Página 8 de 17
Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza
Enviado: 31 dez 2015, 00:12
por VETL
Muito bem!
Sabe como vai o "Soul EV Spy"?
Já dá para experimentar?
Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza
Enviado: 31 dez 2015, 01:19
por oops
Não sei de nada VETL.
Há uns tempos tentei perceber em que pé estavam as coisas mas não cheguei a lado nenhum. Aliás eu não percebo nada disto. Só descrevi aqui o teste da tomada que estou a fazer para confirmarem que era mesmo assim.
Já agora, qual é a energia expectável que o contador marque? 29 kWh?
Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza
Enviado: 31 dez 2015, 09:14
por fernandinand
Parabéns pela bonita viatura!
Há cerca de 1 mês indaguei junto da KIA Portugal se ainda havia unidades há venda...foi-me dito que tinham vindo cerca de 15 unidades para Portugal..todas vendidas

Ainda bem que foste um dos felizardos!
Bons kms!
Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza
Enviado: 31 dez 2015, 13:10
por oops
Vai em 29 kWh e faltam 4%
Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza
Enviado: 31 dez 2015, 14:06
por Fil
Muito bom! Estes relatos são excelentes, para actuais e novos utilizadores. Continue o bom trabalho;) muitos e bons klms.
Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza
Enviado: 31 dez 2015, 15:23
por oops
Resumo do teste da tomada:
Carga de 0 a 100% - 30,5kWh
Evse - 10A da Kia mas que o carro só puxa 8,7A
Tempo de carga - 15 horas e 20 minutos
Se a bateria tiver a capacidade anunciada de 27kWh dá uns 11% de perdas. Isso é bom? Qual poderá ser a perda com um evse de 16A? E de 32A ainda será menor que com o de 16?
Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza
Enviado: 31 dez 2015, 16:19
por Orlando
Faltavam 4% e carregou 1,5kw...é muito.
Dá 375w por 1%...logo a bateria teria 37.5kWh...
Só se for balanceamento ativo e aí gastou uma pipa de energia para equilibrar as celulas. Tens as tensões das celulas?
De qualquer das formas, penso que tens mais de 11% de perdas, mais perto dos 14%
Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza
Enviado: 31 dez 2015, 16:59
por FullElectric
rdias Escreveu:A bateria do kia tem 30.3 kWh , dos quais 27 são úteis.
Carregar 30, acho pouco. Mas já tens aí a tua referência.
Eu penso que é normal e o espectável mas seria interessante ter este teste a 16A para comparar com os valores dos Leaf. Contudo parece ter valores equivalentes de perdas.
O Soul mantém algum sistema de arrefecimento ligado durante o carregamento?
Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza
Enviado: 31 dez 2015, 19:00
por oops
fernandinand Escreveu:Há cerca de 1 mês indaguei junto da KIA Portugal se ainda havia unidades há venda...foi-me dito que tinham vindo cerca de 15 unidades para Portugal..todas vendidas
Penso que Portugal só teve 4 ou 5 soul's EV.
Ouvi falar em mais 2 ou 3 unidades para o primeiro trimestre de 2016. Os grandes mercados europeus levam tudo!
Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza
Enviado: 31 dez 2015, 19:10
por oops
Orlando Escreveu:Faltavam 4% e carregou 1,5kw...é muito.
Dá 375w por 1%...logo a bateria teria 37.5kWh...
Só se for balanceamento ativo e aí gastou uma pipa de energia para equilibrar as celulas. Tens as tensões das celulas?
De qualquer das formas, penso que tens mais de 11% de perdas, mais perto dos 14%
Eu não estava junto ao carro quando a carga acabou pelo que não sei qual o consumo nos últimos pontos percentuais e só sei o que o computador do carro me diz, não tenho nenhum programa tipo "soul spy".
Em relação às perdas continuo convencido que desperdiço 11,48% da energia que utilizo para carregar o carro.