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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Enviado: 14 mai 2015, 16:53
por mjr
É igual ao Leaf, exceto a parte de no Leaf ele permitir a descarga até aos 3V/célula nos mk1 e 2,8-2,9V/célula nos mk2.

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Enviado: 14 mai 2015, 19:00
por Filipe
VETL Escreveu:
alexmol Escreveu:9-Mai-2015

Primeira experiência, com a cara-metade, de ir jantar fora a Faro e deixar o carro a carregar num Mobi.E :D

O ponto mais próximo do restaurante estava morto :? Vá lá que há outro por perto.

A zona do ponto de carregamento estava cheia de "arrumadores" de carros e já estava com medo que o lugar estivesse ocupado. Mas não estava.

Ao estacionar começo a ouvir uma voz a dizer "não, aí não!", era o arrumador que pelos vistos já sabe que o lugar é só para eléctricos.

Quando saímos do carro estava ele a dizer "eu nunca pensei que este carro fosse eléctrico" :D É o efeito Fluence :D

Enquanto explicava o procedimento de passar o cartão e por o carro a carregar à minha cara-metade aproximou-se outro individuo com ar de poucas posses e perguntou "Olha lá, onde é que eu arranjo um cartão desses ?", ao que o arrumador respondeu "mas tu não tens carro eléctrico"... "mas tenho a mota" (devia uma daquelas scooters baratas).

"Expliquei" que se pedia na internet e mandavam para casa ao que ele respondeu "Mas será que ali no Jumbo não têm ?" 8-)

Voltei a explicar como se carrega no mobi.e, pusemos a carregar e mostrei que as fichas ficam trancadas, mesmo assim ela estava muito insegura com a cena, com medo que alguém faça estragos, tanto que deu uma moedinha ao arrumador e enquanto esperávamos pela comida foi à rua ver se estava tudo bem. :shock:

Como seria de esperar não aconteceu nada de mal.

Demos mais uma volta por Faro para ela saber onde ficam os mobi.e que dão mais jeito e confirmar que os que estavam com problemas da última vez... continuam com problemas. :( (actualizei estados no electromaps)
Ai andaste a mostrar e a explicar como tudo funciona, foi?
Já foste...
Vais ficar sem carro. Aponta ai.
:lol: :lol:
Alexandre, recomendo a instalação de uma câmara video, com transmissão em directo online. :roll:

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Enviado: 17 mai 2015, 23:51
por alexmol
mjr Escreveu:É igual ao Leaf, exceto a parte de no Leaf ele permitir a descarga até aos 3V/célula nos mk1 e 2,8-2,9V/célula nos mk2.
Como eu contei num post anterior já o levei aos 3.2V sem desligar totalmente, mas isso foi gastando 1kWh depois de chegar a 0% de SoC, parece que o 0% do Fluence está algo acima do 0% do Leaf daí o gráfico parecer cortado.

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Enviado: 18 mai 2015, 09:27
por mjr
E que SOC mostrou ele nessas condições? Negativo??

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Enviado: 18 mai 2015, 22:48
por alexmol
Mostrou zero, tanto no ponteiro do painel de instrumentos, como na aplicação web, como na leitura que faço do CAN-BUS.

Durante este período em que ainda saquei 1kWh da bateria após chegar a 0% a única coisa que vi descer no CAN-BUS foi mesmo a tensão do pack, a estimativa de energia restante na bateria chegou aos 0,1kWh nos 0% de SOC e assim ficou.

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Enviado: 18 mai 2015, 22:51
por alexmol
11-Mai-2015

Com temperaturas máximas a rondar os 30ºC a partir das 12h se colocar à carga vai arrancar a ventilação e arrefecimento da bateria.

Este arrefecimento e ventilação consome cerca de 600W e se arrancar durante a carga já não pára, apenas o fazendo quando se desliga a ficha.

Hoje chegou aos 100% de carga com a ventilação a funcionar e pude constatar o que acontece.

Quando o SoC chega aos 102% o carro deixa de pedir energia à EVSE e esta desliga o contactor, tal e qual como se não houvesse ventilação. Mas a ventilação continua a funcionar consumindo energia da bateria.

Quando o Soc baixa e chega aos 100% o carro volta a pedir energia à EVSE e carrega novamente até aos 102%, repetindo-se o ciclo.

Presumo que é nesta fase entre os 100 e os 102% de SoC que o BMS fará o balanceamento do pack pois é nesta altura que a potência consumida da rede começa a diminuir.

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Enviado: 19 mai 2015, 09:08
por mjr
E a ventilação é com ar frio (AC) ou ar à temperatura ambiente? Não vejo grande vantagem em estar a ventilar ar a 30ºC para o pack.

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Enviado: 19 mai 2015, 10:28
por mjr
Essas arcas frigoríficas têm arrefecimento ativo, seja por AC ou por um elemento de Peltier.

Se o Fluence arrefece o ar tem de ter um elemento ativo de transferência de calor, seja por AC ou por Peltier.

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Enviado: 20 mai 2015, 23:31
por alexmol
É um elemento de Peltier, é isso que gasta a maior parte dos 600w, suspeito que a ventoinha, pelo caudal de ar, gaste à volta de 200w.

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Enviado: 21 mai 2015, 10:59
por mjr
O problema dos elementos de Peltier é que são muito pouco eficientes. Se são gastos 400W no elemento de Peltier isso significa que a capacidade de arrefecimento não deve ultrapassar os 200W. É o suficiente para impedir que a carga aqueça a bateria, mas não mais.