Isso é uma falácia inacreditável.
A ideia pode ter nascido na SIBS. Ou no MB. Ou na VV. Mas a implementação, quer legal quer do modelo agora definido são totalmente risíveis.
Era espetacular ires ao MB levantar 50€ mas ao banco só pagarem 25€. Não dava pois não? Pois...
Os blackouts são só decorrentes da incompetência da MobiE. São só a consequência da causa que é *existir* uma MobiE. E existir uma MobiE em exclusividade, peça central de toda a operação, agora consagrada como intocável pelo RME. E isso depende do modelo.
Se não tens visto blackouts é porque tens andado desatento. Certo que não são tão demorados como dantes, mas eles têm aparecido. É ver no tópico dos blackouts que ainda há pouco foi registado mais um. Eu também não os tenho apanhado, por acaso

Não é uma questão de "se", é uma questão de "quando"
caz Escreveu: 21 out 2019, 22:36
Não entendo as críticas sistemáticas ao modelo, quando mais grave são as taxas, os termos fixos de potência, ...
Não há termos de potência para a ME. E as taxas foram agora definidas pelo RME, que regula o modelo, por isso...
Curiosamente, se não houvesse este modelo, havia lugar a termos de potência mas não havia taxas. Mas como em algumas situações a potência já lá estava, também não havia termo de potência.
Edit: esqueceste-te de mencionar qual é a complexidade que é retirada aos OPC, ou quais são as vantagens que eu honestamente não consigo encontrar...