t3lmo Escreveu:Para me certificar que o material estava bem implementado, enviei-lhes uma mensagem a questionar como era feito o switch, se tinham um relay para cada fase ou um contactor de 2 fases.
Dizem que usam 2 relays da Panasonic integrados num dispositivo desenhado por eles. Tanto a fase como o neutro são cortados.
Ok, só faltou testar para tirar a questão limpo
Lá fui buscar o multimetro e confirma-se que não existe condução entre qualquer nos pinos da ficha J1772 e dos terminais da schuko. Só o terminal de terra está direto.
Deixei de ter dúvidas. Quem quiser testar também, tenho cabo disponivel na zona de Lisboa
Pelas fotos das medições do Telmo, estas fichas J1772 não têm os furos em baixo para saída de água. Assim sendo, o botão de cima também deve estar estanque.
A fichas da Dostar e as que a Nissan coloca nos EVSEs de origem deixam entrar água no botão e têm furos em baixo para a água sair.
Cortar N+F é bom, mas também não faz sentido ser diferente num EVSE com ficha schuko na ponta. Telmo consegues tirar umas fotos da parte de cima da ficha onde está o botão e na parte de baixo onde está a agarrada a tampa de borracha? Essa ficha é exatamente igual à que eu tenho no meu EVSE portátil (com botão de plástico preto). De onde veio o IP67 que referiste uns posts atrás, perguntaste a eles? Já agora se tens um bom relacionamento com eles questiona que tipo de proteções o EVSE inclui. Se faltarem proteções de sobretensão podes adiciona-las tu na ficha CEE que tem espaço.
A tomada J1772 é igual á do cabo BMW/Mennekes que tenho, com os canais de fluxo de água.
O IP65 (não 67) escreveram eles no e-mail. Vale o que vale, mas ao pó e chuva, aplica-se. Se fosse 7 daria para mergulhar a durante a carga
Ok obrigado pelas imagens, a ficha é normal e tem diferentes niveis de proteção dependente do estado dela. Confesso que não entendi bem o datasheet relativamente a esse ponto, o que parece certo é que o interior da ficha continua a não ser projetada para levar eletrónica. Mas cada um sabe de si e se estás confortável em andar com isso à chuva... a mão é tua!