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Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal

Enviado: 25 nov 2025, 10:58
por mjr
O desconto é em cartão na mesma, pagas tudo e no dia seguinte podes gastar o que está no cartão continente para outras compras no universo Sonae.

Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal

Enviado: 25 nov 2025, 11:01
por civic
Sim, mas o anterior tinhas 15 minutos de borla, neste tens o saldo em cartão para gastar na loja. O que para quem, praticamente, nunca carregava fora de casa, nunca via o desconto.

Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal

Enviado: 25 nov 2025, 13:36
por fernandinand
civic Escreveu: 25 nov 2025, 11:01 Sim, mas o anterior tinhas 15 minutos de borla, neste tens o saldo em cartão para gastar na loja. O que para quem, praticamente, nunca carregava fora de casa, nunca via o desconto.
Penso que não. Os 15 minutos (em carregadores rápidos, 30 minutos nos lentos) sempre foram pagos. Era pago na app, mas o valor revertia em 'crédito' a consumir do cartão normal continente.

Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal

Enviado: 25 nov 2025, 13:41
por mjr
Exato, como disse os 15/30 minutos eram pagos em adianto no carregamento e só no dia seguinte podiam ser gastos no mundo Sonae com o cartão Continente.

O mecanismo é exatamente o mesmo, só muda a maneira como é calculado o valor.

Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal

Enviado: 25 nov 2025, 18:30
por BrunoAlves
Os tarifários AC ficam genericamente mais baratos (nem sempre), mas por exemplo para os 11kW (que é o que a maioria do parque agora suporta) fica bem mais em conta. Com o desconto passa para 0,25€/kWh, muito bom.

Os tarifários DC, como em qualquer cobrança por tempo, depende do que o carro aproveitasse. No exemplo "médio" de 45kW ficaria a 0,36€/kWh, menos um pouco num carro que carregue melhor.
As potências mais altas são novidade (os postos que já davam mais de 50kW sem ainda terem tarifário adequado foram uma promoção, é aproveitar enquanto dá :mrgreen: ).

O que me apercebi no dia de hoje é que havia muita gente a carregar "de borla": 30€ carrega 15min, mais 30€ carrega mais 15min, e nem mais um segundo :shock: Assim de facto o novo tarifário é muito mais caro :mrgreen:
Eu como sempre carreguei em viagem aproveitava o desconto para "diluir" o preço final. Continuo a gostar muito mais do novo sistema de descontos, é o que faz sentido na minha opinião.

Resta saber se os preços ad-hoc vão ser iguais aos preços da app sem desconto (espero que sejam). Se forem, vão continuar a ser uma referência sem desconto, com desconto ainda mais.

Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal

Enviado: 25 nov 2025, 18:58
por mjr
Claro que as pessoas exploram o máximo de benefício possível, estranho era se assim não fosse. Mesmo numa utilização sem otimizar, ou seja fazer as compras e o carro carrega o tempo todo, o modelo anterior era mais benéfico. Considerando 30m de compras no supermercado, que para mim já é demais para um supermercado (num Hiper já será mais tempo, claro):

Antes: 30x0,27€ - 15x0,27 (em cartão) = 4,05€ líquidos
Agora: 30/60 h x 45kW x 0,41€/kW.h - 30/60 h x 45kW x 0,10€/kW.h (em cartão) = 6,98€ líquidos

Ou seja, para a mesma energia carregada (22,5kW.h) o custo agora é 70% superior.

Isto em DC, porque em AC os 30m ficavam de "graça" anteriormente!

Não sei como na utilização típica de carregamento de oportunidade numa ida ao supermercado é possível ver vantagem nisto. Agora para TVDE, que ficam a ocupar os postos mais de uma hora, sim, consigo ver benefício. E são esses os principais clientes do Continente (e da rede pública nas grandes cidades em geral), por isso se calhar até faz sentido. Mas para os clientes de supermercado Continente é estranha esta mudança.

Se calhar vão começar a sair promoções diferentes em breve... Ou uma melhor exploração das Happy hours.

Dito isto, a mudança para €/kW.h é muito bem vinda, claro!

Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal

Enviado: 26 nov 2025, 11:00
por BrunoAlves
mjr Escreveu: 25 nov 2025, 18:58Antes: 30x0,27€ - 15x0,27 (em cartão) = 4,05€ líquidos
Agora: 30/60 h x 45kW x 0,41€/kW.h - 30/60 h x 45kW x 0,10€/kW.h (em cartão) = 6,98€ líquidos
Antes tinhas 18cts/kWh, agora passas a ter os 31cts/kWh do novo tarifário.
mjr Escreveu: 25 nov 2025, 18:58Não sei como na utilização típica de carregamento de oportunidade numa ida ao supermercado é possível ver vantagem nisto.
Entendo. Eu como normalmente usava em viagem (é sempre a minha segunda escolha para carregamento) não olhava para isso apenas como "carregar durante as compras" ou até substituir o carregamento em casa, apenas uma opção de carregamento muito em conta. Mas pelo que li sou claramente a minoria (e não sou TVDE :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: )

O que me parece claro é que o Continente se está a posicionar como um OPC "clássico", muito mais fornecedor de serviço de carregamento. Os postos já não estão lá só para chamar clientes para a loja (se é que alguma vez estiveram).
Para a minha utilização não vejo esta mudança como má. Vejo formas mais justas de beneficiar os clientes regulares, preferia outras formas de aceder ao preço descontado, mas é o que é.

Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal

Enviado: 26 nov 2025, 15:23
por Nonnus
Eu também não sou o utilizador do tipo ir às compras e carregar. Grande parte dos carregamentos que tenho no Continente foram em deslocações pelo factor preço.

Também acredito que a ideia da Sonae seja cada vez mais ser um OPC "tradicional". Como escreveste várias vezes a eletricidade esta lá, a potência esta lá, é só aproveitar a onda.

Basta ver que carregadores com 350kW num hipermercado só se for para quem vai comprar um pacote de pastilhas e volta para o carro. Certamente não será para quem vai fazer as compras da semana, ou do mês. Arrisca-se a pagar mais de penalização do que o carregamento.

Nos combustíveis em que a infraestrutura tinha de ser montada de raiz optaram por se juntar a Galp, aqui não há essa necessidade.

Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal

Enviado: 26 nov 2025, 16:07
por mjr
Eu acho que eles foram mudando o target. Chamar pessoas para as lojas é a coisa mais importante para a Sonae, basta ver que o Continente continua a ser a Cash Cow da Sonae, mesmo tendo vendido 25% a um fundo há uns anos atrás, e acredito que essa era a motivação principal inicial. Mas ao irem analisando as dinâmicas foram percebendo que o negócio até pode dar dinheiro por si, tendo em conta que nas grandes cidades está sempre ocupado por TVDE, e por isso mudaram o target.

Nada contra, mas a mim dava mais jeito como estava antes :D Vou muitas vezes ao Continente.

Mudando ligeiramente a bitola, hoje carreguei no Continente e apesar de estarem a cobrar por energia não há maneira de ver quanta energia já carregamos (no carro por acaso dá, mas a o valor foi 10% abaixo daquilo que me apareceu na fatura, provavelmente porque o que entra na bateria é diferente do que sai do posto devido a consumos e perdas pelo caminho). Se antes era fácil controlar com o tempo, agora não temos maneira de o fazer, pelo menos nos velhinhos postos da Efacec. Acredito que seja uma situação temporária, e que gradualmente vão mudar tanto na App como localmente para apresentar a energia gasta, até porque o futuro RME o vai obrigar.

Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal

Enviado: 26 nov 2025, 16:29
por BrunoAlves
mjr Escreveu: 26 nov 2025, 16:07hoje carreguei no Continente e apesar de estarem a cobrar por energia não há maneira de ver quanta energia já carregamos
Também vi hoje um relato desses, a app continua a mostrar apenas o tempo de carregamento como dantes, e os postos antigos ainda não tiveram o software modificado. Este processo de transição pareceu um bocado "amador", confesso. Ontem a app ainda mostrava os preços por minuto, a determinada altura atualizaram para kWh e as transações antigas ficaram como se tivessem sido cobradas por kWh também (aparece 0,27€/kWh quando era 0,27€/min) - mas agora passou a aparecer a energia fornecida nesse carregamento, o que antes não aparecia.
mjr Escreveu: 26 nov 2025, 16:07até porque o futuro RME o vai obrigar.
Amen :pray: