Página 8 de 15

Re: Apresentação Leaf 2018

Enviado: 10 set 2017, 01:49
por RNM
BECOOL Escreveu:RNM nos carros eléctricos há espaço limitado para pôr baterias, logo o mais importante é o volume, não é o peso.

A densidade de energia volumétrica aumentou 67 % porque a bateria é do mesmo tamanho e a capacidade aumentou 67 % (40/24). Quanto ao peso ainda não se sabe, mas aposto contigo que aumentou. Tal como aconteceu na nova bateria ZE 40 para o Zoe, o tamanho manteve-se, mas o peso aumentou (15 kg).

Não é por acaso que a Tesla sempre que faz uma apresentação a gabar as suas células fala em Wh/L.

https://youtu.be/4D9erJtiwuU?t=486

Prometo que assim que se souber o peso da bateria faço um artigo completo sobre as novas células da AESC.
Será Tesla a excepção que confirma a regra?

A SKInnovation gabou-se dos Wh/kg com o lançamento do Soul.
A Samsung, para as células de 60, 94 e 120 Ah tb deu enfase aos Wh/kg.
Entre outros fabricantes de baterias.

Como engenheiro que já trabalhou com veículos eléctricos, não concordo que o espaço seja mais limitativo que peso. Principalmente porque quanto mais pesado, mais caro. E o preço das baterias ainda é "o rei da festa" no VE.
E escuso de dizer que se aumentarmos os Wh/kg e mantivermos a densidade, os Wh/l tb sobem.

Re: Apresentação Leaf 2018

Enviado: 10 set 2017, 06:27
por VETL
Nessas contas do espaço ocupado calcularam com base no pacote por fora ou tiveram em consideração este "Células à larga dentro do pack..."?

Re: Apresentação Leaf 2018

Enviado: 10 set 2017, 12:21
por sparrow
Já há informação oficial do coeficiente de aerodinâmica?

Re: Apresentação Leaf 2018

Enviado: 10 set 2017, 12:21
por beme83
A Nissan parece ter tido alguns problemas ao pensar no aspecto interior do leaf. Velocímetro analógico?mas que desperdício de espaço podiam ter optado por um painel de instrumentos todo digital.
Além disso voltaram ao travão elétrico...e como já referi a consola central central e a sua colocação de botões ui ui....não me parece nada intuitivo

Re: Apresentação Leaf 2018

Enviado: 10 set 2017, 12:37
por ruramos
sparrow Escreveu:Já há informação oficial do coeficiente de aerodinâmica?
Li em qualquer lado que era o mesmo da versão anterior.. Acho que é 0.28.

Re: Apresentação Leaf 2018

Enviado: 10 set 2017, 12:41
por sparrow
Ainda há bocado vi um vídeo oficial da nissam que diz improved aerodinamics... Se melhorou não pode ser igual...

Re: Apresentação Leaf 2018

Enviado: 10 set 2017, 12:51
por mjr
Se for mesmo 0.28 é melhor que REAL da versão anterior. Testes independentes deram sempre mais de 0.30 no Cd.

Re: Apresentação Leaf 2018

Enviado: 10 set 2017, 12:57
por RNM
mjr Escreveu:Se for mesmo 0.28 é melhor que REAL da versão anterior. Testes independentes deram sempre mais de 0.30 no Cd.
Fontes de alguns desses testes
viewtopic.php?f=12&t=5270

Convém lembrar "improved aerodinamics" não é sinónimo de Cd mais baixo. Desde menor área frontal até menor ruído aero, tudo vale para escrever essa frase.

Re: Apresentação Leaf 2018

Enviado: 10 set 2017, 13:36
por BECOOL

Re: Apresentação Leaf 2018

Enviado: 10 set 2017, 20:37
por MINInDalila
Orlando Escreveu:
Mas qual Model 3?
Quem estiver a fazer conta com o ovo está tramado....Se o Musk conseguir atingir a produção de 200.000TM3 por ano, poderemos falar em 2019...até lá andem a eletrões que o resto é conversa.
Mas porquê 200000?