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Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh
Enviado: 28 mai 2015, 09:29
por Essiemme
Huuummm... computadores de bordo que calculam médias de consumo, são como o do Leaf que estima sempre muito à partida.
O meu Punto é outro exemplo, consigo fazer médias de 3.8L (medidos no computador de bordo) mas quando vou atestar, calculo médias de 4.7.
sm

Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh
Enviado: 28 mai 2015, 09:54
por jfr2006
Essiemme Escreveu:Huuummm... computadores de bordo que calculam médias de consumo, são como o do Leaf que estima sempre muito à partida.
O meu Punto é outro exemplo, consigo fazer médias de 3.8L (medidos no computador de bordo) mas quando vou atestar, calculo médias de 4.7.
sm

O computador de bordo do 3G tem um erro de 0,2 a 0,3l
Já o meu 2G tem um erro na casa dos 0,1l... e o Altea tem um erro na casa dos 0,6l

Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh
Enviado: 28 mai 2015, 10:55
por mjr
É possivel que no Model year 2016 sejam introduzidas as células de nova geração, o que permite ter um ano de dados reais antes de lançar o Leaf 2. Deste modo é de esperar que os packs de 30kW.h mantenham a configuração atual e sejam os packs de 24kW.h a ter menos células. Isto para que não hajam duas produções paralelas de células, o que não faz muito sentido. Não estou a ver a tensão a subir dos 400V, nenhuma marca o faz, nem mesmo a Tesla que puxa muitas centenas de Amperes do pack e seria quem iria beneficiar mais de um aumento da tensão.
Se assim for pode ser boa notícia para quem quiser mudar de pack. O facto de as marcas serem obrigadas a ter peças por um período de tempo alargado e as baterias serem um bem perecível, significa que os packs de substituição terão de usar as químicas que nesse momento estão em produção. Começo a achar que pode ser possível o pack de 30kW.h ficar disponível para todos os LEAFs...
Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh
Enviado: 28 mai 2015, 12:08
por BECOOL
Também há a remota hipótese que o pack de 30 KWh e de 24 KWh sejam iguais, sendo o último limitado por software. Como a Tesla fez com o extinto Model S 40 ou a Mercedes com o Classe B eléctrico.
Agora que a aliança Renault-Nissan aumentou a autonomia dos seus carros eléctricos, vai ser interessante ver quem se segue. Mitsubishi, Volkwagen ou BMW. E se limitam a igualar a autonomia ou se propõem ultrapassa-la.
Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh
Enviado: 28 mai 2015, 12:44
por Orlando
rdias Escreveu:Os tesla model S40.... Foram muito poucos.... Pelo que não fazia sentido fazer outro pack.... No caso da Nissan com produção de milhares de automóveis..... Terá de ter dois packs...
Não era esse pack que era igual ao do S60?
Alguem faz ideia se o pack de 30 é NETO ou só dá para usar 27kw?
Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh
Enviado: 28 mai 2015, 13:15
por BECOOL
Sim, o pack do Tesla Model S 40 e do S 60 eram iguais. O S 40 estava limitado por software.
Actualmente o Leaf tem a bateria de 24 KWh, destes 21 KWh são utilizáveis. Mantendo a mesma margem de uso, a nova bateria de 30 KWh deverá ter 26 KWh utilizáveis. Tendo em conta que o novo Zoe R240 tem uma bateria com 23,3 KWh utilizáveis, o Leaf finalmente deverá ter mais autonomia que o Zoe.
Interessante também será saber a confiança que a Nissan tem nesta nova bateria. Vamos ver se a garantia da mesma se mantém igual ou melhora.
Quem já tem um Leaf não se deve preocupar muito, pois mesmo que a Nissan desperdice a oportunidade de vender baterias novas a clientes antigos, deverá aparecer quem o faça.
Se houve empresas a especializarem-se em converterem carros a combustão em eléctricos, que é um procedimento complexo e custoso, mais facilmente aparecem umas dedicadas a fazer o trabalho mais simples de mudar a bateria num carro que já é eléctrico. Basta mudar as células mantendo a tensão da bateria. É uma questão de tempo para acontecer.
Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh
Enviado: 28 mai 2015, 19:13
por Orlando
Dados das vendas de VE por país, europa e mundo (abril 2015).
http://www.movilidadelectrica.com/image ... IL2015.pdf
De realçar que quase todas as marcas venderam menos em março.
No mundo Leaf continua a ser o mais vendido, nos USA foi ultrapassado pelo Model S, na Europa foi ultrapassado pelo e-golf(ver mercado norueguês onde tem um sucesso fulgurante desde que chegou ao mercado) e pelo ZOE (dopado pela camapnah muito inteligente de 99euros da Reanult).
Se tiverem curiosidade, vejam como o Model S evolui em certos mercados...e onde o Leaf nem sequer se vê (holanda). A kia continua tímida...pessoalmente pensei que a capacidade de bateria ajudasse...mas parece que o nome da marca não ajuda. Gostei de ver que o e-golf vende bem, mas em mercados muito sui generis.
Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh
Enviado: 28 mai 2015, 21:38
por alexmol
BECOOL Escreveu:Se houve empresas a especializarem-se em converterem carros a combustão em eléctricos, que é um procedimento complexo e custoso, mais facilmente aparecem umas dedicadas a fazer o trabalho mais simples de mudar a bateria num carro que já é eléctrico. Basta mudar as células mantendo a tensão da bateria. É uma questão de tempo para acontecer.
Embora converter um carro a combustão para eléctrico seja complexo e custoso mesmo assim acho que é mais fácil do que
crackar os protocolos de comunicação utilizados entre os VE's e as respectivas baterias. Construir uma bateria, com a tensão e capacidade necessárias é relativamente fácil, mas fazer com o que carro reconheça a bateria e a use de forma plena é que só está ao alcance de poucos.
Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh
Enviado: 28 mai 2015, 21:59
por marcopns
Esse trabalho foi feito nas Vectrix com alguma frequência. Trocam apenas as células por novas com a mesma tensão, tudo o resto se mantém, software, bms, etc. Como tal não era necessário alterar a programação da mota. O Jasmim cá do fórum tem uma Vectrix alterada.
O Leaf, até faz o calculo da capacidade das celulas. Será que se colocássemos células de 90ah em vez das de 66ah o carro iria reportar um SOH de 140%?
Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh
Enviado: 28 mai 2015, 22:49
por BECOOL
Alexmol se mantiveres a tensão não precisas de alterar nada na forma como o carro comunica/monitoriza a bateria.
Marcopns as células do mk2 tiveram um ligeiro aumento de capacidade em relação ao mk1. Em Leafs mk2 novos podemos ver o SOC a mais de 100%.
Aqui fica alguma informação da provável bateria de 30 KWh. É de 2012, tinha acabado de sair do laboratório
Código: Selecionar todos
http://www.nec.com/en/press/201210/global_20121009_02.html