Página 8 de 30

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Enviado: 02 mai 2019, 16:23
por FiwiPITO
:mrgreen: O Pedro é Top! ;) :clap:

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Enviado: 16 mai 2019, 23:17
por pemifer
caz Escreveu: 02 mai 2019, 00:25
PeMiFer: O video é interessante, mas o que queres mostrar ? podes explicar qual a tua conclusão ?
O vídeo prova que o modo ECO apenas muda o comportamento do acelerador. A potência está sempre disponível.


Nonnus Escreveu: 02 mai 2019, 11:22 Foi o que me disseram quando comprei o carro - "Não use o modo ECO porque o carro fica limitado".


Agora não só sabes que isso é mentira como tens uma prova.
Nonnus Escreveu: 02 mai 2019, 11:22 Não sei porque te deste ao trabalho de fazer esse vídeo...
Não foi trabalho foi uma brincadeira...
E já tenho os vídeos para fazer o vídeo da regeneração...
Só preciso de um tempinho...

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Enviado: 17 mai 2019, 01:46
por ExistingJellyfish
pemifer Escreveu: 16 mai 2019, 23:17
O vídeo prova que o modo ECO apenas muda o comportamento do acelerador. A potência está sempre disponível.

A potência está sempre disponível, mas se mudas o comportamento do acelerador não estás a tirar binário e rapidez de resposta ao carro?

Diria ser o que os "entendidos" dos stands querem dizer. No entanto é relevante para eles estarem a dizer isso? Num eléctrico que têm um binário estupido de qualquer forma acho que não, "potência" é o que não vai faltar

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Enviado: 17 mai 2019, 09:39
por mjr
Apenas muda o tempo de resposta se contarmos com o tempo que o pé demora a ir da posição de repouso até ao fundo do acelerador, pois para obter a mesma resposta no modo ECO temos de pressionar mais o acelerador. Esse tempo estará abaixo do décimo de segundo por isso é a meu ver irrelevante.

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Enviado: 17 mai 2019, 15:31
por pemifer
ExistingJellyfish Escreveu: 17 mai 2019, 01:46 A potência está sempre disponível, mas se mudas o comportamento do acelerador não estás a tirar binário e rapidez de resposta ao carro?
Diria ser o que os "entendidos" dos stands querem dizer. No entanto é relevante para eles estarem a dizer isso? Num eléctrico que têm um binário estupido de qualquer forma acho que não, "potência" é o que não vai faltar
Não percebi o que queres dizer...
O modo ECO não tira nada, apenas muda o comportamento do acelerador.
Podes ver na imagem se tiveres o pedal ao que eu chamei de 50% de acelerador (eu sei que é mais, talvez o correto seja 68%) tens 68% da potência.
É óbvio que também consegues ter 68% de potência com o ECO desligado, é uma questão de não carregares tanto no acelerador.
Quando tens 68% da potência, independentemente do modo, tens o binário correspondente.
20190428_190005.jpg

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Enviado: 20 mai 2019, 00:04
por ExistingJellyfish
pemifer Escreveu: 17 mai 2019, 15:31
ExistingJellyfish Escreveu: 17 mai 2019, 01:46 A potência está sempre disponível, mas se mudas o comportamento do acelerador não estás a tirar binário e rapidez de resposta ao carro?
Diria ser o que os "entendidos" dos stands querem dizer. No entanto é relevante para eles estarem a dizer isso? Num eléctrico que têm um binário estupido de qualquer forma acho que não, "potência" é o que não vai faltar
Não percebi o que queres dizer...
O modo ECO não tira nada, apenas muda o comportamento do acelerador.
Podes ver na imagem se tiveres o pedal ao que eu chamei de 50% de acelerador (eu sei que é mais, talvez o correto seja 68%) tens 68% da potência.
É óbvio que também consegues ter 68% de potência com o ECO desligado, é uma questão de não carregares tanto no acelerador.
Quando tens 68% da potência, independentemente do modo, tens o binário correspondente.
Desculpa, não me expliquei correctamente.
Em condução normal, em que não está simplesmente a colar o acelerador ao fundo ou a manter num ponto certo, como a resposta é diferente vais ter a sensação do carro puxar ligeiramente menos e de ter de dar mais ao pé, independentemente da potencia estar lá toda como efectivamente está.

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Enviado: 20 mai 2019, 17:54
por pemifer
A primeira compra que fiz antes da chegada do Leaf do Wisconsin foi um EVSE uma vez que o EVSE que vinha era de 110v.
Com a mudança de Leaf e respetiva mudança da marca de J1772 para Menekkes o meu maravilhoso EVSE regulável ficou inútil.
Pedi ao Apr para me fazer a mudança de ficha e, aproveitei, para lhe pedir para mudar o comportamento do botão.
O botão permitia mudar a potência de carregamento mesmo estando a carregar.
Até aqui, tudo bem, a ficha foi mudada, o botão só funciona com o cabo desligado do lado do carro mas... eu antes tinha 6 níveis de potencia, 3 abaixo de 16A e 3 acima e agora o EVSE tem 7, 4 abaixo de 16A e 3 acima.
Tive de investigar como estariam divididos os níveis de potência.
Aproveitei e analisei tambem as perdas.
As conclusões que tiro da minha análise são as seguintes:
as perdas são mais ou menos constantes nas diferentes potências
em percentagem quanto mais alta a potência menor a perda
o EVSE da Nissan tem menores perdas do que o EVSE regulável
Observação: os valores observados uma única vez, mais ou menos durante 5 minutos cada, não podem ser considerados com precisão exagerada.
Até a diferença de perda no EVSE da Nissan pode ter sido motivada por alguma diferença na rede uma vez que não testei no mesmo dia.

A verde a potência de entrada no carro; a azul a potência utilizada. (valores reportados pelo Leaf Spy)
4 valores abaixo de 16A; ainda vi 1 acima dos 16A; a ultima linha corresponde ao EVSE Nissan.
Imagem
Imagem

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Enviado: 20 mai 2019, 18:44
por VETL
Há aí qualquer coisa que não está bem. Não existem carregamentos a 5A (a não ser que o carro esteja a limitar por o carregamento estar a terminar ou durante a fase final a que chamam balanceamento).
Esse teste com LeafSpy, sabendo de antemão da falta de rigor do sensor de corrente do carro, não levará a grandes conclusões.
Para conclusões devia ser medido por outros aparelhos e a tensão de entrada também devia ser conhecida.
Assim não é possível concluir nada.

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Enviado: 20 mai 2019, 22:20
por Apr
pemifer Escreveu: 20 mai 2019, 17:54 agora o EVSE tem 7, 4 abaixo de 16A e 3 acima.
toques curtos: 6, 10, 14 e 16
toques longos: 20 25 32
pemifer Escreveu: 20 mai 2019, 17:54 o EVSE da Nissan tem menores perdas do que o EVSE regulável


testa melhor vais ver que estás enganado, no limite o regulável ate deveria ter menos perdas porque tem maior secção de cabo, mas com essas correntes e distancias é tudo desprezável.

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Enviado: 22 mai 2019, 10:16
por pemifer
Apr Escreveu: 20 mai 2019, 22:20
pemifer Escreveu: 20 mai 2019, 17:54 agora o EVSE tem 7, 4 abaixo de 16A e 3 acima.
toques curtos: 6, 10, 14 e 16
toques longos: 20 25 32
pemifer Escreveu: 20 mai 2019, 17:54 o EVSE da Nissan tem menores perdas do que o EVSE regulável


testa melhor vais ver que estás enganado, no limite o regulável ate deveria ter menos perdas porque tem maior secção de cabo, mas com essas correntes e distancias é tudo desprezável.
O teste do regulável e do da Nissan não foram no mesmo dia.
Só fiz o teste para perceber quais eram as potências no regulável mas achei piada aos dados recolhidos e aproveitei para comparar com o da Nissan.
Vou tentar recolher dados dos dois EVSE mas no mesmo dia. Vou tentar lembrar-me de ver a voltagem.
Mas os meus únicos aparelhos de medição são um multímetro e o Leaf Spy.

Uma vez comparei a voltagem da bateria de 12v mostrada no Leaf Spy com a medição feita com o multímetro e eram iguais, mas isso é outra coisa.

Mas tens muita razão, é melhor não tirar conclusões de uma única medição.

Com o outro carro era mais fácil obter informação.
Este carro inativa o OBD quando desliga.
Eventualmente o outro tambem inativava e ativava quando começava a carregar mas o telemovel era Samsung e agora é Huawei.
A diferença tambem pode estar aí.