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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Enviado: 13 jan 2019, 11:21
por Apr
Depois do teste da tomada o gráfico dos AHr

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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Enviado: 08 abr 2019, 18:41
por Apr
entretanto o Leaf fez 100k Km este fim de semana:

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Balanço rápido dos custos de revisão em 100k Km:
ano1: 37€
ano2: 84€
ano3: 61€
ano4: 157€ (estava distraido levaram 50€ extra de lubrificar os travoes)
ano5: nao fui

total: 339€ de revisões + 4 pneus Falken + 2 pneus Pirelli

Perdeu alguma autonomia nestes 5 anos, já não tenho paciencia para as viagens longas que este carro nunca foi bom a fazer, Mas para os restantes 90% de utilização anual serve perfeitamente :mrgreen:

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Enviado: 08 abr 2019, 20:06
por mjr
Pois... saindo da garantia da bateria praticamente desaparece a necessidade de fazer revisões.

E depois de andar de Model 3 a vontade de fazer viagens noutro carro também cai a pique :mrgreen:

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Enviado: 08 abr 2019, 22:02
por Apr
Tenho andado a pensar em substituir o oleo dos travões que nunca mudou. Mas ainda estou um pouco reticente, não noto nenhuma alteração da travagem desde que o usei pela primeira vez. O que acontece quando o oleo perde propriedades? Perde capacidade de travagem de forma progressiva ou é de repente?

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Enviado: 08 abr 2019, 22:33
por ogadiv
O meu desde que passou os 100k km deixou as revisões. Já vai para o 3 ano sem revisões

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Enviado: 08 abr 2019, 23:20
por Fil
Apr, aquilo que te aconselho a fazer é o que costumo fazer. Comprar uma caneta que meça a humidade/água no óleo dos travões, e quando chegar aos 3% mudar o óleo, tal como é aconselhado. Não faz sentido andar a mudar à toa.

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Enviado: 09 abr 2019, 01:13
por Filipe
O meu vai fazer 8 anitos e ainda indica 1 na % de humidade :o

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Enviado: 09 abr 2019, 08:31
por filipeoliv
Apr Escreveu: 08 abr 2019, 22:02 Tenho andado a pensar em substituir o oleo dos travões que nunca mudou. Mas ainda estou um pouco reticente, não noto nenhuma alteração da travagem desde que o usei pela primeira vez. O que acontece quando o oleo perde propriedades? Perde capacidade de travagem de forma progressiva ou é de repente?
A importância de mudar o óleo de travões, é enorme.
Como foi referido, com as travagens( embora que menor que carro a combustão), ganha humidade e essa humidade lixa as borrachas e oxida os embolos de travão.
No ano passado mudei no Toyota, levaram 15 euros e mudei ao Leaf este ano na revisão, levaram no mesmo valor.
Por 15 euros, não digo mudar todos os anos, mas pelo menos de 4 em 4 anos, antes os quero pagar.

Fil Escreveu: 08 abr 2019, 23:20 Apr, aquilo que te aconselho a fazer é o que costumo fazer. Comprar uma caneta que meça a humidade/água no óleo dos travões, e quando chegar aos 3% mudar o óleo, tal como é aconselhado. Não faz sentido andar a mudar à toa.
Essa maquineta de medir a humidade, nunca vi, mas compraram isso onde?
Está aferido?
Por ex dois termómetros não aferidos podem ter graus centígrados de diferença, num higrómetro, não aferido, pode acontecer igual.

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Enviado: 09 abr 2019, 15:39
por Fil
Comprei na amazon ou no ebay. Aferido não deve estar, mas podemos dar uma margem razoável para não haver chatices.

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Enviado: 09 abr 2019, 16:33
por filipeoliv
Pelo preço que custa e evitar chatices futuras, prefiro mudar.
Na minha linha de pensamento, o óleo cai por gravidade, é normal que em 8 anos no reservatório não haja vestígios de água, como foi referido.
A água é mais densa que o óleo, não me acredito que o maior aquecimento nas travagens seja feito reservatório.
Pois ele apenas serve para compensar o desgasto das pastilhas.
Logo a água deve estar acumulada junto aos embolos e não no reservatório.
Posso estar enganado, mas isto sou eu a pensar...