Página 8 de 30

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 12 mar 2018, 09:45
por migle
Não. Para isso mais valia não ter deixado a bateria descarregar tanto, parar antes e não depois.

Não é completamente claro ainda para mim se isto é verdade, mas se abaixo dos 80%, na ausência de constrangimentos com a temperatura, ele carrega à carga máxima, então podemos fazer a seguinte comparação, sempre tendo em conta que a potência P = VI e que a tensão é mais alta em SoCs mais altos.

A 125A, em 20 minutos qualquer dos casos abaixo terá carregado 42Ah (corrente vezes tempo):
  • Um Leaf de 40 kWh a começar o carregamento nos 10%
  • Um Leaf de 30 kWh a começar o carregamento nos 20%
  • Um Leaf de 40 kWh a começar o carregamento nos 40%
Porém, no primeiro caso, estando a um SoC mais baixo, tensão mais baixa, esses 42Ah terão custado menos energia ao PCR e também vão render menos energia durante a descarga. O último caso será certamente aquele em que os 42Ah custam mais energia ao PCR e também vão render mais energia durante a descarga.

Ou seja, em AE, mais vale andar com SoCs altos, desde que isso não provoque um carregamento acima dos 80%. Mesmo quem usa o carro com SoCs baixos, antes de uma viagem o lógico é enchê-lo a 100%.

Também podemos dizer que no terceiro caso, por a tensão ser maior, também o calor dissipado vai ser maior e isso vai fazer com que o BMS corte o carregamento. Mas esse raciocínio é errado, porque se eu sei que vou precisar de tanta energia para a minha deslocação (e.g. 20kWh), no terceiro caso não preciso de tantos Ah para atingir essa energia, posso cortar o carregamento mais cedo e se calhar não aquece é tanto.

Realmente valia a pena um novo desporto automóvel: corridas de VEs e com carregamentos!

Mas era com baterias de 24 kWh. Isso é que era realmente excitante!

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 12 mar 2018, 12:34
por mjr
Não tive oportunidade de fazer um carregamento a iniciar em SOCs médios e a temperatura das células abaixo dos 45C, por isso não consigo confirmar a questão de se é melhor andar com SOCs baixos ou altos em viagens com várias CR. Agora só devo ter o carro (o meu) lá para julho, por isso se entretanto alguém que receba o Leaf 2 puder fazer esse tipo de testes era interessante.

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 12 mar 2018, 16:32
por ruramos
Alguém já deixou aparecer o modo tartaruga e com o leafspy chegou a estes dados.. tirei isto do face.

Turtle mode reached Leafspy numbers:
When km reading shows --- theres 6kWh left in battery.
When Battery % shows --- theres 4kWh left.
When Turtle comes on, there is 1kWh left

Imagem

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 12 mar 2018, 18:37
por mjr
Excelente, a vantagem de ter uma bateria grande é poder usar reservas enormes. Não tem indicação da tensão em que apareceu a tartaruga?

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 18 mar 2018, 15:12
por BECOOL
SOC a 19 %, carregamento a 23 kW e a bateria ainda nem estava quente

https://twitter.com/ecocars1/status/975320977985982471

Que venha o e-Plus depressa.

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 18 mar 2018, 15:16
por lmlr
Ui, no verão vai ser giro :oops:

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 18 mar 2018, 15:18
por lmlr
Já agora, alguém sabe a marca do posto?

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 18 mar 2018, 15:43
por Orlando
BECOOL Escreveu:SOC a 19 %, carregamento a 23 kW e a bateria ainda nem estava quente

https://twitter.com/ecocars1/status/975320977985982471

Que venha o e-Plus depressa.
E se for um pcr capado, chamamos a isso o quê?

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 18 mar 2018, 16:13
por mjr
A mim aconteceu algo semelhante com a temperatura no sensor mais quente de 44ºC. Curiosamente, noutra carga carregou a 33kW com 45ºC no sensor mais quente:

2018/02/24 19:47:12 - 68,8A - 342V - 44.1C ; 39.8C ; 33.1C
2018/02/25 10:33:39 - 86.8A - 383V - 45.0C ; 42.0C ; 37.4C


No segundo caso as temperaturas são muito superiores e apesar disso estava a carregar bem mais rápido.

Há aqui algo de estranho, pode ser bug no BMS do carro. Pena não haver dados do Leaf Spy neste caso.

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 18 mar 2018, 18:59
por BECOOL
Orlando Escreveu:
BECOOL Escreveu:SOC a 19 %, carregamento a 23 kW e a bateria ainda nem estava quente

https://twitter.com/ecocars1/status/975320977985982471

Que venha o e-Plus depressa.
E se for um pcr capado, chamamos a isso o quê?
É possível, mas pouco provável porque o vídeo foi feito pela eco-cars.net e eles costumam usar aquele posto para carregamentos rápidos. O posto em causa é de 50 kW.

Nem toda a gente precisa de carregamentos rápidos, mas a Nissan devia esclarecer isto. Primeiro afirmou que o novo Leaf carregava de 0 a 80 % em 40 minutos, depois já era entre 40 e 60 minutos, e daqui a pouco já vai dizer entre 1 e 2 horas... Não deixa de ser um bom carro eléctrico, o Zoe também carrega a 22 kW e é o mais vendido na Europa. Tem é de haver transparência no que se vende.