Página 8 de 73

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Enviado: 01 mai 2014, 10:40
por Apr
VETL Escreveu:
Apr Escreveu:...
Eu como gosto destas coisas vou tentar montar um de raiz, mas não tenho ilusões que vai demorar um bom bocado até ter todos os componentes.
Boa Apr!
Eu propunha um tópico acerca deste desafio.
Que tal?
Prometo que se correr bem documento o melhor que conseguir.

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Enviado: 01 mai 2014, 11:16
por RJSC
Se houver algum problema eu ajudo.
Só suspeito de problemas com a tal ligação à ficha mennekes com as fichas bullet já que as fêmeas são um cilindro sem mola e nas mennekes a fêmea tem mola.
Poderá haver um mau contacto que faça aquecer o pino e derreta plástico.

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Enviado: 01 mai 2014, 13:21
por mrr
Apr Escreveu:Olá mrr,

O link é aqui -> https://code.google.com/p/open-evse/
A loja é aqui -> http://openevse-store.myshopify.com/

Comprei isto:
ImagemImagem
e no ebay isto:
Imagem

Eu como gosto destas coisas vou tentar montar um de raiz, mas não tenho ilusões que vai demorar um bom bocado até ter todos os componentes.


Entretanto hoje lá chegou o cartão da mobi.e. Fico muito contente por saber da brochura que acompanha o cartão que no final do primeiro semestre de 2011 vão haver 50 postos de carregamento rápido :roll:

Para quem quiser saber, o tempo que demorou a receber o cartão em casa foi de 5 semanas, com alguns telefonemas que não sei se aceleraram ou não o processo.
Já tinha visto este EVSE, mas como tem que se montar, para mim não dava, de electrónica dou uns toques mas muitos fracos, tinha que ter ajuda de certeza e muito medo de dar cabo do carro.
Talvez ate seja simples, nada como criares um Tópico só para explicar como se monta e ainda vamos ter aqui muita gente a fazer o mesmo. :lol:

Já agora o que mandas-te vir do Ebay é um rele?

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Enviado: 01 mai 2014, 14:39
por Filipe
Apr Escreveu:Hoje de manhã fui buscar o Leaf a um posto mobi.e onde pernoitou a carregar até 100%

Na minha ebike, num sentido gastei isto:
Imagem


Na volta gastei isto:
Imagem

Portanto, com quase uma ordem de grandeza de diferença, a minha bike gasta 10X menos que o Leaf ;)

Comparações com CI's deixo-as para quem ainda tem dúvidas...
Mas de certeza que o Leaf pesa mais de 10x, o que o torna mais eficiente energéticamente falando. ;)

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Enviado: 01 mai 2014, 16:11
por mjr
Além de que a velocidade no Leaf também seria superior, desvirtuando a comparação. Mas claro que por kg de carga útil as bicicletas são o meio de transporte mais eficiente de todos, de longe.

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Enviado: 01 mai 2014, 18:39
por Filipe
mjr Escreveu:Além de que a velocidade no Leaf também seria superior, desvirtuando a comparação. Mas claro que por kg de carga útil as bicicletas são o meio de transporte mais eficiente de todos, de longe.
Claro, não entrando em linha de conta, com UM PAR DE PATINS. :mrgreen:

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Enviado: 01 mai 2014, 21:43
por Apr
RJSC Escreveu:Se houver algum problema eu ajudo.
Só suspeito de problemas com a tal ligação à ficha mennekes com as fichas bullet já que as fêmeas são um cilindro sem mola e nas mennekes a fêmea tem mola.
Poderá haver um mau contacto que faça aquecer o pino e derreta plástico.
Obrigado RJSC, com o teu suporte vai funcionar de certeza e assim obrigas-me a documentar o mehor que conseguir a construção deste EVSE :)

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Enviado: 01 mai 2014, 22:19
por Apr
Filipe Escreveu: Mas de certeza que o Leaf pesa mais de 10x, o que o torna mais eficiente energéticamente falando. ;)
mjr Escreveu:Além de que a velocidade no Leaf também seria superior, desvirtuando a comparação. Mas claro que por kg de carga útil as bicicletas são o meio de transporte mais eficiente de todos, de longe.
:D o teste serve para definir uma comparação de consumo entre um VE-carro e um VE-bicicleta. O peso nao se pode mudar, a velocidade posso dizer que foi uma condução adaptada à realidade de cada veiculo, relaxada e obviamente pouco cientifica. Mas o facto permanece, tranportar 1 pessoa de A para B tem uma diferença de uma ordem de grandeza.

Abusando um bocado quase que se pode dizer que se um CI gasta 100, um e-carro gasta 10 e uma e-bike gasta 1...

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Enviado: 01 mai 2014, 22:38
por RJSC
Apr Escreveu: Obrigado RJSC, com o teu suporte vai funcionar de certeza e assim obrigas-me a documentar o mehor que conseguir a construção deste EVSE :)
Se nas lojas de Coimbra não houverem componentes, aqui em Aveiro há 3 lojas que costumam desenrascar quase tudo. Em principio também deve haver por aí.
Não tenho nenhum cabo para testar mas talvez os cilindros de tomadas CEE façam bom contacto com os pinos da ficha mennekes.
Não arrisques com uma ligação frouxa senão vai derreter a ficha mennekes quando o carro começar a carregar.
Se é só para testes até podes ver se a ficha J1772 é de parafuso. Assim dá para ligar outro cabo para os testes e voltar a montar no cabo antigo no final.

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Enviado: 02 mai 2014, 21:44
por pafi
Por acaso a tua matricula também acaba em 81?
Se sim, então há pouco tinhas um "espreita" a olhar para o teu carro, no Forum. E também para um híbrido que estava ao lado.
Antes do final de junho não devo voltar com o meu, mas parece que daqui a uns dois meses vai ser simples reunir tres, quatro ou cinco foristas aqui em Coimbra 8-)