Página 74 de 90
Re: DB Flecha Prateada
Enviado: 14 mai 2025, 16:38
por kony76
cfvp Escreveu: 14 mai 2025, 15:59
É semelhante ao que tenho no meu, mas eu tenho muitos menos kms. Provavelmente é o que me espera ao chegar a essa kilometragem, mas dúvido que lá chegue.
Edit: Agora o comentário do kony76 desapareceu.
Pois desapareceu! como me esqueci de colocar o quote, apagou e depois tive de esperar até poder mandar outra vez a mensagem.
para registo. A média anda à volta dos 15kwh.
O carro carrega quase sempre em casa. Cargas rápidas só mesmo nas férias, passeios maiores, etc. Tenho menos de 100 cargas rápidas. Mas nos último 2 anos, praticamente não tem nenhuma.
Re: DB Flecha Prateada
Enviado: 14 mai 2025, 16:40
por kony76
cfvp Escreveu: 14 mai 2025, 14:49
Obrigado kony76 por vires reportar este problema. Posso perguntar qual é a tua média global e quantas cargas rápidas?
Que reparação é feita? Isso já não acredito que seja o isolamento dos módulos.
Ok. Obrigado pelo dica. Vou analisar.
Re: DB Flecha Prateada
Enviado: 14 mai 2025, 17:08
por mafgod
Tenho uma ideia que nestes casos é um ou mais módulos que precisam de ser substituidos.
É ver com o leaf spy as células que estão mais baixas quando isso ocorre.
A falha no isolamento é outra coisa, que em caso de erro/alarme o carro deixa de funcionar

Re: DB Flecha Prateada
Enviado: 14 mai 2025, 17:29
por civic
Não consegues fazer uma leitura das celulas com o LEAFSPY ligado? Ver qual das celulas está a fazer isso?
Nunca vi um caso destes documentado no LEAF SPY, tenho alguma curiosidade, pois não acredito que seja problema de isolamento, esse dá alarme muito antes de acontecer uma coisa destas, acredito que seja alguma celula que esteja a lixar o pack todo, mas por degradação precoce e não isolamento.
Re: DB Flecha Prateada
Enviado: 14 mai 2025, 18:02
por kony76
civic Escreveu: 14 mai 2025, 17:29
Não consegues fazer uma leitura das celulas com o LEAFSPY ligado? Ver qual das celulas está a fazer isso?
Nunca vi um caso destes documentado no LEAF SPY, tenho alguma curiosidade, pois não acredito que seja problema de isolamento, esse dá alarme muito antes de acontecer uma coisa destas, acredito que seja alguma celula que esteja a lixar o pack todo, mas por degradação precoce e não isolamento.
Aqui vai.
Já devem ser algumas células/módulos.

Re: DB Flecha Prateada
Enviado: 14 mai 2025, 18:25
por cfvp
Porque aparece 160mil kms? Não era 173mil?
Re: DB Flecha Prateada
Enviado: 14 mai 2025, 20:21
por civic
Não me parece muito má essa bateria,se isso for em descarga profunda eu era gajo para comprar esse carro.

Re: DB Flecha Prateada
Enviado: 14 mai 2025, 21:16
por Nonnus
Essa imagem não é representativa do problema.
Quando o problema ocorre o Leaf spy mostra uma ou mais células com uma quebra de tensão acentuada. O diferencial dessas células é que fazem o carro ter esse comportamento.
Esse diferencial quando ocorre esse comportamento situa-se entre os 300mV e pode chegar ao 1V. Se isso acontecer aparece a tartaruga.
Agora acontece aos 50%, mas vai ter tendência a piorar e vai haver uma altura que se manifesta aos 75%.
Se agora com o tempo quente apresenta esse comportamento, quando vier o tempo frio vai ser muito pior. E sim, prejudica gravemente autonomia porque o carro tem muita energia dentro do pack só que não vai conseguir utilizar.
Carregado a 100% vai aparecer 200 e tal km de autonomia mas pode nem fazer 100km.
Edit: nem de propósito alguém postou este vídeo no fórum Leaf do Facebook.
https://youtu.be/3bQr29xO8E0?si=yVmPu6ite517Rw13
Re: DB Flecha Prateada
Enviado: 14 mai 2025, 23:43
por cfvp
Porque é que no LeafSpy aparece o valor da % a descer normalmente mas no carro não? Estranho.
Re: DB Flecha Prateada
Enviado: 15 mai 2025, 08:15
por civic
O que esse video mostra é que o problema pode não ter nada a ver com a bateria, 143mV não é nada por aí alem em termos de diferenças entre baterias num puxão desses, o pessoal começa a preocupar-se para lá dos 300mV. E depois temos o SoC que no LS não mexe como no display do carro, é estranho.