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Re: Postos de carregamento - Évora

Enviado: 25 nov 2015, 17:24
por Fil
mrobarros Escreveu:Boas,
Adquiri na passada semana um Peugeot ION para fazer um percurso diário entre Vila Viçosa (onde moro) e Évora (onde trabalho). Portanto como podem ver sou muito novo nestas andanças. Entretanto comprei um cabo Mennekes para poder carregar nos postos da MOBI.E. Na semana passada fiz sempre o percurso Vila Viçosa Évora (55 Km) carreguei em Évora e ao fim do dia regressava a casa sem qualquer tipo de problema.
No entanto, esta semana o posto do MOBI.E começou (na segunda feira) a enviar-me a meio da manhã aquela mensagem que todos vocês conhecem "Detectámos que o seu carregamento em curso na rede MOBI.E foi interrompido, provavelmente indicando bateria cheia.", obviamente que a bateria não estava cheia e eu limitei-me a desligar o cabo (com todos os preceitos) e fazer novo login para carregar o resto da bateria.
Mas hoje foi demais, no máximo de 10 em 10 minutos enviou-me a dita mensagem e, claro, eu tinha de me deslocar ao posto para fazer esta "operação"... Bem, levei a manhã nisto. Até que às tantas resolvi dar uma volta pelos vários postos existentes em Évora, concluindo que dos 9, apenas 4 estão a funcionar, mas adiante.
Finalmente liguei o VE num outro posto de abastecimento e aí durou cerca de 20 minutos mas lá acabou por enviar a dita msg!
Não sei o que fazer é que dependo mesmo destas estruturas para usar o carro. Já liguei para a MOBI.E, enviei 3 e-mails e só o que fazem é "dar música".

Isto já aconteceu a algum de vocês? quais as causas? a MOBI-E fez alguma coisa?

Preciso de Ajuda...
Olá!
Antes de mais parabéns pelo novo veículo. Depois aconselho-o a testar os postos todos para verificar quais estão a 100%, e colocar essa indicação no site electromaps, ou através da aplicação do mesmo. Será muito útil para si e para os outros utilizadores.

Relativamente à mobi.e, o que pode fazer é ligar sempre que detectar um posto com avaria. Posso-lhe dizer que já liguei centenas de vezes, há postos que não são arranjados à mais de 2 anos, apesar de ligar para lá, e há outros que são arranjados numa semana. Aconselho-o a enviar um mail para a câmara de Évora a relatar a situação, pode ser que ajudem em algo. Em caso de aperto, pode tentar falar com os bombeiros locais para ver se o ajudam, quem sabe, com um donativo interessante para ambas as partes, poderá lá carregar todos os dias. Parques de campismo, centros comerciais, também podem ser alternativas.

Espero ter ajudado.

Re: Postos de carregamento - Évora

Enviado: 25 nov 2015, 17:39
por Fil
E testou ambas as tomadas de todos os postos? Ou só tem um tipo de cabo? É essencial ter ambos os cabos.

Re: Postos de carregamento - Évora

Enviado: 25 nov 2015, 21:13
por FullElectric
Fil Escreveu:E testou ambas as tomadas de todos os postos? Ou só tem um tipo de cabo? É essencial ter ambos os cabos.
Esta situação acontece em ambas as tomadas e não tem nada a ver com o tipo de cabo.
Quer o Peugeot Ion quer os irmãoes gémeos têm esse problema ao carregar nos postos Efacec.
Não se trata de nenhum problema do carro, o posto é que aborta a sessão quando o carro está a fazer balanceamento da bateria. Na maior parte das vezes este balanceamento acontece aos 30-40% de SOC mas dependendo do estado da bateria pode acontecer em qualquer fase do carregamento e até mais que uma vez por carga.

Re: Postos de carregamento - Évora

Enviado: 25 nov 2015, 22:10
por Fil
Não estava a associar ao problema já aqui falado. Sendo assim, o posto está bom.

Re: Postos de carregamento - Évora

Enviado: 26 nov 2015, 10:38
por rnlcarlov
No meu C-zero a interrupção (quando ocorre) é aos 70% de SOC. Nunca me aconteceu a outros SOCs, mas sei que pode acontecer. Agora parar de 10 em 10 minutos não é comum. Isso cheira-me mais a problema do posto.
Já me aconteceu aqui num Mobi.E ao pé de mim, ao carregar numa Mennekes. Ao fim de 5 minutos o carregamento parava. Segundo me disseram, isso pode significar alguma falha no sensor de corrente do posto. Uma semana ou duas depois, essa tomada Mennekes estava indisponível, o que reforçou as minhas suspeitas.

Re: Postos de carregamento - Évora

Enviado: 26 nov 2015, 10:45
por mrobarros
Obrigado a todos pelos conselhos e exemplos.
Hoje já está a carregar desde as 08:50 e ainda não interrompeu.
Ele há coisascoisas... ;)

Re: Postos de carregamento - Évora

Enviado: 07 dez 2015, 14:04
por rnlcarlov
Ok, hoje aconteceu-me uma experiência semelhante ao mrobarros, a que eu chamei loop da morte [do carregamento]. Após chegar aos 29.5-30%, o carregamento parava, e a partir daí parava em menos de 10 minutos.
Percebi que foi a primeira vez que carreguei num posto da efacec estando o carro abaixo dos 30% (fui a setúbal no Domingo e tinha 17%SOC).
O carro carregou 40min sem problema, até chegar às 4 barras (30%SOC). Aí parou e recebi o mail. "Tudo bem", pensei eu. Já sabia que isto podia acontecer. A parte chata é que os Mobie mais perto do IST em Lisboa estão OFF, pelo que tenho posto o carro a 650 metros do IST.
Fui lá, pus o carro a carregar e quando voltei ao IST tinha um mail no meu PC a dizer que o carregamento tinha terminado outra vez :evil:

Voltei para lá, reiniciei o carregamento e desta vez fiquei no carro. 6 minutos e pimba, carga parada. Repeti o processo umas duas vezes e nada. Mudei da Mennekes para a CEE para ver se era do posto, mas por mais duas vezes aconteceu o mesmo. Os 6 minutos eram fatais. Mas fui olhando para a coluna do posto e vi que nesses 6 minutos tinha consumido apenas 0,04-0,06 kW. Achei estranho, pois a 3kW em 6 minutos deveria ter carregado muito mais. Meti-me no carro e fui até ao IST buscar o meu tablet e voltei para o Mobie. Desta vez, com o Canion ligado, vejo o carro carregar bem até aos 29.5% e depois o carro pára de meter energia e começar a gastar 0.4-0.5kW tipo isto:

[img]http://i.imgur.com/MxEZgVS.png[/img]

Ao fim de 5 minutos neste processo (na dashboard permanece ligada o ícone do carregamento) o posto corta o fornecimento de energia por não detectar corrente a ser puxada. Reinicio o processo e durante 1 minuto o carro carregar coisa de 40Wh, após os quais entra novamente na fase de equilíbrio, gastando cerca de 40Wh durante os 5 minutos que o posto lhe dá até cortar novamente o fornecimento.
Foi aí que percebi que estava metido num loop em que o carro gastava o que tinha carregado em cada iteração e que por isso por mais vezes que reiniciasse não conseguia sair dali.

Como saí do loop da morte?

Estive atento ao Canion para ver o momento ao fim do qual o carro desliga o carregamento e nessa altura abortei manualmente a carregamento no posto, impedindo que o carro descarregasse aqueles 5 minutos. Quando reiniciei a carga o carro já não parou e ainda agora está a comer electões.

Apesar de o carro me ter parado muitas vezes aos 70% (diria que 9 em cada 10 vezes faz isso), a esse SOC nunca observei este loop. Seria interessante saber a que SOC o mrobarros teve este problema. Se foi também perto dos 30%, então já visto que o loop da morte está restrito ao SOC baixos.

Re: Postos de carregamento - Évora

Enviado: 07 dez 2015, 15:29
por zeuz
mrobarros Escreveu:Preciso de Ajuda...
Aqui tens:
pnunes Escreveu: Já agora aproveito para dizer que o problema do carregamento do carro do homem , pode ter a ver com autorizações para carregamento num determinado posto e naquela conta associada estejam limitadas a x tempo... Como a rede ainda anda á deriva não é a primeira vez que acontece...
in Zero emission_LEAF


P.S.: Além da ajuda, poderá ser comprador do OBDII que não funciona no teu carro... ;)

Re: Postos de carregamento - Évora

Enviado: 10 dez 2015, 13:32
por alexmol
rnlcarlov Escreveu:Ao fim de 5 minutos neste processo (na dashboard permanece ligada o ícone do carregamento) o posto corta o fornecimento de energia por não detectar corrente a ser puxada. Reinicio o processo e durante 1 minuto o carro carregar coisa de 40Wh, após os quais entra novamente na fase de equilíbrio, gastando cerca de 40Wh durante os 5 minutos que o posto lhe dá até cortar novamente o fornecimento.
A norma não menciona em lado nenhum que o EV é obrigado a puxar corrente, o EV apenas tem que respeitar o limite máximo de corrente que o posto anuncia.

Tratou-se por isso de uma decisão do fabricante. Provavelmente o posto terá um temporizador que é actuado quando a corrente se encontra abaixo de um determinado valor, expirando o temporizador o posto aborta a carga.

Já tentou medir em casa a duração dessa fase de balanceamento?

Re: Postos de carregamento - Évora

Enviado: 10 dez 2015, 14:47
por rnlcarlov
Não, nunca experimentei. Só carreguei em casa uma única vez, mal o carro chegou. De resto tem sido sempre mobie :roll:

O problema do desligar é mesmo da marca dos postos. Os efacec têm o tal tempo limite de 5 minutos, ao fim dos quais desligam se não for puxada carga (passa a luz de azul para vermelho). Nos Magnum cap isso já não acontece, segundo o Malm. Não sei quanto tempo o carro demora a balancear, mas é definitivamente superior a 5 minutos.
Quando faz um balanceamento aos 70%, basta reiniciar a carga normalmente que ele não volta a rebalancear. Ainda hoje fiz isso e não houve problema. Os 30% é que são tramados.