto nem de longe referencia no segmento, mas para o utilizador estamos muito melhor assim.
(concordo que pode até ser o nosso modelo que condiciona a instalação de novos postos e isso sim é muiiiito mau para o utilizador também).
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Enviado: 22 out 2019, 12:14
por frankesousa
BrunoAlves Escreveu: 11 set 2019, 14:53
Se o OPC puder negociar um fornecimento global de energia, com certeza vêm preços mais competitivos. E podia e devia ser incentivado a ter produção renovável, que é algo que o actual modelo não permite.
Não sei porquê lembrei-me deste assunto agora, produção renovável local (provavelmente fotovoltaico).
Com a solução "livre" como em outros mercados o OPC podia instalar fotovoltaicos no local e, se e só se, estivesse sol e usassem o carregador ele aproveitava essa energia livre.
Em Portugal, o dono do posto instala a produção local, vende a energia à rede SEMPRE que o sol brilhe e rentabiliza a produção a 100%.
Se alguém carregar ao mesmo tempo vai usar essa energia limpa, e ficam todos a ganhar o máximo.
Será que afinal Portugal até tem regras e leis que permitem TODOS ganharem ao mesmo tempo com ME e Renováveis? Ou eu é que, como sempre, estou a ver o capo cheio demais?
(excepto os contribuintes, nós, que temos de pagar um subsidio às centrais de gás natural para estarem paradas enquanto as renováveis vendem SEMPRE o que produzem)
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Enviado: 22 out 2019, 19:32
por mjr
Certamente querias um modelo que os operadores não gostassem para não investirem... bem pensado!
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Enviado: 22 out 2019, 20:25
por migle
caz Escreveu: 21 out 2019, 22:36
O modelo da mobilidade elétrica foi copiado da sibs.
Talvez... Ou como disse o mjr noutro tópico, a dificuldade de entrarem operadores de fora, com modelos de negócio diferentes é by design...
Mas lá porque foi um bom modelo para o MB nos anos 80 não significa que seja o modelo certo agora.
O problema é que isto é um negócio que custa a pagar por si só. Tem um grande investimento inicial para depois ter receitas pequeninas, mesmo vendendo a electricidade a 0,50€/kWh.
É como montar uma rede de geladeiras com terminais de pagamento automático em cada esquina para depois vender copos de água fresca...
E isso faz com que os dois candidatos mais lógicos para montar uma rede sejam:
- Construtores de automóveis, que têm uma receita imediata com a venda dos carros. Caso da Ionity e da Tesla.
- Entidades públicas, porque o investimento não é muito grande e há um benefício imediato para a sociedade, de várias ordens, incluindo o equilíbrio do défice comercial.
E este modelo, by design, exclui o primeiro.
Não há argumentos que permitam encontrar uma correspondência destes pontos negativos com o MB...
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Enviado: 23 out 2019, 20:00
por caz
Julgava que para vender eletricidade era preciso estar registado como comercilizador para a mobilidade elétrica... mas afinal a EDP acha que os condomínios podem começar a cobrar a energia. Até dão a solução com as leituras para cobrarem aos condóminos:
https://www.edp.pt/particulares/servico ... r-em-casa/
vejam onde diz: Wallbox Condomínio
Carregue o seu veículo elétrico e pague de forma automática ao condomínio
e na "gestão de consumos" os condomínios podem:
- Ver consumos
- Definir tarifários
-...
Isto não é completamente à revelia do regulamento de mobilidade elétrica ??? Já se pode cobrar energia sem ser CEME ???
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Enviado: 23 out 2019, 20:58
por jart
O condomínio não cobra energia. Cada condómino participa nas despesas comuns normalmente através da permilhagem. Para não haver injustiças o condómino que consome electricidade extra entrega ao bolo global o valor do consumo acrescido do valor correspondente à sua permilhagem.
O condomínio não é uma empresa que fornece serviços. O conjunto dos condóminos é que constituem o condomínio. Depois podem ser contradas empresas externas para gerir tudo relacionado com as responsabilidades do condomínio.
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Enviado: 23 out 2019, 21:04
por caz
Sim isso é o normal,mas na solução da EDP, a EDP dá um portal ao condomínio para cobrar ao proprietário do veículo o consumo efectuado
Ou.seja, a EDP está a vender uma solução para os condomínios cobrarem energia