Página 75 de 105

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 04 nov 2015, 18:02
por pafi
Este deve ser o único forum do país onde se celebra o aumento de quilometragem. Deve andar tudo doido... (a propósito, daqui a pouco vou tirar foto dos meus 40k... :roll: )
Quantos já entraram no clube dos 100 mil?

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 04 nov 2015, 22:15
por mjr
Segundo este tópico (http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... &start=130) são 6 já com 100k.

Mais km significa mostrar que sim, é possível ter um carro elétrico e fazer muitos km sem ter de trocar a bateria uma vez por ano.

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 04 nov 2015, 22:26
por lmlr
Excelente, e muitos desses foram em prol da mobilidade eléctrica.

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 05 nov 2015, 01:40
por OCasal
Deve ser de longe o pack melhor do país na relação tempo, quilómetros, capacidade actual!

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 05 nov 2015, 13:33
por Malm
Parabéns. É preciso conhecer bem o que lhe faz mal à saúde para lhe prolongar significativamente a vida. E ter vida para isso também.

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 05 nov 2015, 13:56
por vgomes
Malm Escreveu: E ter vida para isso também.

Ora bem, hehehe

Parabéns MJR,
quem sabe, sabe.

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 17 mai 2016, 14:17
por mjr
Mais 10k km no papo. Já lá vão 110k km.
Screenshot_2016-05-14-13-03-24.png
Screenshot_2016-05-14-13-03-24.png (72.56 KiB) Visto 3460 vezes
IMG_2765.JPG
IMG_2765.JPG (59.55 KiB) Visto 3460 vezes

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 17 mai 2016, 14:47
por jpgoncalves2
Boa malha, mjr! :)

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 06 jun 2016, 10:41
por mjr
Este fim de semana foi muito profícuo para o meu Leaf.

Nada como começar com um teste da tomada antes de partir para o ENVE 2016. A bateria foi descarregada até abrir o contactor através do AC (em modo frio, claro 8-) ):
Screenshot_2016-06-03-23-26-36.png
Screenshot_2016-06-03-23-26-36.png (61.84 KiB) Visto 3387 vezes
No dia seguinte o panorama era o seguinte:
Screenshot_2016-06-04-06-44-23.png
Screenshot_2016-06-04-06-44-23.png (62.11 KiB) Visto 3387 vezes
E gastei 18,91kW.h. Isto daria um SOH face ao obtido com a bateria nova de 18,9/25 = 75,5%. Portanto, acima dos 73% reportados.

Reiniciei a carga e passado uma hora o panorama era este:
Screenshot_2016-06-04-07-23-35.png
Screenshot_2016-06-04-07-23-35.png (64.9 KiB) Visto 3387 vezes
E mais 0,27kW.h entraram no carregador.

Algo que nunca tinha visto no meu Leaf e em mais nenhum mk1 foi 97,1% de SOC. A tensão nas células era a mesma de sempre numa carga a 100%, mas o LBC estimou um SOC superior ao que tinha visto até agora. A minha especulação é que ele está a subestimar a capacidade e por isso o algoritmo que contabiliza o SOC ao ver mais carga a entrar no pack teve de aumentar o SOC (a alternativa era alterar a capacidade estimada, mas penso que isso é feito muito mais lentamente).

No total carreguei 19,17kW.h. Um ano antes tinha carregado 19,22 + 0,57 kW.h = 19,79kW.h. Portanto em um ano (na verdade 13 meses), perdi 0,62kW.h, ou cerca de 2,5% de capacidade. Mas isto foi a primeira medição, no dia seguinte repeti a brincadeira (250km depois).

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 06 jun 2016, 11:06
por mjr
A viagem para Coimbra começou assim:
Screenshot_2016-06-04-07-23-48.png
Screenshot_2016-06-04-07-23-48.png (84.04 KiB) Visto 3379 vezes
Decidi ser conservador e coloquei o CC em 75km/h durante todo o trajeto em AE. Quando parei o carro para carregar, já dentro do ENVE o panorama era este:
Screenshot_2016-06-04-09-35-17.png
Screenshot_2016-06-04-09-35-17.png (83.37 KiB) Visto 3379 vezes
IMG_2786.JPG
IMG_2786.JPG (82.57 KiB) Visto 3379 vezes
Demorei mais que o que era suposto para uma viagem de 120km a 75km/h porque parei na Antuã e na Mealhada para encher os pneus do carro (na Antuã estava roto o tubo e esvaziei um pouco o pneu em vez de o encher :evil: ) e para esvaziar o meu depósito.

Cheguei ainda com muita energia na bateria. Com CC a 75km/h faria certamente mais 15-20km. No limite ainda daria para fazer Porto- Pombal a 75km/h. Mais logo conto o resto.