NOTA: Para quem lê esta linhas sem estar familiarizado com o assunto não pensar que isto acontece num curto espaço de tempo. Esta mais que provado que actualmente a bateria de uma carro electrico dura tanto como um motor a combustão sem dar problemas.
EVUber Escreveu: 27 jun 2025, 19:55
Eu não dou muito interesse a estimativa da Autonomia para analisar a capacidade da bateria, isto porque eu faço sempre percursos distintos com variáveis na velocidade, AE e transito, mas geralmente a noite a bateria tem 80% de um 1 ciclo completo para carregar.
No teu caso acredito que seja mais difícil usar para percepção se existe aumento significativo de degradação.
Mas por exemplo no meu caso que tenho uma média muito constante devido ao percurso ser sempre o mesmo e se o algoritmo do carro funcionar bem, como no caso do Niro, consigo perceber a oscilação. Se com a mesma média carregado a 100% ele estima por exemplo 470km que é o que ando por este dias, quando baixa para os 440km, das duas uma, ou a média aumentou, ou a quantidade de energia dentro do pack diminuiu.
Isto não se aplica ao Peugeot. Sem certeza eis como eu penso que a Stellantis faz a estimativa de km. Carregado a 100% ignora completamente a média antes do carregamento. Lê a capacidade da bateria com um valor de consumo padrão estipulado por eles. Talvez os 15kWh que consta nalguma documentação da marca, não sei. Depois com o andar o carro vai ajustando. O que tenho notado, acima dos 50% em 50km rodados ele perde cerca 80km de autonomia. Abaixo dos 50% dá-se o inverso, os km duram e duram desde que se mantenha a mesma média 15/16kWh/100km.
EVUber Escreveu: 27 jun 2025, 19:55
No bz4x estou a usar um calculo que me permite ver o SOH, isto para perceber quantos
anos ou
KM vou ficar com o carro.
Neste últimos 80.000km consigo perceber que a bateria não vai chegar a 1.000.000 de KM mantendo este padrão, mas isto é a metodologia que se adapta para os PID disponíveis no carscanner.
Degradação BZ4X
Car scanner indica carga bateria de 194.97Ah (zero KM )
Com 22.000km indica 193.92Ah
Degradação de 0.53%
A continuar a este ritmo hipoteticamente 20.000km (0.5%) a degradação será :
2,5% com 100.000km
5% com 200.000km
10% com 400.000km
20% com 800.000km
25% com 1.000.000km
30% com 1.200.000km
Car scanner indicava 194.97Ah (zero km)
Com 79.522 km indica 189.90Ah
Degradação de 2.6%
Mantendo este nível de degradação hipoteticamente tera estes valores
2.6% aos 80.000km
5.2% aos 160.000km
7.8% aos 240.000km
10.4% aos 320.000km
13% aos 400.000km
15.6% aos 480.000km
18.2% aos 560.000km
20.8% aos 640.000km
23.4% aos 720.000km
29.7% aos 800.000km
No teu carscanner tens PID que consegues ver a capacidade da bateria e o SOH, mesmo que a leitura inicial dos mesmo seja errada, a cada revisão que faças na viatura deves registar os valores e calcular quanto ja perdeste em X=tempo Y=KM para poderes avaliar/criar um padrão antes do carro sair de garantia.
No meu caso como é uso intensivo o
Factor Tempo tem menor impacto na degradação e estou a ver menos degradação com mais KM
A questão é que a degradação não é linear. Alguns diziam que a degradação era mais acentuada nos primeiros anos e depois estabilizava, o que temos visto nalguns casos é que a degradação é uma bola de neve e um ponto sem retorno. Degradação/aumento de temperatura/mais degradação/mais temperatura. Talvez a degradação no seu todo seja a mistura dos dois.
Não sei se tens visto as entrevistas da Razão Automóvel a Helena Braga onde ela explica onde esta o maior problema dos vários tipos de química usados actualmente e as vantagens do que a BYD já apresentou ao mundo com base no trabalho desenvolvido por ela.
Fazes bem em teres esse registo para memoria futura e assim tentar perceber se a Toyota já sabe alguma coisa que os outros não sabem. Não acredito que chegues aos 1000000km, mas era sem dúvida algo muito bom de se ver e de ter um registo como tens vindo a fazer.
Este vídeo é extraordinário para perceber como funciona as baterias, os carregamentos, a degradação.
https://www.youtube.com/watch?v=w4lvDGtfI9U
EVUber Escreveu: 27 jun 2025, 19:55
ps: não tenho facebook
Serafim O. M. Lainho
O meu com 30k e 2 anos, perdeu cerca de 8% autonomia, mas é "normal" segundo me disseram várias pessoas. Já o outro elétrico que temos e só tem 18k, também vai por um caminho idêntico, tenho que ir fazer um teste. Bons kms maltinha
Nuno Pinto
Não é muito normal, mas depende da utilização/carregamentos, e pode haver defeito de algum módulo de bateria.
Acabei de fazer manutenção e208 dos 75k, só faz 3 anos em julho (98% de carregamentos em casa), pedi avaliação de bateria e tenho SoH 89.5% (em 09/2024 com 55k tinha 91.1%).
Andre Freitas
Com 60.000 com 92%. De 2020
Vitor Ferreira
E2008 com 65000km SoH 95%
Nonnus Nunnos
e2008 70000km com 3 anos SoH 92%
Como podes verificar é igual em todos.