Página 8 de 61

Re: Leaf 2.zero

Enviado: 29 out 2017, 10:40
por lmlr
Vejam o panfleto, lá está 17 kWh/100km. Se está certo ou errado, só os testes o podem confirmar, mas se estiver certo é muito mau.

Re: Leaf 2.zero

Enviado: 29 out 2017, 11:26
por mjr
Obviamente que não pode ser NEDC. Para os 385km de autonomia NEDC o consumo NEDC da tomada tem de andar entre os 11-12kW.h/100km.

Re: Leaf 2.zero

Enviado: 29 out 2017, 11:31
por lmlr
mjr Escreveu:Obviamente que não pode ser NEDC. Para os 385km de autonomia NEDC o consumo NEDC da tomada tem de andar entre os 11-12kW.h/100km.
Pois não, mas que lá está, está.

Vejam o PDF sff: Consumo homologado NEDC: 17kWh/100km. Não digo que seja a verdade, mas está lá, e simplesmente acho estranho, como referi atrás.

Re: Leaf 2.zero

Enviado: 29 out 2017, 14:55
por mjr
Também está lá: "Preços e especificações em vigor, salvo erro tipográfico." Certamente será o caso.

Re: Leaf 2.zero

Enviado: 29 out 2017, 16:19
por lmlr
mjr Escreveu:Também está lá: "Preços e especificações em vigor, salvo erro tipográfico." Certamente será o caso.
Exatamente, eu só disse que achava estranho! Não afirmei nada, até porque não "bate a bota com a perdigota".

Isto parece aquela discussões do facebook :shock:

Re: Leaf 2.zero

Enviado: 29 out 2017, 20:52
por mjr
Aqui a questão é que numa bateria de 40kW.h não é possível ter uma autonomia de 385km com um consumo de 17kW.h/100km. Por isso ou os 17kW.h/100km são noutro ciclo (WLTP? Mesmo assim pouco provável) ou é um erro no valor.

Re: Leaf 2.zero

Enviado: 29 out 2017, 21:46
por lmlr
É deveras estranho, seguramente um erro, embora para fazer os 385 tenha que ter um consumo perto dos 10kWh, o que na maior parte das vezes é muitooooo complicado de fazer. Com um consumo de 13kWh, fará uns 300km, assumindo que terá uns 38kWh úteis.

Eu vou estar atento aos primeiros testes.

Re: Leaf 2.zero

Enviado: 29 out 2017, 22:03
por mjr
Os 385km são no ciclo NEDC, que é extremamente lento. Basicamente equivale a andar em plano a cerca de 60-70km/h com CC. O expectável é que a autonomia real ande por volta dos 250-300km em condução moderada e 200-250km em condução mais acelerada. A 120km/h (reais, não pelo velocímetro) antecipo 180-200km de autonomia.

Re: Leaf 2.zero

Enviado: 29 out 2017, 22:45
por migle
O ciclo de estrada NEDC corresponde a isso. Mas esta autonomia é dada com base no ciclo combinado, que inclui 3 ciclos urbanos com velocidade máxima de 50 e média de 18.
Nada útil para estimar a autonomia de um VE, portanto.

De resto, o folheto do Leaf de 2017 também tinha gralhas.

200 km a 120 parece optimista. O simulador de autonomia da Renault não dá 180 km ao Zoe de 41 kWh. O Zoe tem menor área frontal que o Leaf, com Cd semelhante (não sei o terceiro algarismo). Consegue também 400 km no NEDC. Por que razão conseguiria mais o Leaf?

Re: Leaf 2.zero

Enviado: 29 out 2017, 22:49
por oops
180 km de autonomia a 120 km/h no Leaf 40.
Se pensarmos que entre pcr's por várias razões queremos andar entre os 20% e os 80% de soc dá uma autonomia "útil" de 108 km o que exige 2 paragens numa viagem Lisboa Porto.
Gastar a bateria entre os 20 e os 80% dá cerca de 22kWh o que representará 30 minutos num PCR a 50kW, portanto o ideal.