Página 73 de 90
Re: DB Flecha Prateada
Enviado: 04 mar 2024, 10:06
por BrunoAlves
É um parâmetro que ninguém tem bem, bem a certeza do que representa, mas o consenso mais alargado é ser a resistência interna da bateria (ou melhor, o inverso da resistência): quanto mais baixo o valor, maior será a resistência interna e por consequência as perdas.
Re: DB Flecha Prateada
Enviado: 04 mar 2024, 10:17
por kony76
Tendo então esta versão como válida, o HX de 82% estará dentro dos parâmetros?
Re: DB Flecha Prateada
Enviado: 04 mar 2024, 10:26
por cfvp
Segundo um suposto entendido na matéria, o Jorge Rocha, é um valor que por si só não dá para tirar conclusão nenhuma, porque se estiver baixo pode querer dizer que o carro tem sido usado de forma suave e esse valor é menos recalculado. Por outro lado, pode ter sido abusado (acelerações bruscas frequentes), o que leva ao recalculo desse valor com mais frequência. Neste caso ter um valor mais baixo revela que a resistência interna está mais alta.
Portanto sem saber o histórico de uso não dá para saber se é bom ou não ter esse valor. É um bocado semelhante ao SOH e os carregamentos a 100%.
Re: DB Flecha Prateada
Enviado: 04 mar 2024, 10:41
por kony76
Isto já parece muito complicado.
Mais vale esquecer esse parâmetro.

Re: DB Flecha Prateada
Enviado: 04 mar 2024, 10:54
por cfvp
kony76 Escreveu: 04 mar 2024, 10:41
Isto já parece muito complicado.
Mais vale esquecer esse parâmetro.
Esse e o SOH, pelo menos.

Re: DB Flecha Prateada
Enviado: 04 mar 2024, 18:55
por civic
kony76 Escreveu: 04 mar 2024, 10:41
Isto já parece muito complicado.
Mais vale esquecer esse parâmetro.
Já contei no bd do meu LEAF, enquanto andava a fazer viagens grandes o Hx andava pelo 100, desde que comprei o i4 que o LEAF tem andado só por aqui, já vi o HX a 80, no verão passado fiz umas viagens maiores e lá subiu ele para perto dos 90, agora anda outra vez nos 85, não é um valor fiavel, tal como o SoH.

Re: DB Flecha Prateada
Enviado: 14 mai 2025, 12:09
por kony76
E pronto, também o meu está a dar os sintomas que se tem ouvido em muitos outros Leaf.
Ela está atualmente com 173.000 kms, 80%SOH e 60%HX.
O sintoma é, baixar repentinamente a % de carga, por exemplo, numa subida na AE e depois, no final da subida, voltar ao normal. Isto acontece quanto a carga está abaixo dos 50%.
Isto, até o momento, não tem efeito nenhum na autonomia, mas é, certamente um mau sinal.
Eu gosto muito do carro, para o dia-a-dia é excelente. Até agora, passados quase 7 anos e 173.000kms não deu problema nenhum, foi só carregar e andar. Uma maravilha. Mas não sei bem o que fazer.
Vender o carro, com estes sintomas, vai desvalorizar muito o seu valor, que normalmente já está desvalorizado.
Reparar, também pode ser uma incógnita. Precisa de quê? isolamento? módulos novos? consegue-se arranjar material?
É pena o que está a acontecer a estes Leaf. São excelentes carros que passam a valer muito pouco, por esta problema de conceção.
Re: DB Flecha Prateada
Enviado: 14 mai 2025, 14:21
por mafgod
Posso sugerir
https://www.linkedin.com/company/2ndcyc ... edView=all empresa que tem reparado n situações dessas em TVDEs....
José +351 918 273 373
Re: DB Flecha Prateada
Enviado: 14 mai 2025, 14:49
por cfvp
Obrigado kony76 por vires reportar este problema. Posso perguntar qual é a tua média global e quantas cargas rápidas?
Que reparação é feita? Isso já não acredito que seja o isolamento dos módulos.
Re: DB Flecha Prateada
Enviado: 14 mai 2025, 15:59
por cfvp
É semelhante ao que tenho no meu, mas eu tenho muitos menos kms. Provavelmente é o que me espera ao chegar a essa kilometragem, mas dúvido que lá chegue.
Edit: Agora o comentário do kony76 desapareceu.
