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Re: Troca Baterias - Fora da Nissan

Enviado: 08 mai 2020, 11:16
por FiwiPITO
Acho que o ideal será 1 tópico por marca muito sinceramente;

Toda a informação da Nissan que existe está neste tópico, talvez se posso juntar a renault, mas não vejo neste momento motivos para tal.

Re: Troca Baterias - Fora da Nissan

Enviado: 08 mai 2020, 11:20
por rimsilva
FiwiPITO Escreveu: 08 mai 2020, 11:16 Acho que o ideal será 1 tópico por marca muito sinceramente;

Toda a informação da Nissan que existe está neste tópico, talvez se posso juntar a renault, mas não vejo neste momento motivos para tal.
Ok, como cada vez há mais marcas, se calhar será melhor um independente para evitar confusões entre as realidades diferentes de cada marca.

Re: Troca Baterias - Fora da Nissan

Enviado: 05 jun 2020, 17:12
por jfr2006
Mais alguma info sobre a empresa Espanhola que faz a substituição das baterias e uma substituição feita recentemente:

https://emiliojfrey.com/2020/06/05/actu ... autonomia/

Re: Troca Baterias - Fora da Nissan

Enviado: 05 jun 2020, 17:54
por Nonnus
jfr2006 Escreveu: 05 jun 2020, 17:12 Mais alguma info sobre a empresa Espanhola que faz a substituição das baterias e uma substituição feita recentemente:

https://emiliojfrey.com/2020/06/05/actu ... autonomia/
Muito bom artigo, muito esclarecedor. Ao contrario das marcas são bastantes conservadores em relação as autonomias.

34 kWh con una autonomía real de entre 170 y 200 km.
42,6 kWh con una autonomía real de entre 220 y 260 km.
64 kWh con una autonomía real de entre 330 y 390 km.

Se as baterias de 34 tiverem 30 úteis, facilmente um Leaf de 24 ou de 30 com uma media de 14 faz mais de 200km, e fazer medias de 14 nestes carros não é nada de outro mundo. Ainda com a benesse que estes packs são mais leves que os originais.

Re: Troca Baterias - Fora da Nissan

Enviado: 05 jun 2020, 20:41
por jfr2006
Não fosse esta situação da Covid e eu tinha perspectivas de atingir os 160000km algures durante o próximo ano, altura em que iria ficar fora da garantia. Neste momento tenho 106000km com um SOH reportado que varia entre os 83~85% (real, estimo que esteja mais nos 90%).

Portanto, por kms nunca iria atingir o necessário para pedir a troca dentro da garantia. Deste modo tenho perspectivas de quando chegar aos 160000km dar um pulinho a Sevilha para regressar com 64kWh :D

Re: Troca Baterias - Fora da Nissan

Enviado: 05 jun 2020, 22:15
por papacurvas
Também gostei bastante do artigo.

Uma parte que me deixou intrigado foi da legalidade da coisa.

Do que percebi são baterias para fotovoltaico. Não é nas IPO que vejo problemas pois duvido que saberiam ver a diferença.....

Vejo mais um cenário de seguros, na hipotética situação de incendio em que o carro vai para peritagem e verificam a alteração.
O seguro "salta" logo do barco.

Re: Troca Baterias - Fora da Nissan

Enviado: 06 jun 2020, 07:47
por Nonnus
papacurvas Escreveu: 05 jun 2020, 22:15 Também gostei bastante do artigo.

Uma parte que me deixou intrigado foi da legalidade da coisa.

Do que percebi são baterias para fotovoltaico. Não é nas IPO que vejo problemas pois duvido que saberiam ver a diferença.....

Vejo mais um cenário de seguros, na hipotética situação de incendio em que o carro vai para peritagem e verificam a alteração.
O seguro "salta" logo do barco.
Não percebi!

Para teres um seguro que pague o carro em caso de incêndio precisas de ter um seguro multi-riscos. Em principio para fazeres esta alteração só vais fazer depois do carro sair da garantia (8 anos), portanto já não justifica ter um seguro multi-riscos num carro com 8 anos em que a desvalorização já é muito elevada. Se te estas a referir ao seguro pagar os danos provocados a terceiros, se podia haver um hipótese remota de o seguro tentar evitar esse pagamento se descobrisse que o carro tinha sofrido uma alteração e que essa alteração tinha provocado o incidente. A questão é: E os peritos do seguro tem capacidade e conhecimentos para desmontar um carro e analisar o que provocou o incidente?

Não sei alguma vez viste uma peritagem de um carro acidentado. Posso-te dizer que as que vi o perito do seguro limita-se a ver o carro com a oficina e a medida que o mecânico/bate-chapas vai reportando o que o carro precisa ele limita-se a observar e escrever. Não há nenhum estudo aprofundado das causas. Por exemplo, onde trabalho temos agora um tractor que ardeu para fazer orçamento do arranjo e ninguém perguntou o porquê do tractor ter ardido. Apenas querem saber se ainda justifica mandar arranjar.

Isto é a minha experiência do que tenho visto. Pode ser que em alguns casos seja diferente.

Re: Troca Baterias - Fora da Nissan

Enviado: 06 jun 2020, 12:36
por papacurvas
Realmente após o fim da garantia talvez já não se justifica o seguro "contra todos".

Falo de situações em que exista perca de vidas e muitos milhões em indeminizações. Falo em alterações que não sejam preconizadas pela marca.

Quando falamos em milhões/vidas com contencioso acredito que exista mais "investigação"

Não quero estar a exagerar ou paranoico, apenas discutir este assunto.

Quem avançar com esta troca deve faze lo em consciência.

Re: Troca Baterias - Fora da Nissan

Enviado: 06 jun 2020, 13:55
por beme83
Alguém questiona se os pneus calços embraiagem motor combustível foi colocado pela marca ou o aconselhado pela marca? A bateria é uma peça do automóvel e deve ser tratado como isso. Com alteraçao da bateria desde que não altere a potência e o peso do carro tudo é legal. Em lado nenhum diz a capacidade da bateria no documento único por isso porquê de recusarem a pagar?

Re: Troca Baterias - Fora da Nissan

Enviado: 06 jun 2020, 15:40
por RJSC
Nesse caso as novas células ficam dentro da caixa original da bateria.
Não se nota qualquer diferença a não ser que desmontem a bateria.
Para mim o problema não é esse.
É que essas células são utilizadas no iPace e no Chevrolet Bolt, e nesses carros têm arrefecimento do pack.
Na carcaça da bateria do Leaf não têm qualquer tipo de arrefecimento e consequentemente poderão degradar-se como as da Nissan.
Ainda não conheço nenhum carro a usar essas células sem arrefecimento.
Não há qualquer problema de segurança, inclusivamente nas conversões até 40kwh as células são colocadas dentro dos invólucros de lata originais de cada módulo.
Tenho receio é de investir e ficar com uma bateria que degrade como a original (ou ainda mais) por não ter arrefecimento.