Página 77 de 90

Re: DB Flecha Prateada

Enviado: 11 jun 2025, 17:16
por cfvp
kony76 Escreveu: 11 jun 2025, 16:50
cfvp Escreveu: 11 jun 2025, 16:19 Qual será o custo da reparação no Leaf?
Será algo a rondar os 2.500/3.000€. Depende do número de módulos necessários.
Até nem é assim tão caro, pensava que ia ser mais. Mas deram alguma explicação para o porquê dos módulos se terem danificado?

Re: DB Flecha Prateada

Enviado: 11 jun 2025, 17:29
por kony76
cfvp Escreveu: 11 jun 2025, 17:16
kony76 Escreveu: 11 jun 2025, 16:50
cfvp Escreveu: 11 jun 2025, 16:19 Qual será o custo da reparação no Leaf?
Será algo a rondar os 2.500/3.000€. Depende do número de módulos necessários.
Até nem é assim tão caro, pensava que ia ser mais. Mas deram alguma explicação para o porquê dos módulos se terem danificado?
O problema é a falta de arrefecimento e tudo o demais já bem conhecido, relacionado com o pack de baterias do Leaf,
Isto está a acontecer com imensos carros. Não faltam relatos desses. É este problema e o do isolamento.
Pessoalmente conheço mais alguns casos.
Começou por acontecer nos TVDE porque tinham uma utilização mais intensiva e agora começa a acontecer aos restantes.

Quanto ao valor, eu entendi que vale a pena a reparação, pelos dois motivos que já falei mais acima. O baixo valor comercial do carro que não justifica a venda e por outro lado, o carro em si. Eu gosto dele.
Se isto me resolver o problema por mais 175.000kms fico contente.

E quero reparar antes que fique parado de vez.

Re: DB Flecha Prateada

Enviado: 11 jun 2025, 17:49
por civic
Uma curiosidade, fizeste o update que "resolvia" o rapidgate?

Re: DB Flecha Prateada

Enviado: 11 jun 2025, 23:52
por kony76
civic Escreveu: 11 jun 2025, 17:49 Uma curiosidade, fizeste o update que "resolvia" o rapidgate?
Por convicção, não.
Mas não sei se já vinha com esse update ou se, em algum momento, o fizeram.

Re: DB Flecha Prateada

Enviado: 13 jun 2025, 14:57
por civic
Não vinha, lembro-me de que o update foi depois da minha primeira revisão, depois de julho de 2019, penso que recebest eo teu bem antes disto.

Depois vai contando a evolução do processo, estou curioso em ver como estão as celulas. ;)

Re: DB Flecha Prateada

Enviado: 13 jun 2025, 15:06
por kony76
civic Escreveu: 13 jun 2025, 14:57 Não vinha, lembro-me de que o update foi depois da minha primeira revisão, depois de julho de 2019, penso que recebest eo teu bem antes disto.

Depois vai contando a evolução do processo, estou curioso em ver como estão as celulas. ;)
Mas seja como for, o carro tem poucas cargas rápidas. Não me parece que seja por isso.
Também não ando a assapar nas AE.

O problema parece ser mesmo crónico dos Packs de baterias dos Leaf.

Re: DB Flecha Prateada

Enviado: 13 jun 2025, 15:20
por cfvp
civic Escreveu: 13 jun 2025, 14:57 Não vinha, lembro-me de que o update foi depois da minha primeira revisão, depois de julho de 2019, penso que recebest eo teu bem antes disto.

Depois vai contando a evolução do processo, estou curioso em ver como estão as celulas. ;)
O meu de 03/2019 acho que já tem. Fazendo uma pesquisa rápida mesmo em 2018 a Nissan já estava a oferecer a atualização.
kony76 Escreveu: 13 jun 2025, 15:06 Mas seja como for, o carro tem poucas cargas rápidas. Não me parece que seja por isso.
Também não ando a assapar nas AE.

O problema parece ser mesmo crónico dos Packs de baterias dos Leaf.
O problema é que mesmo sem cargas rápidas a bateria aquece na mesma. Por acaso deixavas o carro ao sol durante o dia? E qual era a tua rotina, carregavas a 100% e depois chegavas a casa com 30% ou assim?

Re: DB Flecha Prateada

Enviado: 15 jun 2025, 00:09
por kony76
A minha rotina é 100kms/dia.
Normalmente com cargas até nos 80%. Mas as vezes até os 100%.

Quando fazia pela nacional consumia entre os 35% a 40%, Pela AE, uns 60%.

Re: DB Flecha Prateada

Enviado: 15 jun 2025, 00:55
por cfvp
E deixavas o carro ao sol?

Re: DB Flecha Prateada

Enviado: 15 jun 2025, 14:11
por civic
kony76 Escreveu: 13 jun 2025, 15:06

Mas seja como for, o carro tem poucas cargas rápidas. Não me parece que seja por isso.
Também não ando a assapar nas AE.

O problema parece ser mesmo crónico dos Packs de baterias dos Leaf.
Eu já à muito tempo que venho a dizer que o problema das celulas do LEAF não são as cargas rapidas, mas sim a temperatura, mesmo sem fazeres nenhuma carga rápida podes andar com elas sempre no vermelho, não é dificil. Depois há outras questões, tipo levar o pack abaixo de 10%, cargas a 100%, tamanho dos ciclos, campo onde o meu foi sempre maltratado pois até aos 150 000kms a vida dele foi fazer ciclos acima de 80%,...;)

O ser crónico eu discordo, por enquanto, pois o teu caso será o primeiro que eu vejo que tenho todo o historial do carro e se pode tirar alguma conclusão, por isso estou muito curioso, conheço pelo menos 2 LEAFs com mais de 300 000 kms sem problemas nas celulas (iguais ao meu, versão Acenta e tudo), são de empresa e sempre carregados em AC, estes seriam para mim a referência, mas continuam a rolar sem problemas.