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Re: Táxi elétrico no Porto
Enviado: 08 nov 2015, 18:51
por RJSC
O Fluence todos aqui vimos logo de início que era um tiro no pé...
Nem o carro suporta carga rápida nem há um carregador rápido acessível como no Porto.
rdias, para seres mesmo disruptivo está aqui a solução:
passas a ser condutor de um Model S para a uber.
Podes estar a carregar fora da praça da táxis porque te chamam pelo telemóvel e já não pagas alvarás e outros custos da treta...

Re: Táxi elétrico no Porto
Enviado: 08 nov 2015, 19:11
por santanamos
Isso até é pecado só de pensar, RJSC. Ninguém no seu perfeito juízo quer fazer vida a fugir à policia, finanças e justiça

Re: Táxi elétrico no Porto
Enviado: 08 nov 2015, 19:25
por RJSC
Estava a meter-me com voçes para verem que o dinheiro não é tudo.
Mas já antes de se imaginar coisas como a uber eu achava mal tanto custo artificial supérfluo nos taxis.
Re: Táxi elétrico no Porto
Enviado: 08 nov 2015, 19:57
por Orlando
Um dos Teslas de Paris faz no max 250kms por dia. Porto não é Lisboa, Lisboa não é Paris. E cada serviço é um serviço. Quem sabe do negócio, sabe do negócio.
Da próxima vez que estiverem com o do Porto, perguntem se é rentável, pode ser que as contas dele sejam diferentes.
Re: Táxi elétrico no Porto
Enviado: 08 nov 2015, 20:17
por mjr
Já agora, em Lisboa qual é o número de km anuais mínimo que não deixa o dono do táxi na miséria?
Re: Táxi elétrico no Porto
Enviado: 08 nov 2015, 20:36
por mjr
Não é off-topic pois penso ser importante perceber se um VE, particularmente um Leaf se adapta às necessidades de um táxi.
Re: Táxi elétrico no Porto
Enviado: 08 nov 2015, 20:54
por Orlando
rdias Escreveu:Orlando Escreveu:Um dos Teslas de Paris faz no max 250kms por dia. Porto não é Lisboa, Lisboa não é Paris. E cada serviço é um serviço. Quem sabe do negócio, sabe do negócio.
Da próxima vez que estiverem com o do Porto, perguntem se é rentável, pode ser que as contas dele sejam diferentes.
Um táxi em Paris factura por dia três vezes mais que um de Lisboa. Kms,não sei, mas é possível . Portugal tem dos ttáxis mais baratos da Europa.
A rentabilidade de um táxi é relativa pois o taxista do Porto pode ter outras coisas , como por exemplo ser reformado e no fundo ser um complemento.
Eu conheço um taxista em lLisboa que trabalha por mês até obter um determinado montante. Após atingir esse montante vai para a terra. Geralmente trabalha só os primeiros 20 a 23 dias do mês. Ele só quer pagar despesas e tirar um pouco complemento de reforma.
Agora regra geral, os 40.000 kms , não chega .
Grande off topic que aqui vai

Esqueci de referir que é aquele taxista que trabalha só para colarinhos brancos. Paga (acho) cerca de 5000euros à companhia e diz que mesmo assim vale a pena. Como disse, Lisboa não é Paris.
Re: Táxi elétrico no Porto
Enviado: 08 nov 2015, 22:16
por santanamos
mjr Escreveu:Não é off-topic pois penso ser importante perceber se um VE, particularmente um Leaf se adapta às necessidades de um táxi.
Eu costumo dizer que "não podemos controlar a receita mas podemos controlar as despesas".
Se um VE se adapta ás necessidades de um taxi, claro que sim se não tiver que prescindir da receita. Cada caso é um caso. Se perder um serviço bom por ano devido à autonomia ser mais reduzida não faz mossa nenhuma, compensa nos outros serviços mais pequenos o facto de ser um VE.. se for um taxi com uma carteira de clientes muito especial (que faça emodialises, contratos, serviços de espera tipo casamentos,etc) esses estão safos; se andar na praça tem que andar mais. É realmente necessário uma destruição de PCRs e autonomia para os dias "melhores".
Re: Táxi elétrico no Porto
Enviado: 09 nov 2015, 09:10
por marcopns
O taxi espanhol estava assim em Setembro:

Re: Táxi elétrico no Porto
Enviado: 09 nov 2015, 11:13
por beme83
rdias Escreveu:santanamos Escreveu:mjr Escreveu:Não é off-topic pois penso ser importante perceber se um VE, particularmente um Leaf se adapta às necessidades de um táxi.
Eu costumo dizer que "não podemos controlar a receita mas podemos controlar as despesas".
Se um VE se adapta ás necessidades de um taxi, claro que sim se não tiver que prescindir da receita. Cada caso é um caso. Se perder um serviço bom por ano devido à autonomia ser mais reduzida não faz mossa nenhuma, compensa nos outros serviços mais pequenos o facto de ser um VE.. se for um taxi com uma carteira de clientes muito especial (que faça emodialises, contratos, serviços de espera tipo casamentos,etc) esses estão safos; se andar na praça tem que andar mais. É realmente necessário uma destruição de PCRs e autonomia para os dias "melhores".
Eu acredito que um VE com carregamento rápido se adapta às necessidades de um Táxi. Aliás eu acredito piamente que o VE vai salvar o sector do Táxi. Um leaf mkII pode servir perfeitamente para táxi com PCR´s na área de trabalho . Quanto aos kms é muito relativo, pois depende de muitas variáveis, mas 40000 kms é muito curto se quiseres ter um ordenado mínimo decente e se tivermos em conta todos os investimentos e custos associados.
Do que conheço do Porto, talvez com um minimo de 50.000 kms anuais, trabalhando sozinho, seja possível.
O colega do Porto deve ter pago a pronto o Leaf e não tem em conta esse investimento, pois não entra como custo directo mensal. Se estivesse a pagar mensalmente uma prestação sobre a viatura, estaria em maus lençóis.
Mas acredito que os VE vão salvar sector do táxi.
No meu caso, com 320 kms reais ( mínimo ) deixo de estar dependente da rede pública de carregamento ( disponibilidade e preço ) e posso ter degradação durante uns anitos valentes sem ter de mudar packs e provavelmente nunca irei recusar um serviço

Caro Rdias o taxista em questão está a pagar o taxi mensalmente. O valor da prestação é inferior ao que pagava em Combustível no anterior cenário (CI). Sei que é taxista mas deve estar com um pequeno problema na forma que está a efetuar o seu pensamento em termos contabilisticos. Se pensarmos em 40000 ano com 10% de viagem não pagas dá aproximadamente 4000km/ano sobrando 36000 km pagos.
Face a um CI o VE tem um custo de operação mais baixo pois:
Neste caso o custo energia é quase 0 e carregando em casa tem majoração de custo para 120% - Se tiver domicilio como sede social pode deduzir a eletricidade e com 40000km com um veiculo que gastava uma média de 10l dá por ano SEM IVA (4200 euros para combustivel)
Custo de manutenção e de desgaste (pneus) mais reduzido
Ou seja, por baixo, terá um custo inferior face a um CI no minimo de 5000 euros ano. Se o VE sem IVA custar 25000€ em 5 anos tem um carro de graça.
A questão do IVA mencionada atrás não conta pois IVA quem paga é o Cliente o taxista/empresa apenas é fiel depositário do mesmo. COmo empresário se não o tiver de comprar matérias melhor. Como alguém disse ganha-se dinheiro é nas compras pois a vender toda a gente tem um preço definido, no vosso caso a bandeirada.
Att