Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica
Enviado: 05 jul 2020, 22:03
200Wh/km a 110km/h no ABRP parece-me (muito) exagerado. Talvez 170Wh/km seja mais realista.
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No destino refere em Vila Real?ruicvt Escreveu: 05 jul 2020, 21:17
Não tenho tempo para carregar meio. Só no destino entre 6 a 8 horas.
Quando falei no meio estava-me a referir a Vila Real. É carregamento no trabalho?ruicvt Escreveu: 05 jul 2020, 21:17 Não tenho tempo para carregar meio. Só no destino entre 6 a 8 horas.
Ok, mas vai dar ao mesmo, se calhar o resultado ainda não é muito fiável.migle Escreveu: 05 jul 2020, 20:39 O beta não é o algoritmo. Significa que ainda têm poucos carros a contribuir com dados e não têm bem certeza dos valores do consumo.
Mas pode-se ajustar os valores, se se achar que não são realistas.
O consumo por defeito do 62 a 110km/h reais é mesmo proximo dos 200 W/km. Já tentei definir isto e deu-me precisamente 200 (mas AE com declive... não tenho AE planas na minha zona). O carro é pesado!cfvp Escreveu: 06 jul 2020, 11:12 [Quanto aos valores eu sei que dá para mudar, o problema é mudar para o quê? Isto porque não sei, por exemplo, o consumo a 110km/h do Leaf 62. Como o mjr disse, no ABRP o valor por defeito é 200wh/km, o que também me parece exagerado. No Leaf 40 uso 170wh/km, mas o 62 não sei se será igual.
A subir na AE A23 de Belmonte à Guarda (~5%, 10 km e 500m de altimetria), a 130kmh dá 250 w/km. Conta com issoruicvt Escreveu: 05 jul 2020, 18:07 Velocidade média para lá (sobe bastante) 130km/h
Para cá c. de 110km/h.
Posso contar com consumos a rondar os 24? Ou será mais?
Obrigado!
Já notou algum problema pelo facto de as baterias não terem refrigeração ativa?LAbreu Escreveu: 06 jul 2020, 13:54O consumo por defeito do 62 a 110km/h reais é mesmo proximo dos 200 W/km. Já tentei definir isto e deu-me precisamente 200 (mas AE com declive... não tenho AE planas na minha zona). O carro é pesado!cfvp Escreveu: 06 jul 2020, 11:12 [Quanto aos valores eu sei que dá para mudar, o problema é mudar para o quê? Isto porque não sei, por exemplo, o consumo a 110km/h do Leaf 62. Como o mjr disse, no ABRP o valor por defeito é 200wh/km, o que também me parece exagerado. No Leaf 40 uso 170wh/km, mas o 62 não sei se será igual.
Quanto à distancia: 90 + 90 km de AE de montanha no LEAF 60 é brincadeiraMesmo de Inverno (ai gasta uns 230W/km).
O limite do carro creio estar nos 150 +150 km de AE de montanha.
Atenção! Tem de ter carregador de pelo menos 4 kW para carregar com segurança os 30-40 kwH que vai gastar diariamente!
Apesar de ser dono de um LEAF 60 também acho que merece considerar outras coisas: TM3 SR+ (se o € der para esticar), Zoe 50, Kona, 208e, E-niro. Todos estes creio que também fazem a viagem e tem preço semelhante (menos o TM3...)
Mas se o tamanho, formato e o carro em geral te enchem as medidas, força.
O aquecimento da bateria não vai ser problema só pelo andamento. O aquecimento acontece após o 2 carregamento rápido na mesma viagem, o que não vai ser o caso. E o que acontece é uma proteção do carro que corta velocidade de carregamento e/ou potência ao carro para diminuir velocidade. Não danifica a bateria.ruicvt Escreveu: 06 jul 2020, 19:00 O Hyundai não gosto mesmo. E custa dar 40 mil € ou mais por um veículo que tenho de virar a cara (por dentro e por fora), custa...
O Kia e-Niro gosto (último restyling) , mas não têm para entrega, nem sequer previsão de chegada.
O Tesla 3 SR+, neste momento, são mais 10.000€ que o Leaf.
Se o consumo a galgar AE a subir vai para os 25... Nem pensar no Leaf 40!
A minha única preocupação é como chegará a temperatura da bateria não refrigerada a Vila Real, depois de ir "a abrir" num dia como hoje com mais de 35°C...
Obrigado pela ajuda de todos.
Não. Nada... A bateria nunca passou do meio do mostrador de temperatura (mas tenho alguns cuidados).ruicvt Escreveu: 06 jul 2020, 19:04Já notou algum problema pelo facto de as baterias não terem refrigeração ativa?LAbreu Escreveu: 06 jul 2020, 13:54O consumo por defeito do 62 a 110km/h reais é mesmo proximo dos 200 W/km. Já tentei definir isto e deu-me precisamente 200 (mas AE com declive... não tenho AE planas na minha zona). O carro é pesado!cfvp Escreveu: 06 jul 2020, 11:12 [Quanto aos valores eu sei que dá para mudar, o problema é mudar para o quê? Isto porque não sei, por exemplo, o consumo a 110km/h do Leaf 62. Como o mjr disse, no ABRP o valor por defeito é 200wh/km, o que também me parece exagerado. No Leaf 40 uso 170wh/km, mas o 62 não sei se será igual.
Quanto à distancia: 90 + 90 km de AE de montanha no LEAF 60 é brincadeiraMesmo de Inverno (ai gasta uns 230W/km).
O limite do carro creio estar nos 150 +150 km de AE de montanha.
Atenção! Tem de ter carregador de pelo menos 4 kW para carregar com segurança os 30-40 kwH que vai gastar diariamente!
Apesar de ser dono de um LEAF 60 também acho que merece considerar outras coisas: TM3 SR+ (se o € der para esticar), Zoe 50, Kona, 208e, E-niro. Todos estes creio que também fazem a viagem e tem preço semelhante (menos o TM3...)
Mas se o tamanho, formato e o carro em geral te enchem as medidas, força.
Obrigado!