frankesousa Escreveu: 25 jan 2019, 15:03
Diz que CCS têm de ter, está no site da MobiE e deverá estar noutros documentos:
Obrigado. Li todas essa informação no site da mobi.e e legislação, se estava na altura que li, já não me lembrava, sendo só CCS, os SUC's já estão a ser adaptados nesse sentido por causa do TM3.
caz Escreveu: 26 jan 2019, 13:34
Quando disse que as tomadas elétricas estão fora deste tema é porque não são abrangidas pela legislação da mobilidade elétrica.
Também já referi o mesmo, a legislação da mobilidade eléctrica tem outro proposito, o de regular uma actividade de "Operador Postos de Carregamento", o fato da questão dos parques de campismo poderem vender a energia, pode ser simplesmente um erro ou esquecimento na actual lei, que acontece de forma recorrente, que são corrigidas mais tarde.
Pessoalmente não me choca de forma alguma que a Tesla queira limitar o acesso dos seus carregadores, uma vez que foi um forte investimento que fez, para que tivesse mais sucesso na venda dos seus carros.
A meu ver, carregar um Tesla com bateria > 60 kwh em postos de 50 kW, não teria grande sucesso. Por outro lado, não haveria grande interesse em 2011, serem instalado PCR com mais de 50 kW de potência para a maioria dos carros com baterias na casa dos 20 kWh...
Volto a referir (e espero) que a legislação ser alterada, estamos perante uma nova atividade, que deve ter regras e leis iguais para todos.
Defendo que o grande erro da nossa legislação é a insistência na venda da energia e ao mesmo tempo de equiparar essa situação ao que todos nós temos em nossas casas, acho isso uma aberração.
Eu como utilizador quero pagar um serviço de carregamento, pouco me importa de onde vem essa energia (EDP Galp, etc...), acho que essa preocupação deveria ser responsabilidade do operador, que teria de procurar a melhor solução de acordo com os requisitos da lei.
Até lá podem procurar os subterfúgios que entenderem, mas considero que o espirito da lei, refere que a venda de energia (para a ME) é da competência de um CEME, não de um operador, de uma construtor automóvel ou outra empresa qualquer.