rdias,
Sim, penso que o Model 3 poderá pesar conforme as versões entre os 1400 - 1600 kgs.
A questão não é só se o carro é construído em alumínio ou aço. A questão mais uma vez, anda à roda do pack de baterias também, porque é este componente que no final tem mais influência no peso total do carro.
Assumindo a teoria do pack do Model 3 que referi, espera-se portanto que seja composto por 8 módulos de 10 grupos de 36 células em serie ou 36P80S (ou então como eu preferia: 8 Módulos de 12 grupos de 30 células ou 30P96S de forma a manter a mesma tensão de pack de 403v). Isto assumindo novas células de maior densidade energética formato 20700, com 4.2V/5400mAh e 65g de peso.
De qualquer modo, em qualquer uma das configurações do pack o número total de células é de 2880 (vs as 7104 que o Model S possui actualmente).
Isto significa que o peso total das células no Model 3 anda à volta dos ~187 Kgs (no Model S, como comparação, o peso das células todas é de 376 Kgs com células 18650 que pesam ~53 gramas cada).
A juntar a isto é necessário adicionar também o peso do resto do pack: da estrutura, do “housing”, do sistema de refrigeração do pack etc.. No caso do Model S, este peso “extra” são cerca de mais 25% devido ao numero total de módulos e células existentes e à estrutura da refrigeração liquida (que é mais pesada), o que dá um peso total para o pack de baterias do Model S de cerca de 502 Kgs.
No caso do Model 3, como são menos baterias e módulos e o sistema de refrigeração a Ar é mais leve, este peso “extra” representa apenas mais 15% para o housing e estruturas, o que significa que o peso total do pack de baterias para o Model 3 deverá andar nos 220 Kgs (cerca de 56% mais leve que o S).
Portanto, se o Model S 85D pesa sem o pack de baterias apenas 1698 Kg (2200Kg total) e se o Model 3 é cerca de ~20% mais pequeno, podemos aproximar o peso do Model 3 na ordem dos 1578 Kgs para a versão dois motores. Valores de peso mais baixo consegue-se com apenas um motor, etc. tal como acontece actualmente com o Model S.
Há ainda a considerar que o Power train do Model 3 também será mais leve, que o interior por ser mais “minimalista” pesará menos, etc…
Por isso o intervalo entre os 1400 e os 1600 Kgs parece-me razoável para o peso das versões do Model 3. Acredito que não deverá ser muito complicado para a Tesla baixar o peso um pouco mais se for necessário.
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alexmol,
A questão de se fazer um Pack de “600Kms” não é nenhum desafio particularmente complicado neste momento para a Tesla. Um pack de 110kWh no Model S já faria isso. No Model 3, bastaria um pack de 85kWh também…
A questão é oferecer os 600 Kms a um preço realmente “razoável”

…mas já não se está assim tão longe disso como se pode pensar.
Se as teorias que estamos a discutir tiverem um mínimo de validade (e eu penso que há fortes bases para terem), a Tesla com a Gigafactory irá começar a produzir em 2017 módulos de baterias para o Model 3 a um preço incrivelmente baixo. Algo que os outros fabricantes não irão conseguir sequer chegar a meio caminho. E o melhor é que esta eficiência irá continuamente acelerar até a Gigafactory ficar 100% concluída em 2020 e chegar à sua máxima capacidade de produção. Nessa altura podemos estar a falar de ordens de grandeza de diferença em relação aos preços de hoje.
A Gigafactory poderá significar um Formula 1 numa pista onde todos os outros andam de Triciclo...tal poderá ser a dimensão desta disrupção.
E nem quero comentar o resultado e as consequências desta capacidade da Gigafactory e no que poderá fazer em novas versões dos Model S, do Y do 3 e dos seus produtos de energia.
Se há uma coisa que aprendi é que a Tesla é uma empresa que está permanentemente nos jornais, nos media e em todo o lado. Tem uma legião de fans enorme. Mas mesmo com isto tudo e com os holofotes permanentes é incrivelmente muito boa a esconder os seus segredos e o seu jogo.