Página 8 de 61

Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh

Enviado: 29 mai 2015, 01:44
por OCasal
Pelo que percebi não serão muito melhores do que as actuais no que respeita a degradação!

Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh

Enviado: 29 mai 2015, 08:38
por Orlando
rdias Escreveu:A LG lançou ontem a noticia que esta pronta para fornecer packs de 80 kwh a 120 kwh.... agora tudo depende da nissan... renault... General motors... acho que até esperam pela Tesla... são tão amigos :lol:
Tb vi essa notícia, e pensei logo que ninguém queria perder a corrida....mas com o carro a sair em finais deste ano, a decisão poderá já estar tomada há muito...resta saber se esta notícia é namoro para futuro pack de 48kwh.

Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh

Enviado: 29 mai 2015, 08:54
por OCasal
Em que química? Para dimensões semelhantes aos actuais?

Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh

Enviado: 29 mai 2015, 13:03
por BECOOL
Essa notícia da LG não tem pés nem cabeça. Com 5 baterias em paralelo do Leaf actual também podemos ter os 120 KWh. O que interessa é saber preço, volume e peso por KWh. É a LG a mexer-se para ganhar mais contratos com fabricantes automóveis :)


Fica aqui um grupo do facebook com informações interessantes sobre o Leaf:

Código: Selecionar todos

https://www.facebook.com/groups/162244573806988?view=permalink&id=992284080803029&_rdr

Nos EUA os concessionários já podem fazer reservas ao novo modelo com bateria de 30 KWh.

Imagem


Quanto à bateria de 30 KWh, espero que não seja aquela da notícia da NEC, pois significa que continuará a usar a mesma química LMO. No entanto, basta o aumento de capacidade para por si só diminuir a degradação.

Se com a bateria actual fizermos 120 km por ciclo, ao fim de 500 ciclos fazemos 60.000 km. Mas se a capacidade de bateria aumentar 25%, em vez de 120 km por ciclo fazemos 150 km, ou seja, após 500 ciclos fazemos 75.000 km. Depois interessa saber a temperatura média a que estes 500 ciclos foram feitos, pois influencia a capacidade restante da bateria que varia entre os 80% e os 60%.

Mas reter 80% da capacidade em temperatura ideal após apenas 500 ciclos de carga/descarga demonstra que a química LMO está ultrapassada. E que a Nissan nunca devia ter optado por ela.

Vejam esta célula de lítio NMC da XALT Energy (famosa antiga Dow Kokam).

Código: Selecionar todos

http://www.xaltenergy.com/images/pdfs/datasheets/XALT_SpecSheet_75Ah_HE.pdf
Retém 80% da capacidade após 4.000 ciclos se a bateria for 100% descarregada. Ou 8.000 ciclos se for 80% descarregada.

Também gostava de ter as especificações técnicas de outras células NMC, como as da LG usadas no Volt e no Zoe e também as da SK Innovation usadas no Kia Soul EV.

A escolha da bateria sempre foi a minha maior critica à Nissan. A mudança para NMC é inevitável, veremos se acontece já este ano ou só na segunda geração do Leaf.

Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh

Enviado: 29 mai 2015, 14:26
por OCasal
Então a química já usada nos mk2 não é resistente ao calor, as tais baterias conhecidas como lagarto?

Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh

Enviado: 29 mai 2015, 14:43
por Fil
É mais resistente, pelo menos é isso que vamos vendo aqui pelo fórum, mas sem arrefecimento vai degradar na mesma, demora é mais tempo.

Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh

Enviado: 29 mai 2015, 14:45
por BECOOL
Os mk2 apareceram em 2013, mas as baterias "lizard" só apareceram em 2014 e oficialmente só foram confirmadas para os EUA, mas acredito que carros Leaf de finais de 2014 já tenham esta bateria, seja nos EUA, Europa ou Japão.
Also as part of that replacement, Brian Brockman (Sr Manager) from Nissan says the new pack has the much anticipate new 2015 “lizard” battery, more able to take extreme heat.

Código: Selecionar todos

http://insideevs.com/breaking-nissan-prices-leaf-battery-replacement-5499-new-packs-heat-durable/
A notícia da NEC é antiga e mostra que havia a preocupação em aumentar a densidade energética. Entretanto as prioridades mudaram, por isso antes do aumento de densidade energética, houve o aumento de resistência às temperaturas elevadas. Infelizmente nisto das baterias há muito secretismo, é difícil encontrar informação.

A química LMO pode ser melhorada, mas não há milagres.

Actualmente com a bateria "lagarto" a degradação aos 500 ciclos não é tão influenciada pela temperatura, pode ser que a 45º C em vez de manter 60% da capacidade, agora fique mais perto dos 80% que a bateria mantém se estiver a 20º C.

Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh

Enviado: 29 mai 2015, 16:06
por Orlando
OCasal Escreveu:Pelo que percebi não serão muito melhores do que as actuais no que respeita a degradação!
E não é apenas isso.
Um ganho de 25% na bateria equivale a qts kms reais???
Vamos imaginar que dá para mais 30kms abismais (50km em velocidade slow)....acham que o pessoal que hesita compra? Vai comprar por causa de 30kms? Não sejam ingénuos. Claro que vai ajudar, mas não vai convencer a malta.
Eu sei que é apenas um boato, mas eu vou partilhar uma coisa que me deixa de cabelos em pé por causa de 30kms fantásticos a mais, é que dentro da Nissan já se sabe que o Leaf de 350kms está pronto e poderia entrar já em produção, e estamos entusiasmados por causa de 25%de bateria...lol
O Sr Carlos bem pode tirar o chapéu ao Sr Tesla, que deve esfregar as mãos, pois se a concorrência tem meios e não os utliza, cada vez serão mais os futuros clientes em teslamotors.com a fazer uma encomenda do Tesla III. Na verdade, a Nissan poderia mostrar que o mundo autómovel mudou e compreendeu isso, mas não!
Enfim, venham as migalhas.

Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh

Enviado: 29 mai 2015, 16:57
por mjr
25% mais de autonomia (mais 30% se considerarmos em relação à energia disponível até ao aviso de bateria fraca que para muita gente significa bateria descarregada) ao mesmo preço atual parece-me excelente.

350km no Leaf atual acho que só em contos de fadas, não há espaço. Quem puder/quiser aguardar mais um ano e meio terá obviamente muito melhor solução com o Leaf 2, com os tais 250km reais, prováveis 350-400km NEDC. Até lá, mais 25% de autonomia é, para mim, muito bem vinda.

Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh

Enviado: 29 mai 2015, 17:15
por alexmol
Alguém que tenha os números à mão pode fazer as seguintes contas para os VE's actualmente à venda ou previstos para breve em Portugal :?: :!:

kWh úteis da bateria / preço do VE excluindo incentivos
Autonomia NEDC / preço do VE excluindo incentivos

Mesmo oferecendo "migalhas" é sempre bom para uma marca estar no TOP neste tipo de contas.