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Re: ID 3 (1st)

Enviado: 12 out 2020, 23:42
por pbaptista
Arad79 Escreveu: 12 out 2020, 22:56
O argumento técnico é evidente. O travão de disco é mais eficiente e de mais fácil manutenção. O travão de tambor é mais barato.
É o que tu dizes, sem contexto. A prata também é melhor condutor de electricidade que o cobre, no entanto o que tens em casa são fios de cobre e não de prata.
Eu quero é ler uma opinião de um perito sobre o tema, dentro do contexto.

Edit: Penso que é unânime que os travões de disco são mais eficientes do que os de tambor, a questão é se a utilização de travões de tambor no contexto em causa são uma má solução para a segurança do veiculo e até agora ainda não consegui encontrar uma opinião de um perito sobre o tema a afirmar e justificar que essa opção é má do ponto de vista da segurança do veiculo (ID3).
Se encontrares agradeço que partilhes.

Re: ID 3 (1st)

Enviado: 13 out 2020, 07:54
por Arad79
Então talvez seja melhor procurar onde disse que tecnicamente, neste contexto, o travão de tambor é uma má solução.

Evidentemente, é mais barato e é unânime que é menos eficiente que o travão de disco. É uma situação empregue em muitos carros de segmentos inferiores, muito mais baratos e muito mais leves.

Se é uma má solução, terá de procurar melhor o autor dessa afirmação.

Re: ID 3 (1st)

Enviado: 13 out 2020, 09:07
por mafgod
Bem.... sobre a questão dos travões serem de tambor e não de disco....

A questão da poupança faz lembrar aquela história de que as companhias de aviação se deixassem de oferecer uma azeitona ou lá o que era, iria ter poupanças de milhares num ano.
Ou então, andamos a por as máquinas de lavar em vazio para poupar uns cêntimos e depois compramos detergente para a dita que é o dobro ou triplo do consumo de energia da dita, mesmo em horário não vazio.
Poupa-se num lado e gasta-se noutro.

Esteticamente, e são gostos pessoais, travões de disco são mais bonitos e dão um ar mais elegante e contemporâneo ao carro.
Se são mais eficazes ou não, isso não interessa para 99,9% de quem compra um carro.

A meu ver, a opção da VW por discos de tambor para o ID3, não será quase de certeza uma questão de poupança, quer na construção como na manutenção! Isso representaria quanto mais cêntimos/euro por carro?!?
Bastará um comprador não gostar de ver os tambores e não comprar um ID3 e lá vai a poupança de vários carros construídos!

Naqueles programas que se vem o restauro de carros (ICE pois claro), em praticamente todos eles, substituem os travões de tambor por uns de disco! Mesmo os mais clássicos, razão principal, segurança e o efeito estético.

Hoje falamos nos travões de tambor, há uns tempos atrás falávamos dos tampões da Tesla que tapam as jantes para diminuir os consumos, ou as jantes do Leaf, com uma parte negra para disfarçar uma maior parte coberta, ou as frentes de praticamente os VEs que não tem a grelha tradicional para refrigeração. Há quem goste, quem não goste e que é indiferente.
Hoje estranha-se, amanhã entranha-se :-)
É como os VEs :-)

Já agora há actualmente ICEs VW com travões de tambor? Quais?

Re: ID 3 (1st)

Enviado: 13 out 2020, 09:22
por frankesousa
Podemos deixar as explicações cientificas para os especialistas, mas a experiência de cada um aqui conta, e a minha diz-me "travões de tambor não obrigado" :!:

Vários carros que tive com essa "tecnologia" tiveram sempre travagens muito irregulares, rodas traseiras a derrapar sem eu mandar, portanto perigoso mesmo.
Sim, não tinham ABS ainda (quer dizer, o citroen C3 acho que tinha, mas era um perigo sobre rodas aquela lata).

Resumindo, na minha lista de itens de segurança obrigatórios em carros está "discos nas 4 rodas, quanto maiores melhor".
(também constava luzes de xenon/LED e comprei o leaf 30 com umas luzes incandescentes piores que a minha bicicleta, mas lá está, temos de fazer Cedência nalguns pontos por algo de interessa maior, no caso um VE)

Isto tudo é verdade, mas em principio se tivesse comprador de um VE com +- 40mil€ na carteira para gastar vinha um ID3 de certeza, é sem margem de duvida o melhor VE do mercado (a seguir aos Teslas claro, mas isso é outra liga).

Re: ID 3 (1st)

Enviado: 13 out 2020, 16:16
por pbaptista
Em relação aos interiores, a versão de 77kw vem com imitação de pele, sem aquele tecido "manhoso".

Re: ID 3 (1st)

Enviado: 13 out 2020, 16:32
por BrunoAlves
E travões à parte, mas ainda relacionado com travagens, um vídeo feito em Portugal (mas não em Português) que mostra uma característica que ainda não tinha visto em nenhum review: o id3 tem uma espécie de regeneração inteligente em que faz "coasting" mas, se detectar carro à frente, placas de redução de velocidade ou cruzamentos ou rotundas, activa a regeneração de forma progressiva para a velocidade ideal para a situação.
Muito interessante.
https://www.youtube.com/watch?v=a9w22O0Rvgk

Já agora, este youtuber parece viver em Portugal e tem mais alguns vídeos já feitos com o seu id3. Em particular uma viagem para o Algarve onde a esposa não se cansa de repetir quanto preferia o Captur que tinham em relação ao novo id3 :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Re: ID 3 (1st)

Enviado: 13 out 2020, 16:37
por ruramos
BrunoAlves Escreveu: 13 out 2020, 16:32 E travões à parte, mas ainda relacionado com travagens, um vídeo feito em Portugal (mas não em Português) que mostra uma característica que ainda não tinha visto em nenhum review: o id3 tem uma espécie de regeneração inteligente em que faz "coasting" mas, se detectar carro à frente, placas de redução de velocidade ou cruzamentos ou rotundas, activa a regeneração de forma progressiva para a velocidade ideal para a situação.
Muito interessante.
https://www.youtube.com/watch?v=a9w22O0Rvgk

Já agora, este youtuber parece viver em Portugal e tem mais alguns vídeos já feitos com o seu id3. Em particular uma viagem para o Algarve onde a esposa não se cansa de repetir quanto preferia o Captur que tinham em relação ao novo id3 :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Bruno acho que isso é +- igual ao que o kia e-niro tem e acho que o hyundai kauai também, com as patilhas podes colocar a regeneração em automático, e ele controla consoante o carro da frente(usa o radar), se bem que do id.3 consegue também ler os sinais.

Sobre o tema dos travões, mais uma acha para a fogueira, este fez uma percurso em modo desportivo mesmo no limite,

https://www.youtube.com/watch?v=h_jFjbbBXLM

Re: ID 3 (1st)

Enviado: 13 out 2020, 17:52
por OCasal
É o que faz tanto peso em apenas 2 discos! Aquecimento prematuro do sistema de travagem, mas está tudo bem, porque as baterias estão fresquinhas! :clap:

Re: ID 3 (1st)

Enviado: 13 out 2020, 18:54
por pbaptista
OCasal Escreveu: 13 out 2020, 17:52 É o que faz tanto peso em apenas 2 discos! Aquecimento prematuro do sistema de travagem, mas está tudo bem, porque as baterias estão fresquinhas! :clap:
Duvido que haja muitas pessoas a fazer esse tipo de condução... mas se queres falar de fogo, os Teslas também se incendeiam sozinhos...
Why are Teslas catching fire? It’s a question we’ve asked Tesla repeatedly only to be met with the same answer: We’re looking into it, and by the way, gas cars catch fire too. Then, silence.

https://www.thedrive.com/news/28420/par ... l-in-sight
De qualquer forma, está por provar que o incendiar das pastilhas se deve ao facto de ter tambor atrás.

Re: ID 3 (1st)

Enviado: 13 out 2020, 19:27
por Nonnus
Prematuro = antes do tempo.

Qual a temperatura de ignição das pastilhas do id3? Se foi prematuro foi antes de atingir essa temperatura, certo?

Eu no vídeo não consegui perceber quanto tempo o carro andou no limite, nem ouvi nada sobre temperatura. Mas holandês não é a minha praia.