Página 78 de 155

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 04 dez 2021, 22:12
por LFN
JLMF Escreveu: 04 dez 2021, 19:29
E acabar coma rede pública e colocar os OPCs a comprar e vender (e eventualmente a produzir) eletricidade tal como o Continente ou a Tesla ainda fazem em Portugal e os seus semelhantes fazem noutros países sem "MODELO"?
Estranhamente, apesar de não haver modelo, consegue-se através de uma coisa chamada roaming um acesso universal aos postos em toda a europa...qual é mesmo a vantagem de um cartão único mas que funciona apenas num país?

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 04 dez 2021, 23:24
por mjr
LFN Escreveu: 04 dez 2021, 16:11
mjr Escreveu: 04 dez 2021, 06:59 Não posso confirmar… mas a integração na rede pública mantendo o atual serviço Plug and Charge parece-me uma excelente solução.

A Tesla poderia fazer o mesmo, quem sabe até com a MOBI.E a permitir não ter leitor RFID, mas o problema principal será fazer com que a Tesla aloque recursos para isso. Se para passar faturas legais foi o que foi, imagino isto…
Excelente em que aspeto? Pagares o dobro pelo mesmo serviço?
Não percebi. Quem for cliente Plug and Charge continua a pagar exatamente o mesmo caso seja adotado este modelo híbrido.

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 04 dez 2021, 23:29
por BrunoAlves
Mas o modelo actual (do continente) não é ilegal e por isso está debaixo de fogo?

Estou honestamente baralhado...

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 05 dez 2021, 10:19
por mjr
Esta é a questão relevante:

Imagem

Não diz "ligados exclusivamente à rede de ME".

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 05 dez 2021, 12:02
por cfvp
mjr Escreveu: 05 dez 2021, 10:19 Esta é a questão relevante:

Imagem

Não diz "ligados exclusivamente à rede de ME".
Então mas assim qualquer posto pode estar ligado a uma rede alternativa ou não?

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 05 dez 2021, 12:07
por BrunoAlves
OK, não estava a ver essa interpretação da legislação (acho no entanto que pode ser outro subterfúgio como o espaço privado ou o cobrar estacionamento)

A outra questão é: será tecnicamente viável fazer essa autenticação em 2 sistemas independentes? Ter uma activação do posto pelo backoffice do continente e outra pela MobiE?

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 05 dez 2021, 13:49
por mjr
Eu não sei se é legal ou não, mas parece-me uma interpretação possível da lei.

Sobre a autenticação em dois sistemas, não vejo problema no caso particular do Continente. Cada meio de autenticação vai direto a apenas um ponto. O mesmo pode acontecer com a Tesla, por exemplo.

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 05 dez 2021, 17:24
por FullElectric
mjr Escreveu: 05 dez 2021, 13:49 Eu não sei se é legal ou não, mas parece-me uma interpretação possível da lei.

Sobre a autenticação em dois sistemas, não vejo problema no caso particular do Continente. Cada meio de autenticação vai direto a apenas um ponto. O mesmo pode acontecer com a Tesla, por exemplo.
Essa interpretação do texto da lei é tão válida como o poderes interpretar que os postos do Continente não são de acesso público.
Podes considerar que efetivamente não são, são exclusivos para clientes Continente. E o mesmo acontece com a rede Tesla...
Não acredito é que os lobbies que já tanto investiram (e o investiram cada um interprete como entender) para segurar este monopólio, e este negócio da china na venda de energia, o deixem escapar com isso.
Há quem tenha MUITO poder e se mexa muito bem nos meandros do processo e na erse e estão a jogar tudo para segurar com unhas e dentes este monopólio vergonhoso.
Pena é que a UVE não tenha já vindo a público denunciar esta lei caduca e exercer pressão e influencia para a alteração da mesma. Esse sim será o caminho

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 05 dez 2021, 18:57
por mjr
Não me parece de todo semelhante. Se os postos deles estiverem ligados à rede da ME, que ponto da lei da ME podem os tais lobbies alegar não estar a ser cumprido no caso de continuarem com o atual serviço PLug&Charge?

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 05 dez 2021, 19:36
por BrunoAlves
Mas e a questão de estarem a vender electricidade não sendo comercializadores?
Por um lado há a questão da ligação à EGME, mas por outro não há também a obrigatoriedade de se ser comercializador para vender electricidade? (isto na ME ou fora dela)