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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 02 ago 2011, 20:04
por ruimegas
JAbrizida Escreveu:Para além das amarelas ( suecas) a visão normalmente também é ofuscada pelo Sol. Os postos de carregamento estão, em regra, expostos ao Sol e por vezes não consigo ver patavina. Mais uma situação a resolver pela MOBIE.
Subscrevo também essa constatação ;)

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 02 ago 2011, 23:49
por pedrobarreto
Pensava que era eu que tinha que tinha que ir com urgencia ao oftalmogia, pois quando está sol também não vejo nada, e como nunca ninguem se tinha queixado........ bem mas afinal o problema não é meu....uf....uf...

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 06 ago 2011, 10:20
por mjr
Ontem fiz um pequeno vídeo para analisar a aceleração dos 0-100 km/h do meu LEAF:



Medi 10.1s dos 0-104km/h (que devem corresponder aos 100 km/h reais). Isto com o ESP desligado, pois caso contrário ele limita o binário a baixa velocidade...

Nada mau para um carro de >1500kg e 80kW! A minha Passsat de 79kW e 1500kg faz bem acima de 11s dos 0-100km/h, e isto a dar cabo da embraiagem e com o motor a esganiçar de sofrimento...

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 06 ago 2011, 13:06
por ruimegas
Boa malha mjr ;) :D :D

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 06 ago 2011, 22:57
por mikexilva
Se não me engano o valor oficial da Nissan é 11.9s, mas já vi tantos valores entre os 7 e os 12 que me deixa a pensar, será que este valor é igual para todos os LEAF's construidos até hoje?

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 07 ago 2011, 22:59
por mjr
mikexilva Escreveu:Se não me engano o valor oficial da Nissan é 11.9s, mas já vi tantos valores entre os 7 e os 12 que me deixa a pensar, será que este valor é igual para todos os LEAF's construidos até hoje?
Os valores obtidos por revistas e sites sobre automóveis tem andado numa janela mais apertada, entre os 9 e os 11s (há aqui alguma diferença entre os 0-60mph e os 0-100km/h). Uma questão importante é desligar o ESP, caso contrário dá para perder 0,5 segundos.

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 07 ago 2011, 23:12
por mjr
Sexta-feira o meu Carwings deixou de funcionar! :twisted: :twisted: :twisted:

Mas já arranjei! :D :D :D

O sintoma que dava era de além de a aplicação para Iphone / site Carwings não conseguirem obter o estado do carro, eu também não conseguia ligar-me ao servidor no carro, dando sempre mensagem de sem serviço. Além disso o indicador de rede estava apagado a indicar que não tinha rede. Isto tudo independentemente do local onde o carro se encontrasse.

Após algumas pesquisas na net, vi que uma maneira de resolver o assunto era desligar a massa da bateria de 12V durante alguns segundos e depois tudo ficava a funcionar (terá sido assim que na Nissan têm resolvido a questão?). Mas eu não queria desligar a bateria por diversas razões. O que eu queria era desligar a alimentação da TCU (que não deve ser mais que um modem GSM...) para esta se desbloquear. Lembrei-me então que deveria haver um fusível a alimentar a TCU, pelo que procurei no manual. Mas não aparecia lá nada sobre o que faz cada fusível.

A resposta teria de estar no manual de serviço, mais concretamente na parte sobre os sistemas de alimentação. Foi lá que descobri que o fusível que alimenta TCU é o F34:

Imagem

Como se pode ver, esta caixa de fusíveis fica mesmo por baixo da bateria e está coberta por uma tampa que tive de retirar. Depois extraí o fusível indicado (F34, 20A) durante alguns segundos e voltei a coloca-lo novamente (ATENÇÃO: ISTO TUDO FEITO COM O CARRO DESLIGADO). Quando fui ver se já havia comunicação fiquei logo aliviado ao ver o ícone de rede activo. Já estava a funcionar. 8-)

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 07 ago 2011, 23:14
por ruicvt
Os valores obtidos por revistas e sites sobre automóveis tem andado numa janela mais apertada, entre os 9 e os 11s (há aqui alguma diferença entre os 0-60mph e os 0-100km/h). Uma questão importante é desligar o ESP, caso contrário dá para perder 0,5 segundos.
A não ser que esteja piso molhado ;)

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 08 ago 2011, 12:23
por ruimegas
mjr Escreveu:Sexta-feira o meu Carwings deixou de funcionar! :twisted: :twisted: :twisted:

Mas já arranjei! :D :D :D

O sintoma que dava era de além de a aplicação para Iphone / site Carwings não conseguirem obter o estado do carro, eu também não conseguia ligar-me ao servidor no carro, dando sempre mensagem de sem serviço. Além disso o indicador de rede estava apagado a indicar que não tinha rede. Isto tudo independentemente do local onde o carro se encontrasse.

Após algumas pesquisas na net, vi que uma maneira de resolver o assunto era desligar a massa da bateria de 12V durante alguns segundos e depois tudo ficava a funcionar (terá sido assim que na Nissan têm resolvido a questão?). Mas eu não queria desligar a bateria por diversas razões. O que eu queria era desligar a alimentação da TCU (que não deve ser mais que um modem GSM...) para esta se desbloquear. Lembrei-me então que deveria haver um fusível a alimentar a TCU, pelo que procurei no manual. Mas não aparecia lá nada sobre o que faz cada fusível.

A resposta teria de estar no manual de serviço, mais concretamente na parte sobre os sistemas de alimentação. Foi lá que descobri que o fusível que alimenta TCU é o F34:

Como se pode ver, esta caixa de fusíveis fica mesmo por baixo da bateria e está coberta por uma tampa que tive de retirar. Depois extraí o fusível indicado (F34, 20A) durante alguns segundos e voltei a coloca-lo novamente (ATENÇÃO: ISTO TUDO FEITO COM O CARRO DESLIGADO). Quando fui ver se já havia comunicação fiquei logo aliviado ao ver o ícone de rede activo. Já estava a funcionar. 8-)
Grande dica mjr ;)...obrigado :D

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 08 ago 2011, 17:26
por mikexilva
Deve ser por isso que os primeiros computadores com sistemas Micro$oft tinham um butão de "Reset" :P

Depois inventaram a sequancia de teclas Ctrl+Alt+Del que já permitia ter o computador no chão e nem era preciso o utilizador baixar-se para fazer o reset :P

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