Fez ontem (25 Setembro 2018) um ano que tenho o meu Leaf.
Antes demais queria agradecer a
todos o users deste fórum que durante estes últimos 365 dias me tem ajudado a compreender e a tirar melhor partido do carro. Estou completamente rendido a este conceito e sou acérrimo defensor do mesmo graças a vocês todos.
Durante este ultimo ano tivemos muitas discussões sobre vários assuntos (estou cá a pouco tempo, mas sou interventivo

, gosto de dar a minha opinião) e nem sempre de acordo, mas faz parte da "raça humana" e só assim podemos evoluir. Se não trocarmos ideias, discutirmos os assuntos ficamos estagnados e não evoluímos.
Muitas vezes esquece-mo-nos de agradecer as pessoas que dão o seu tempo livre para ajudar os outros, e que fazem algo pelos outros sem pedir nada em troca. Pois muitas vezes uma simples pergunta requer algum tempo de pesquisa para tentar achar a resposta correcta.
Por estes motivos todos obrigado por este ultimo ano. Gostaria de deixar aqui o agradecimento ao mjr (que já tive o prazer de conhecer pessoalmente) por manter o fórum tal como ele é. Gostaria também de agradecer ao BrunoAlves e ao migle pois com eles tenho aprendido muito acerca deste mundo eléctrico.
Agora vamos falar do carro que é para isso que cá estamos.
Hoje de manhã depois de mais um carregamento a 100% o Leaf Spy mostrava isto:
Há um ano o carro veio para as minhas mãos com 3100km e agora tem 42848km. Fez quase 40000km num ano.
Para todos aqueles que dizem que a falta de autonomia é o maior problema dos eléctricos fica a pergunta. Fazem 40000km num ano com o vosso fumarolas?
Hoje em dia quando tenho que ir algum lado, o meu fumarolas já nem entra na hipótese de talvez devesse-mos ir nele. Vamos no Leaf, ponto.
Durante o ultimo ano em 40000km fiquei a pé uma vez por falta de bateria porque como esta relatado neste DB (
viewtopic.php?f=56&t=6945&start=10#p99547) queria ver até onde conseguia ir. Foi uma experiência da minha parte, não foi problema do carro.
Durante este ano aprendi a tirar partido do carro e baixar um consumo inicial de 15KW.h para 12.5KW.h e muitas das viagens com AC ligado.
Fiz algumas viagens que excederam a autonomia do carro, Vendas Novas - Viseu e vice-versa, Vendas Novas - Leiria e vice-versa. Em qualquer uma das viagens tudo sem qualquer tipo de problemas e a velocidades normais. Recentemente como esta relatado neste DB o carro fez num dia 340km sem nenhum CR, mostrando que é possível fazer muitos KM sem usar um PCR.
Agora vamos a contas.
Se estes km fossem feitos no meu antigo fumarolas (Seat Ibiza 1.4TDI) tinha gasto qualquer coisa como:
vamos usar uma média de 5.5L aos 100km e o preço do gasóleo de 1.35€ (umas vezes sobe outras desce, portanto ficamos pelo meio).
gasóleo = 5.5L x 1.35€ = 7.425€ a cada 100km
Electricidade = 12.5kw x 0.10€ = 1.25€ a cada 100km
valor gasto em gasóleo para fazer 40000km = 2970€
valor gasto em electricidade para fazer 40000km = 500€
Temos aqui uma poupança de 2470€.
Revisões no carro a gasóleo de 10000km em 10000km seriam 4 com o valor de ~150€
Seat = 150€ x 4 = 600€
Leaf = 82.87€
Poupança = 517.13€
Selo Seat = ~30€ (não me lembro do valor exacto)
Selo Leaf = 0€
Poupança = 30€
Total gasto com o Seat para fazer os 40000km seria de: ~3600€
Total gasto com o Leaf para fazer os 40000km foi de: ~582.87€
Poupança VE vs Fossil: 3600€ - 582.87€ = 3017.13€
Podia por aqui o gasto que tive com o EVSE inteligente de 450€, mas que não é peça fundamental para uso de um VE. Tal como poderia por uma despesa que ia ter com o meu fumarolas de mudança de embraiagem e do turbo, que devido aos KM que já tinha por esta altura com mais 40000km (320000km no total) já tinha levado.
Por fim mas não menos importante a imagem:
