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Re: Apresentação Leaf 2018
Enviado: 09 set 2017, 01:48
por RNM
BECOOL Escreveu:
"The new battery design adds energy-storage capacity without increasing the size. The battery pack occupies the same dimensions as that of the previous-generation Nissan LEAF. It’s the individual cell structure of the laminated lithium-ion battery cells that’s been improved, representing an impressive 67% increase in energy density versus the 2010 model. Another key engineering improvement for the lithium-ion battery pack is enhanced electrode materials with revised chemistry, resulting in higher power density while contributing to greater battery durability on charge and discharge."
Por isso a degradação deverá ser ainda inferior à registada na bateria anterior de 30 kWh.
jart, tudo indica que os 40 kWh sejam brutos (24 kWh x 1,67).
Penso que confundiste densidade energética com energia efectiva.
Re: Apresentação Leaf 2018
Enviado: 09 set 2017, 01:51
por RNM
BTW, Estou à espera de um artigo no PushEVs a congratular a Nissan por ter atingido 260 Wh/kg, ANTES da LG, ANTES da Samsung e ANTES da SKInnovation.
E, ainda por cima, dispensa refrigeração!
Re: Apresentação Leaf 2018
Enviado: 09 set 2017, 12:39
por Orlando
RNM Escreveu:BTW, Estou à espera de um artigo no PushEVs a congratular a Nissan por ter atingido 260 Wh/kg, ANTES da LG, ANTES da Samsung e ANTES da SKInnovation.
E, ainda por cima, dispensa refrigeração!
E que ainda por cima a série que serve ao de 30kWh ter degradação semelhante ao Zoe que tem vento a dar nas baterias.
Re: Apresentação Leaf 2018
Enviado: 09 set 2017, 12:41
por Orlando
LFN Escreveu:No imediato tendo a concordar em especial na europa.
Mas acho que o preço vai ser um ponto a rever no espaço de alguns meses com uma revisão em baixa para colocarem a versão de 50-60 kWh ao preço de lançamento da atual de 40 kWh. Se não for assim não será competitivo com o model 3.
Mas qual Model 3?
Quem estiver a fazer conta com o ovo está tramado....Se o Musk conseguir atingir a produção de 200.000TM3 por ano, poderemos falar em 2019...até lá andem a eletrões que o resto é conversa.
Re: Apresentação Leaf 2018
Enviado: 09 set 2017, 14:21
por BECOOL
RNM Escreveu:BTW, Estou à espera de um artigo no PushEVs a congratular a Nissan por ter atingido 260 Wh/kg, ANTES da LG, ANTES da Samsung e ANTES da SKInnovation.
E, ainda por cima, dispensa refrigeração!
Por enquanto só sabemos a densidade de energia volumétrica que é de 529 Wh/L, a gravimétrica (Wh/kg) ainda não se sabe. De certeza que não aumentou 67 % como a volumétrica, as novas células são certamente mais pesadas. É mais fácil aumentar a densidade volumétrica que a gravimétrica.
Dito isto, as novas células AESC são impressionantes, já disponíveis, melhores só conheço as Dow Kokam (550 Wh/L), que são caríssimas. Como a AESC agora pertence a um grupo chinês, facilitará a entrada do Leaf na China.
Re: Apresentação Leaf 2018
Enviado: 09 set 2017, 16:16
por beme83
BECOOL Escreveu:sComo a AESC agora pertence a um grupo chinês, facilitará a entrada do Leaf na China.
O Nissan LEAF já está há algum tempo na China chama-se é Venucia e30

Re: Apresentação Leaf 2018
Enviado: 09 set 2017, 16:29
por BECOOL
beme83 Escreveu:BECOOL Escreveu:sComo a AESC agora pertence a um grupo chinês, facilitará a entrada do Leaf na China.
O Nissan LEAF já está há algum tempo na China chama-se é Venucia e30

É verdade, mas nem chega ao "top 20".
http://ev-sales.blogspot.pt/2017/08/chi ... -2017.html
Porque na China, carros eléctricos que não tenham baterias chinesas não recebem subsídios. Agora que a AESC pertence a um grupo chinês as vendas do Leaf (Venucia) podem disparar por lá.
Re: Apresentação Leaf 2018
Enviado: 09 set 2017, 18:59
por Filipe
RNM Escreveu:BTW, Estou à espera de um artigo no PushEVs a congratular a Nissan por ter atingido 260 Wh/kg, ANTES da LG, ANTES da Samsung e ANTES da SKInnovation.
E, ainda por cima, dispensa refrigeração!
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Re: Apresentação Leaf 2018
Enviado: 09 set 2017, 21:08
por RNM
BECOOL Escreveu:RNM Escreveu:BTW, Estou à espera de um artigo no PushEVs a congratular a Nissan por ter atingido 260 Wh/kg, ANTES da LG, ANTES da Samsung e ANTES da SKInnovation.
E, ainda por cima, dispensa refrigeração!
Por enquanto só sabemos a densidade de energia volumétrica que é de 529 Wh/L, a gravimétrica (Wh/kg) ainda não se sabe. De certeza que não aumentou 67 % como a volumétrica, as novas células são certamente mais pesadas. É mais fácil aumentar a densidade volumétrica que a gravimétrica.
Dito isto, as novas células AESC são impressionantes, já disponíveis, melhores só conheço as Dow Kokam (550 Wh/L), que são caríssimas. Como a AESC agora pertence a um grupo chinês, facilitará a entrada do Leaf na China.
Apesar de usares densidade energética volumétrica vezes sem conta no teu blog, toda a gente na indústria das baterias e auto usa densidade energética gravimetrica.
Por um motivo simples: todos eles compram tudo ao kg, não ao litro.
Preço por kg é rei, como o teu próprio post sobre NCM-811 mostra um pouco.
Por isso te digo: para já sabemos que são 260 Wh/kg, eu não tenho dúvida disso.
Tens prova do contrário?
Re: Apresentação Leaf 2018
Enviado: 10 set 2017, 00:38
por BECOOL
RNM nos carros eléctricos há espaço limitado para pôr baterias, logo o mais importante é o volume, não é o peso.
A densidade de energia volumétrica aumentou 67 % porque a bateria é do mesmo tamanho e a capacidade aumentou 67 % (40/24). Quanto ao peso ainda não se sabe, mas aposto contigo que aumentou. Tal como aconteceu na nova bateria ZE 40 para o Zoe, o tamanho manteve-se, mas o peso aumentou (15 kg).
Não é por acaso que a Tesla sempre que faz uma apresentação a gabar as suas células fala em Wh/L.
https://youtu.be/4D9erJtiwuU?t=486
Prometo que assim que se souber o peso da bateria faço um artigo completo sobre as novas células da AESC.